O Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Mossoró (Sinduscon Mossoró), engenheiro Sérgio Freire, se reúne nesta quarta-feira(14), às 14h na sede da entidade, com o senador da república, Jean Paul Prates PT-RN), Roberto Sérgio, Presidente da Caern e empresários da construção civil de Mossoró.

A reunião foi solicitada pelo Sinduscon e tem como ponto principal a busca de soluções para desburocratizar a declaração de viabilidade técnica. A declaração é um documento da Caern que determina uma série de normas que o empreendimento imobiliário deve cumprir para que possa receber os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Caern. É um documento indispensável para o financiamento de novos empreendimentos na cidade.

Os empresários do setor da construção civil reclamam das dificuldades cada vez maiores para a emissão dos termos e que isso tem impactado na economia.  “Os termos a cada ano vêm acrescidos de condicionantes que estão inviabilizando os empreendimentos. É urgente a liberação da Declaração de Viabilidade Técnica da CAERN, pois sem esse documento o setor da construção civil em Mossoró pode parar, o que agravaria a crise econômica na região com demissões e aumento do desemprego,” explica Sérgio Freire.

Segundo uma fonte ligada a Jean Paul Prates, o Senador afirmou que o problema é “perfeitamente sanável.”

Minha Casa Minha Vida

Outro assunto da reunião com o Senador Jean Paul Prates são os gargalos do Minha Casa Minha Vida, sendo o mais importante deles a redução de investimentos no programa, que tem provocado um verdadeiro efeito dominó no mercado da construção civil. Com as dificuldades de financiamento de novos imóveis as construtoras diminuíram o ritmo das obras e o lançamento de novos empreendimentos, e isso tem afetado toda a cadeia da construção civil em Mossoró. É mais um assunto de extrema importância que será tratado com o Senador e os representantes do setor da construção civil.

Fonte: Assessoria