A missão de fiscalização do Banco Mundial às ações do Governo Cidadão, financiadas pela instituição financeira, foram encerradas na manhã desta sexta-feira (12) no auditório da Escola de Governo Dom Eugênio de Araújo Salles, em Natal. As ações compreendem as áreas de Educação, Saúde, Segurança, Turismo e Agricultura. Iniciado em outubro de 2013, com previsão para encerrar este ano, em maio, o programa – coordenado pela Secretaria de Estado de Gestão de Projetos – teve o contrato de empréstimo renovado, na ordem de R$ 600 milhões, e será estendido até 2021. A governadora Fátima Bezerra destacou a importância da continuidade das obras e projetos que têm beneficiado a população do Estado.

“Temos muitas ações sendo realizadas e poderíamos nos deparar com um cemitério de obras caso o convênio fosse encerrado e não recebêssemos esses recursos”, afirmou a governadora. O secretário de Estado de Gestão de Projetos, Fernando Mineiro, que tem sido um importante articulador junto às comunidades, organizações da sociedade civil e outras esferas do poder público para solucionar entraves, declarou que está bastante otimista quanto aos novos desdobramentos do Governo Cidadão. “Foi uma semana inteira de trabalho, de reconhecimento às ações, e agora teremos 22 meses a mais para tocar o programa. Vamos fazer o possível para realizar os investimentos que o RN precisa”, disse.

A gerente do banco para o Governo Cidadão, Fátima Amazonas, que conduziu o evento, destacou a participação efetiva do governo em todas as etapas dos projetos desenvolvidos. “Isso está fazendo a diferença. Essa participação do governo mostra o compromisso que tem em levar os investimentos aos maiores beneficiários, que é a população. Existem desafios a serem resolvidos e já estão sendo feitas reuniões para encontrarmos as soluções”, enfatizou.

O especialista do Banco Mundial, André Loureiro, ressaltou os resultados significativos que vêm sendo implementados na área de Educação e falou acerca das quatro novas escolas construídas, das quais duas já foram inauguradas, mais as escolas que serão reformadas, sendo 10 em processo de contratação e 17 em licitação. “O projeto de alfabetização no campo é bastante inovador e pode se tornar referência no Brasil e no mundo. São 100 alfabetizadores e 100 técnicos agrários em formação. Debatemos o combate à violência nas escolas, principalmente no Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental e constatamos a necessidade de ação preventiva nessa área”.

Inclusão produtiva

As ações de inclusão produtiva foram apresentadas por Ditmar Zimath, consultor do Banco Mundial, que relatou acerca das visitas aos 10 subprojetos de agricultura familiar, em Touros, Pedro Velho, São José de Mipibu, Vera Cruz, Currais Novos, Alto do Rodrigues e Afonso Bezerra, onde mais uma vez a equipe do banco percebeu uma mudança de posicionamento do governo em relação à execução do projeto e um envolvimento efetivo dos secretários e diretores.  “Discutimos também um plano de sustentabilidade para a Cecafes”, referindo-se à Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária, localizada na esquina das avenidas Capitão-Mor Gouveia e Jaguarari, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, importante ponto de venda de alimentos saudáveis e produtos artesanais.

Também participaram da missão do banco o especialista Ezaú Pontes, que tratou das ações na área de Saúde, e Juliana Paiva, que destacou o teor social. “A educação incorporou a preocupação social nas obras das escolas e isso tem condições de se transformar em boas práticas. Visitamos a RN-087 e conseguimos a anuência do último morador que faltava para destravar a obra”, afirmou.

Ao final, Fátima Amazonas destacou a importância do Governo Cidadão para área do turismo. “Temos resultados impressionantes na dinamização do turismo nas serras do agreste potiguar. Foi um investimento relativamente pequeno que está trazendo grandes resultados”, disse. Através do programa, a cidade de Passa e Fica tem agora a primeira agência de viagens do município.