Voando alto por meio de uma ideia inovadora. Foi assim que a equipe Flyby Ufersa obteve a aprovação para a segunda etapa da competição internacional Fly Your Ideas 2019 da Airbus. Na primeira etapa, 270 equipes de todo o mundo competiram, sendo a equipe da Ufersa a única representante brasileira selecionada para concorrer na segunda fase, na qual apenas 51 equipes foram escolhidas pela empresa francesa.

O projeto da equipe da Universidade concorre na categoria Cibersegurança e trata de um mecanismo de monitoramento de passageiros no aeroporto. A equipe é composta pelos estudantes de Engenharia Mecânica do campus sede, David Emerson da Silva Oliveira e Volney de Brito Torres, e de Engenharia Elétrica do campus sede Lêdson Led Freitas da Silva e Engenharia Elétrica do campus Caraúbas, Gleidson Leite da Silva, sob orientação do professor do curso de Engenharia Elétrica da Ufersa em Mossoró, Idalmir de Souza Queiroz Júnior, que atua como mentor acadêmico dos discentes. A competição Fly Your Ideas é realizada desde 2008 com o intuito de desafiar estudantes do nível superior a transformar o mundo da aviação com ideias inovadoras.

Segundo a Airbus, seus especialistas analisaram 270 ideias inovadoras. Ao todo, 941 estudantes participaram da primeira etapa, representando 72 países e 284 universidades. Os estudantes foram convidados a inovar em seis áreas principais, abrangendo Eletrificação, Serviços de Dados, Cibersegurança, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Realidade Mista. Na segunda rodada da competição, as equipes trabalharão em colaboração com seus mentores e com os mentores da Airbus para desenvolver suas ideias e destravar todo o potencial da equipe.

O resultado da segunda etapa da competição será divulgado em abril de 2019. Das 51 equipes selecionadas, seis irão avançar para a etapa final que vai acontecer em Toulouse, na França, na qual os estudantes terão a oportunidade de apresentar suas ideias a um júri de especialistas do setor aeroespacial. A equipe vencedora da competição receberá um prêmio de 25 mil euros. A competição conta com uma premiação total no valor de 45 mil euros.