Com o apoio dos líderes partidários, o Senado vai apresentar uma proposta de reforma tributária para simplificar e unificar impostos. Segundo o líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), passada a aprovação da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, o governo vai priorizar a agenda da desestatização, da simplificação tributária e do pacto federativo.

A proposta do Senado para a reforma tributária incorpora o texto-base do ex-deputado Luiz Carlos Hauly, já aprovado na comissão especial da Câmara, e vai ao encontro dos interesses do governo.

De acordo com o líder Fernando Bezerra, está em discussão pelo secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, a unificação dos impostos federais, como a junção de todos os impostos de valor agregado, além da simplificação do sistema tributário, “criando um ambiente de negócios melhor para o empreendedor, para o investidor e, sobretudo, para o cidadão”.

“É preciso que o nosso sistema tributário seja menos regressivo, na realidade, tem muito imposto sobre o consumo e muito pouco imposto sobre a renda e sobre o patrimônio. Então, a reforma tributária é no sentido de fazer justiça fiscal para que aqueles que podem e que ganham mais possam arcar com maior sacrifício para equilibrar as contas públicas”, defendeu Fernando Bezerra. “Todos pensam de igual forma no sentido de que está na hora do Brasil revisitar o seu sistema tributário para dar maior competitividade, maior eficiência para viabilizar mais investimentos e, sobretudo, promover mais justiça fiscal”.