Em auditório lotado, membros da comunidade acadêmica, classe política, sociedade civil organizada e comunidade se reuniram para debater propostas para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, que é um documento de planejamento de médio prazo, onde são identificados as prioridades de investimento dentro do Orçamento Estadual para o período de quatro anos. O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira, 13, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), no Campus Central da UERN.

A ação faz parte da iniciativa do projeto Ônibus Cidadão, do Governo do Estado, que está visitando todas as regiões do Rio Grande do Norte a fim de fazer consulta popular para a elaboração do PPA. Durante esse momento de preparação, serão visitados 10 territórios da cidadania, com ações em suas cidades-polos. Já foram visitadas seis cidades até o momento, segundo informa o coordenador da comissão do PPA, Américo Maia.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN), José Aldemir Freire, o evento é uma oportunidade para discutir com os cidadãos as prioridades para o RN. “Esse é um momento de pensar na elaboração do PPA para a construção de uma política que vai orientar os investimentos no Estado pelos próximos quatro anos”, frisa.

Américo Maia ressalta que essa etapa de consulta popular é uma das premissas mais importantes do PPA, que faz parte da proposta do Governo de manter um diálogo permanente com a comunidade. Ele destaca que a escolha da Universidade para receber esse debate em Mossoró é um reconhecimento à importância da UERN para toda a sociedade.

O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto também enfatiza a relevância do debate. “O PPA é o documento norteador, é uma política de Estado que irá orientar o caminho para os investimentos no RN. Como Universidade, ficamos felizes em que esse diálogo possa acontecer aqui. É uma discussão bastante salutar que aproxima Governo, Universidade e comunidade. É um processo onde todos ganham”, complementa.

Para a deputada estadual Isolda Dantas (PT), esta consulta pública demonstra a disposição do Governo em ouvir a comunidade. “Com isso, o PPA tem a chance de se aproximar do que realmente a população necessita”, frisa. O titular da Secretaria Municipal de Planejamento, Aldo Fernandes, enfatiza que o envolvimento da Universidade nessa discussão representa um grande ganho para a comunidade. “O ambiente acadêmico é propício para esse tipo de debate. Fizemos isso em 2017 no município, onde construímos o PPA ouvindo as universidades e vem gerando efeitos positivos”, ilustra, enfatizando o otimismo quanto a discussão também de trazer bons frutos para o Estado.

Presidente da comissão para elaboração do PPA 2020-2023 / UERN, o professor Jandeson Dantas avalia que o evento desta manhã demonstra o interesse do Governo em fortalecer a Universidade, reconhecendo a UERN como um instrumento transformador. O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Paulo Sérgio, complementa que esse é um momento importante para que toda a sociedade, em especial a comunidade acadêmica, se envolva na apresentação de propostas para a construção do documento.

Após o momento de exposição no auditório da FAFIC, os participantes foram agrupados em eixos temáticos para o planejamento estratégicos do uso dos recursos públicos. A reunião dos grupos ocorreu nas salas de aula da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM). Após o momento de debates, as propostas sugeridas pelos vários eixos serão encaminhadas para orientar a construção do PPA.

O processo de construção do PPA pela comissão da UERN será finalizado em 31 de julho. As metas e direcionamentos apontados por meio desta construção coletiva serão encaminhados à comissão central, que foi instalada no Governo do Estado, para dar prosseguimento ao processo de elaboração do PPA do Estado. As propostas deverão ser incluídas pelo Governo do RN ao projeto do PPA.

CONSULTA ON-LINE
Além das consultas presenciais, também está sendo disponibilizada uma consulta on-line para possibilitar a participação do maior número de cidadãos no processo de construção do PPA através de sugestões e propostas.

A UERN está disponibilizando uma consulta voltada especificamente para membros da comunidade acadêmica sugerirem propostas para investimentos na Universidade. As ideias podem ser encaminhadas até o dia 20 de junho, por meio deste link.

A SEPLAN também disponibiliza um espaço para participação popular até dia 30 de junho, que pode ser feita através deste link.

Reunião debate propostas para o PPA – Fotos: Wilson Moreno

Fonte: Assessoria