Cosems-RN entrega propostas à equipe de transição da governadora eleita Fátima Bezerra  


Um dos momentos mais importantes durante o XIV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte, evento promovido entre os dias 20 e 22 de novembro, no Hotel Vila do Mar, em Natal, pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) em parceria Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde (MS); foi a entrega da Carta de Natal 2018 [CONFIRA AQUI], nesta quinta, a Cipriano Maia, coordenador-geral do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NESC/UFRN) e representante da equipe de transição da governadora eleita, Fátima Bezerra (PT), na área da saúde.

De acordo com a presidente do Cosems-RN, Debora Costa dos Santos, secretária municipal de saúde de São José do Seridó, a diretoria do Conselho espera que o documento seja utilizado como base para compor o plano de gestão para o próximo governo estadual. “O documento consta os principais pontos que atualmente são os gargalos do SUS [Sistema Único de Saúde] em nosso Estado, gargalos esses que atingem diretamente nossos municípios e nossa população”.

O XIV Congresso teve como tema central “30 anos de SUS: Recortes Históricos e Perspectiva de novos Horizontes”. O público-alvo do encontro foram os secretários municipais de saúde do Estado. O evento teve o objetivo de proporcionar aos gestores municipais a oportunidade de discussões; ajudando na tomada de decisões da gestão do SUS e fortalecendo políticas públicas que viabilizem estruturas organizacionais resolutivas.