Por Vanderson Tavares

É impressionante como é ineficiente o setor de logística de nossas transportadoras, deste Brasil varonil. Temos um excelente mercado a ser explorado, que é o de vendas online, porém, as transportadoras prestam um péssimo serviço, causando enorme desconfiança ao consumidor. E ainda há cobranças abusivas de fretes, pois o produto vendido online sai sempre direto do depósito e não da loja. Ou seja o vendedor economiza o frete que pagaria entre o depósito e a loja.

As vezes, penso que, com a privatização dos Correios, o serviço de entrega possa ficar muito pior, pois pelo menos as encomendas entregues pela estatal ainda possuem uma certa credibilidade dos usuários.

AMADORISMO – Por que digo isso? Sou um frequente consumidor de produtos pela internet, mas tenho visto tanto descaso das transportadoras e dos varejistas da internet, que até penso que a melhor opção ainda é gastar tempo em comprar de lojas físicas (embora estas também utilizam serviços de transportadora para suas entregas).

Essas transportadoras têm uma mentalidade por demais retrógrada, pois são incapazes de fazerem planejamento de entregas e se comunicarem com antecedência com o consumidor, para que este se programe quanto ao recebimento dos produtos. Essa ineficiente logística é gerida por pessoas incapacitadas, que não acordaram para o mundo e ainda acham que em cada lar brasileiro fica uma pessoa dentro de casa exclusivamente aguardando o caminhão de entrega chegar à sua porta.

E O CELULAR? – Tem horas que acho que os entregadores e o escritório dessas transportadores são desconhecedores de um aparelho muito comum em nosso país, o celular. Será que não poderiam, antes de fazer as entregas, verificar se há alguém em casa? Isso economizaria recursos da própria transportadora, como combustível etc., pois na ausência do receptor, depois terá que voltar ao local para tentar novamente a entrega. Será que isso é tão difícil de ser entendido?

É por essas e outras, que o nosso país não consegue se desenvolver, pois o mercado online é muito forte em países desenvolvidos, onde existem transportadoras que prestam serviços de qualidade, rápidos e baratos.