A entrada de novas águas na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, seja das chuvas ou de mananciais que desaguam no corpo hídrico, vem afetando o abastecimento de Mossoró.

A areia em deslocamento vem se juntando embaixo da ponte sobre o rio Piranhas-Açu, na BR 304, justamente aonde fica a retirada de água transportada pela adutora Jerônimo Rosado, responsável por parte do abastecimento de Mossoró. Por este motivo, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) é obrigada a fazer um trabalho periódico de retirada deste “banco de areia” que se forma.

O abastecimento de Mossoró está suspenso hoje (8), em função da formação de novo “banco de areia”, na captação da Adutora Jerônimo Rosado. Um serviço está sendo realizado no local e a previsão é que até o final da tarde desta quinta-feira (9), o sistema seja religado. Após religado, serão necessárias 48 horas para que o abastecimento seja normalizado.

Boa parte de Mossoró é afetada pela suspensão do abastecimento, particularmente os bairros Centro, Paredões, Bom Jardim, parte do Santo Antônio, Santa Delmira, Redenção, Integração, Abolição 3, Sumaré e Bom Jesus.