Você pode pagar menos Imposto de Renda ou conseguir uma restituição maior usando as regras da própria Receita Federal. Isso é feito aplicando os descontos legais, como gastos com dependentes, educação, saúde e pensão alimentícia.

Essas deduções só são possíveis se você optar pela “tributação por deduções legais”, que é o modelo completo de declaração. No modelo simplificado, a Receita considera um desconto padrão de 20% sobre os rendimentos tributáveis, limitado a R$ 16.754,34.

A escolha pelo modelo depende do seu perfil. Se gasta muito com filhos, plano de saúde e escola, vale a pena optar pela declaração completa. Se é solteiro, sem filhos e não tem esses gastos, a simplificada pode ser melhor. Na dúvida, basta preencher todos os rendimentos e despesas na declaração. O próprio programa do IR informa o valor do imposto a pagar ou a restituir em cada opção. Na versão para computador, a informação aparece no canto inferior esquerdo da tela do programa. Se optar pelo simplificado, o programa irá ignorar as despesas informadas e utilizará o desconto padrão. Faça a escolha do modelo antes de enviar a declaração para a Receita.

É preciso guardar todos os comprovantes por no mínimo cinco anos, porque a Receita pode exigir provas das despesas nesse período.