Um em cada quatro brasileiros não acredita que o homem chegou à Lua em 20 de julho de 1969. O dado foi revelado pelo Datafolha, que entrevistou 2.086 pessoas nos dias 4 e 5 de julho em 103 cidades brasileiras. O resultado mostra que 70% acreditam que Neil Armstrong e Buzz Aldrin caminharam na Lua durante a missão Apollo 11, enquanto 26% duvidam do feito. Os outros 4% não têm opinião.

A escolaridade foi um dos fatores que influenciou o resultado: quanto menos anos de estudo, maior a descrença. Dentre os que estudaram até o ensino fundamental, 38% não acreditam na missão e 8% não sabem se acreditam. Entre os que estudaram até o ensino médio, o número de descrentes cai para 21% e dos que não opinam para 3%. A porcentagem é ainda menor entre os que estudaram em universidades: apenas 14% não acreditam e 2% dizem não saber.

A idade também muda a percepção sobre a missão Apollo 11. Surpreendentemente, os mais velhos são os que mais duvidam da veracidade: entre os entrevistados com mais de 60 anos, que já eram nascidos na época da viagem à Lua, um total de 36% não acredita que o pouso lunar realmente aconteceu. Entre os de 45 a 59 anos de idade, 29% são descrentes.

Em relação ao partido político, dentre os que admiram o PSL, 15% não acreditam na missão Apollo 11, quase o mesmo número do PSDB (16%). Já entre os que preferem PT e PMDB/MDB, o número é 26%.

Galileu