Os reitores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, e da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), José Arimatea, manifestaram nesta sexta-feira (22) o desejo de que suas instituições participem da parceria proposta pelo secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, no projeto de consórcios interfederativos de Saúde a ser implantado pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado e de Saúde Pública (Sesap).

A manifestação foi feita pelos dois reitores numa reunião ocorrida no gabinete do secretário na manhã de hoje na Sesap. Como resultado, ficou definido que a Sesap juntamente com a UERN e Ufersa farão uma nova reunião, a ser ainda agendada para Mossoró, para dar início ao processo de parceria. “Vamos trabalhar essa cooperação, a gente quer essa parceria”.

Na reunião foi discutido ainda o tipo de gerência a ser proposto para o Hospital da Mulher, em Mossoró, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2020, já que os hospitais da rede pública estão inseridos dentro do processo de regionalização da saúde e dos consórcios interfederativos.

De acordo com o secretário de Saúde, a Sesap vai pedir apoio a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gerencia a Maternidade Januário Cicco e o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), para auxiliar na elaboração do projeto de gerenciamento dos hospitais.

“O próprio hospital da Mulher pode entrar no modelo de gestão das policlínicas numa parceria com as universidades. Vamos apresentar essa proposta ao Banco Mundial”. O Banco Mundial é o financiador do projeto para a construção do Hospital da Mulher.

“A Ufersa se coloca disposta a participar dos consórcios”, afirmou o reitor José Arimatea. O reitor da UERN, Pedro Fernandes, refirmou o que já havia dito ao secretário de Saúde, Cipriano Maia, semanas atrás em Mossoró, de que a instituição que ele administra aposta no projeto dos consórcios intefederativos.

Participaram também da reunião Milena Martins, coordenadora da Coordenadoria de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur), Márcia Lucas, sub-secretária de Planejamento e Gestão da Sesap (Suplag), Emiliana Bezerra, coordenadora da II Unidade Regional de Saúde (Usarp) e Ivanilson de Souza representante do DCA/CCR da Ufersa.