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Por Pedro do Coutto

Reportagem de Gustavo Fioratti, publicada com destaque na Folha de São Paulo de sexta-feira, revela que o apresentador Dany De Nuccio foi afastado da Rede Globo pelo fato de ter atuado no campo da publicidade comercial ao gravar programas para o Bradesco. O episódio vinha sendo divulgado pelo site notícias da TV durante a semana e ontem foi confirmado pela própria emissora.

Procurada pela reportagem, a Globo disse que o jornalismo e a publicidade possuem limites bem nítidos, inclusive tais limites têm de ser atualizados em face do avanço da era digital. Quer dizer, acentuo eu, que a emissora está se referindo a mensagens veiculadas nas redes sociais da internet.

COM O BRADESCO – De Nuccio tinha firmado contrato com o Bradesco no montante de 7 milhões de reais e estava apresentando o jornal Hoje que vai ao ar pelas manhã. A Globo acentua que desconhecia essa atividade do apresentador. A pressão fez-se sentir sobre ele, e ele resolveu assinar um pedido de demissão.

A emissora referiu-se também a outros jornalistas e apresentadores, caso de Rodrigo Bocardi (Bom Dia São Paulo) e a Renata Vasconcelos. Ambos devem explicar os trabalhos que fizeram gravando videos para circulação interna de empresas particulares. Ainda não foram, portanto afastados.

A Rede Globo sustenta a necessidade dos jornalistas, antes de assumirem contratos de divulgação informarem este tipo de trabalho a direção. De Nuccio vinha trabalhando para o Bradesco desde 2017, e seu contrato fora firmado através da Prime Talk Produções e Assessoria, da qual é um dos sócios.

SEMPRE HOUVE – A incompatibilidade entre o jornalismo e a publicidade comercial é antiga. Tanto assim que nos jornais impressos, na admissão de repórteres figura com destaque a exigência de que não devem participar de forma alguma no plano de qualquer atividade de publicidade comercial.

Ali Kamel explicou ao próprio De Nuccio, citando as motivações da empresa da qual é diretor de jornalismo. Uma exceção refere-se a Galvão Bueno que gravou publicidade a ser colocada nos aviões da GOL. A exceção teve base no fato de Galvão Bueno ter consultado a direção da Rede sobre a perspectiva de participar da campanha nos aviões da GOL.

AVISO PRÉVIO – Conforme ocorre no cinema americano em relação aos artistas, e no caso dos jornalistas, como acontece agora na TV Globo, destaca-se a obrigação de informarem previamente às direções que iam participar de campanhas de publicidade.

Mais uma vez, como sempre destaco, não existe convivência fácil entre os jornalistas e os produtores de peças publicitárias. Ilude-se quem pensar o contrário.