A 40 dias para o fim do inverno na região do semiárido do Rio Grande do Norte, a expectativa se volta ao mês de maio para fins de recarga dos açudes e barragens de maior porte — até essa semana acumulando 30,16% da capacidade de reserva.

A Emparn diz que as condições climáticas são boas e apontam para continuidade das chuvas, mas reconhece que o ideal seria um acumulado entre 300mm e 400mm, somente no mês de maio, para elevar essa reserva hídrica a 45%. O mais recente registro de chuvas com essa média, para um mês de maio no RN, foi em 1995.

O serviço de meteorologia da Emparn avalia três aspectos para “medir” o inverno na região: se há seca “pluviométrica”, “agrícola” e “hídrica”. O gerente de meteorologia Gilmar Bristot disse, ontem, que de uma forma geral já não há condição de seca sob os aspectos quantitativo e distribuição das chuvas [pluviométrico], e agrícola porque em alguns municípios está havendo colheita de algumas culturas. “Mas temos, ainda, uma seca hídrica, com boa parte dos nossos principais reservatórios secos ou em volume morto”.

Segundo o meteorologista, a seca hídrica no Estado tem bastante influência dos consecutivos anos de estiagem, aliada ao aspecto de parte dos nossos reservatórios dependerem de bom inverno também em bacias de estados vizinhos, como a Paraíba. “As condições da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estão muito boas. Tivemos boas chuvas ontem (quarta-feira, 17) em municípios das regiões Central e Seridó, e devem continuar pelos próximos dias”, disse.