Começam nesta quarta-feira (30) as matrículas para seus novos alunos das instituições federais e estaduais que disponibilizaram vagas para seus cursos de nível superior no Sisu 2019. No Rio Grande do Norte, mais de 13 mil vagas foram disponibilizadas neste ano no Rio Grande do Norte, em seleção que os candidatos usaram as notas do Enem 2018.
Veja abaixo informações sobre as matrículas em cada uma das instituições:

UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inicia nesta quarta-feira, 29, o cadastramento e matrícula dos convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os aprovados nos campi de Natal e Macaíba serão cadastrados nos dias 30, 31, 1º e 4 de fevereiro, na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) do campus central, em Natal. Para os demais campi, o cadastramento ocorre nos dias 30, 31 e 1º no Centro Regional de Ensino Superior (CERES) de Caicó e entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro nos campi de Currais Novos e Santa Cruz, que recebem os aprovados nos respectivos locais.

O atendimento aos candidatos acontece das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, com divisão por datas e turnos específicos para cada curso da UFRN. Devem comparecer tanto os aprovados para o primeiro quanto para o segundo semestre, que podem realizar o cadastramento por procuração pública com firma reconhecida em cartório. A pró-reitora de Graduação da UFRN, Maria das Vitórias Vieira Almeida de Sá, ressalta a importância de consultar o edital para conferir os dias de atendimento e os documentos requeridos para verificação de conformidade com as exigências para ingresso na instituição.

O cadastramento deste ano também terá bancas de validação dos candidatos classificados para as vagas reservadas às pessoas com deficiência, incluídas no Sisu pelo segundo ano consecutivo. Na UFRN, os aprovados nesse grupo deverão apresentar os termos, exames e laudos comprobatórios para análise da banca, formada por 15 profissionais das áreas educacional, psicossocial e de saúde, que emitirá um parecer final relativo à deficiência alegada. Caso o cadastramento seja realizado por meio de procurador, o candidato deverá submeter-se à avaliação da banca em data agendada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Os documentos necessários, horários de cadastramento e outras informações estão disponíveis em edital, que pode ser acessado no endereço  www.sisu.ufrn.br.

Lista de espera

A UFRN oferece 6.933 vagas para ingresso por meio do Sisu, sendo 4.649 para o primeiro semestre e 2.284 para o 2º semestre, distribuídas entre os 107 cursos ofertados pela instituição. Os candidatos que não foram convocados têm até o dia 4 de fevereiro para manifestar no site www.sisu.mec.gov.br o interesse em participar da lista de espera, que será utilizada para preenchimento das vagas remanescentes. Neste ano, o estudante selecionado na primeira chamada regular em uma de suas opções, independentemente de ter feito a matrícula, não pode participar da lista de espera.

O resultado da segunda chamada será divulgado em 11 de fevereiro, já o cadastramento e matrícula ocorrem de 14 a 18 de fevereiro em Natal, 14 a 16 em Caicó e nos dias 14 e 15 em Currais Novos e Santa Cruz.
Ufersa

A Universidade Federal do Semiárido (Ufersa) começa a receber os documentos para cadastramento dos alunos também nesta quarta-feira (30) e segue até o dia 4 de fevereiro. Os selecionados devem ficar atentos ao cronograma de entrega da documentação, que está dividido por campus, dia e curso. Confira a tabela de dias e horários para cada curso.
Acesse aqui para conferir a lista de documentos, cronograma e orientações da Ufersa.

IFRN

O cadastramento na instituição também segue até o dia 4 deste mês. Todas as informações e documentos necessários foram especificados no edital da seleção, que pode ser conferido aqui.

O IFRN abiu 1032 vagas de seleção, sendo 366 vagas para os cursos de licenciatura (disponíveis em dez dos campi do Instituto), 626 vagas para cursos de tecnologia (ofertadas em 12 campi), além das 40 vagas para o curso de Engenharia de Energias, no Campus Natal-Central.
UERN

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, que disponibilizou 2.424 vagas em cursos de graduação pelo Sisu, só começa a realizar a matrícula dos novos alunos no dia 4 de fevereiro. O cadastramento segue até o dia 8 do mesmo mês. Segundo a instituição, o edital de convocação, com todos os detalhes, será publicado nesta terça-feira (29) e poderá ser consultado no site da instituição.