A cantora Beth Carvalho, uma das mais importantes intérpretes da nossa música, conhecida como a Madrinha do Samba, morreu hoje, aos 72 anos, no Rio de Janeiro. Beth estava internada no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, zona sul da cidade, desde 2018.

Beth tinha mais de 50 anos de carreira e lançou dezenas de discos. Foi responsável por revelar nomes como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila, Almir Guineto e o grupo Fundo de Quintal, entre tantos outros talentos oriundos principalmente do subúrbio carioca.

Um dos seus primeiros sucessos foi “Andança”, de Edmundo Souto, Paulinho Tapajós e Danilo Caymmi. Foi intérprete inigualável de Cartola e Nelson Cavaquinho e levou o samba aos mais distantes rincões do mundo.

O cantor e compositor Zeca Pagodinho ficou muito abalado com a notícia e, por intermédio de sua assessoria, disse que “não tinha condições de falar hoje”.

“Queridos amigos e fãs, nossa querida Beth Carvalho partiu hoje as 17h33, cercada do amor de seus familiares e amigos. Agradecemos todas as manifestações de carinho e solidariedade nesse momento. Beth deixa um legado inestimável para a música popular brasileira e sempre será lembrada por sua luta pela cultura e pelo povo brasileiro. Seu talento nos presenteou com a revelação de inúmeros compositores e artistas que estão aí na estrada do sucesso. Começando com o sucesso arrebatador de ‘Andança’, até chegar a Marte com ‘Coisinha do Pai’, Beth traçou uma trajetória vitoriosa laureada por vários prêmios, inclusive um Grammy pelo conjunto da obra. Assim que possível, informaremos sobre o sepultamento”, diz nota da assessoria da cantora.

Fonte: Hora do Povo