# Em Brasília

A senadora Fátima Bezerra (PT) se reunirá nesta terça-feira (4) em Brasília, com os demais governadores eleitos do Norte e Nordeste para acompanhar no Congresso Nacional a votação de matérias importantes para os estados. Também terá audiência no Supremo Tribunal Federal (STF).

Um dos projetos na Câmara Federal é o PLP 459, que trata da Securitização da Dívida Ativa, estabelecendo uma forma moderna de combater a sonegação e gerando receitas para o déficit da Previdência e investimentos. Outro é o PLP 10.985, que trata da regulação da cessão onerosa de Gás e Petróleo. Neste caso, o objetivo é manter a regra de partilha entre União, Estados e Municípios das receitas com royalties e Fundo Social.

# Enquanto isso…

A diplomação só ocorre no dia 19. Até lá, os eleitos estão na expectativa. Uns estão tranquilos. Outros, que aguardam decisões judiciais sobre suas contas de campanha, como Natália Bonavides (PT), ou sobre a validação do votos de Kerinho, a exemplo do deputado estadual Fernando Mineiro(PT), permanecem na tensão. Podem assumir ou não.

# Aguardando 2019…

Geralmente, os cargos federais no Estado são loteados entre os deputados federais e senadores que apoiam o Governo. No RN, a CBTU é indicação de Fábio Faria (PSD); a Codern, de Walter Alves (MDB); o Ibama, de Rogério Marinho (PSDB); a Funasa, de Beto Rosado; Felipe Maia (DEM) tem cargos na Educação; e assim sucessivamente. Será que o PSL ficará com todas as indicações? Vai sobrar pretendentes…

# Tensão

A governadora eleita Fátima Bezerra (PT) ainda nem assumiu a gestão e o PT já diverge sobre as medidas a serem adotadas para a recuperação fiscal. O aumento da contribuição previdenciária dos servidores é defendido por um e rechaçado por outros. Antes de chegar à Assembleia, o ajuste fiscal de Fátima passará por um duro debate interno. O momento é de tensão.