Por Francisco Bendl

Charge do Aroeira (jornal O Dia/RJ)

Quem votou em Jair Bolsonaro para tirar o PT do governo, que foi o meu caso e de muitos outros colegas na Tribuna da Internet, hoje está à vontade para criticar o governo, porque não somos seguidores do presidente, não pertencemos ao seu partido. Nossos interesses convergem para um único sentido, o bem deste País!

Sabíamos que Bolsonaro, ao assumir teria pela frente uma oposição odiosa, radical, figadal! Mas esperávamos que, tendo consciência do que lhe esperava, teria condições de contornar as dificuldades impostas por seus inimigos políticos.

DESPREPARADO – O capitão não só não estava preparado, como permitiu que surgisse uma crise interna no seu governo, justamente com seu vice. Ora, se Bolsonaro ainda não deu o ar da graça com sua administração, ainda não apresentou nenhuma medida de impacto para o povo, a não ser a insistência por uma reforma na Previdência envolta em sigilos, mistérios e falta de maiores esclarecimentos, ainda há esse problema grave entre seus irrequietos filhos e o vice-presidente, general Mourão, uma briga que é de domínio público,

Essa situação significa que o governo está atabalhoado, sem saber o que faz, à mercê das circunstâncias e não de decisões do presidente!

Não acredito que Mourão esteja agindo como sapador, minando Bolsonaro. A meu ver, a falta de experiência política do presidente e dos militares que hoje compõem o staff do Planalto é que tem conduzido a gestão para pequenas e grandes armadilhas preparadas pela mídia, em benefício da oposição.

BATENDO CABEÇA – Sem saber ao certo o contraveneno, a equipe do governo bate cabeça, anda em ziguezague, não encontra meios de se manter distante das arapucas colocadas pelo caminho.

Resultado: ou Bolsonaro reage ou estará implodindo precocemente o seu governo, além de abrir novo caminho à esquerda, que fará o que pode e o que não pode para retomar o Planalto e dele nunca mais sair!

Logo, Bolsonaro está deixando a desejar, pois fica enredado em intrigas palacianas, demonstrando que lhe falta capacidade de motivar o povo com medidas que visem o combate ao desemprego, por exemplo, mas o capitão tem fragilizado seu governo demasiadamente.

OPOSIÇÃO CRESCE – Na razão inversa dessa fraqueza do governo, fortalece-se a oposição, a esquerda e a mídia amestrada e domesticada pelo PT.

Bolsonaro deixa-se envolver em episódios tão pueris quanto perigosos, demonstrando não só ingenuidade como também falta de habilidade em se desfazer de problemas originários dentro do seu próprio governo.

E não há nada mais inflamável do que armazenar gasolina dentro da própria casa.