Governo realiza VI encontro estadual do Programa Água Doce

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), realiza, amanhã (27) o VI Encontro Estadual do Programa Água Doce (PAD) com o tema “O Papel dos Estados, Municípios e Comunidades na Gestão Compartilhada dos Sistemas de Dessalinização com Foco na Saúde e Educação”.

O evento acontecerá, às 9h, na Escola de Governo, e contará com a presença do coordenador de dessalinização de águas do MDR, Alexandre Saia, do secretário do meio ambiente e dos recursos hídricos, João Maria Cavalcanti, gestores municipais da Saúde, Educação e Agricultura, representantes das comunidades atendidas, além de consultores a nível nacional e estadual do programa.

As discussões serão voltadas ao papel de cada ator na gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização. Serão abordados dois aspectos principais: a operação dos sistemas e sua institucionalização como equipamento social para atender com água de qualidade os usuários dos serviços públicos de saúde e educação.

A programação do evento terá início com a recepção e o credenciamento dos participantes. Em seguida serão proferidas palestras pela equipe nacional do PAD e pela coordenadora estadual, a socióloga Dilma Lucas.

Consta também na programação mesas redondas com representantes das comunidades e com representantes das gestões municipais atendidas. A partir das 13:30h, será oferecido aos participantes um curso de operação dos sistemas de dessalinização, por técnicos do MDR.

Programa Água Doce no RN
O convênio entre o Governo do RN e MDR é de R$ 24 milhões com o objetivo de estabelecer o acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, por meio da implantação/recuperação de sistemas de dessalinização em comunidades difusas  de municípios do semiárido com baixo Índice de Condição de Acesso à Água (ICAA).

Ao todo serão implantados 103 dessalinizadores, beneficiando mais de 30 mil pessoas. Desse total, 68 obras já foram entregues e atualmente, 11 estão em andamento nos municípios Pureza, Macau, João Câmara, Pedro Avelino, Pendências, Governador Dix-Sept-Rosado, Janduís, São Miguel do Gostoso e Parazinho.