O presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Roberto Sérgio Linhares, esteve na manhã desta sexta-feira (21) com a prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini, em reunião na prefeitura. Na oportunidade, ele reiterou o compromisso com a cidade e disse que irá trabalhar para deixar Mossoró e região 100% saneados. A Companhia já está atuando em parceria com a prefeitura no Plano Municipal de Saneamento Básico que irá prever os investimentos no município para os próximos anos.

Projetos de esgotamento sanitário serão feitos pela Caern para contemplar áreas hoje não atendidas como as de expansão na cidade. O presidente explicou a prefeita que diante da dificuldade em conseguir recursos federais no cenário atual que o Brasil vive hoje serão incorporadas novas modalidades de contratação. A opção será pelas Parcerias Público Privada (PPP) ou Programas de Parceria para Investimentos (PPI) para execução de obras de saneamento.

Roberto Sérgio assumiu a presidência da Caern em abril e garantiu que Mossoró é prioridade com o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e as medidas que serão norteadas por este documento. O PMSB engloba os quatro componentes do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais. A Caern é responsável por abastecimento de água e esgotamento sanitário conforme concessão do município.

Este documento é fundamental, pois descreve os investimentos na área minuciosamente, assim como prevê ações futuras. “O Plano é a nossa base de trabalho, a nossa diretriz, é nossa prioridade”, ressaltou Roberto Sérgio.

A prefeita Rosalba Ciarlini colocou-se à disposição para trabalhar em conjunto com a Caern, afirmando que sempre investiu em saneamento e quer mais investimentos nesta área para a cidade. Atualmente a prefeitura tem obra de esgotamento no Abolição IV, Pousada das Thermas, Três Vinténs e Santo Antônio. Após a execução, a prefeitura entrega para que a Caern opere os sistemas.

Roberto Sérgio participou da reunião acompanhado do diretor de Operação e Manutenção, João Alberto; do gerente da Regional Oeste, Márcio Bruno; a gerente de Obras da Região Oeste, Margarida Martins; o assessor de Gestão de Riscos e Conformidade, Daniel Lyra; gerente de Contratos e Programas, Sayonara Medeiros e o coordenador comercial de Mossoró, Hildo Soares.

Fonte: Assessoria