O Ministério da Justiça e o INSS vão atuar juntos para tentar coibir um problema que tira o sono de muitos aposentados. O assédio de instituições financeiras oferecendo empréstimos consignados.
Foi no desespero. Aposentada, 79 anos, Maria de Lourdes Silva cansou de receber ligações de instituições financeiras oferecendo empréstimo consignado. Acabou aceitando: “Eu fiz, mas eu me arrependo sinceramente. Nossa, aqueles três anos que eu fiquei pagando aquilo, você não queira imaginar como eu ficava, meu Deus. Eu não podia comprar carne, verdura, laranja. Tem que diminuir. Em vez de comprar uma dúzia, comprar meia”.
E como isso acontece. Muitas vezes, acabou de se aposentar, começa o assédio. Ofertas e mais ofertas de empréstimo consignado. Agentes financeiros oferecem empréstimos fáceis, quase sempre por telefone. E são insistentes. O INSS tem o perfil de quem mais sofre esse assédio: aposentados que ganham até dois salários mínimos (R$ 1.996); 83% de todos que recebem a aposentadoria do INSS.

Agência de Notícias