PRESIDENTE DO COSEMS COBRA EFICIÊNCIA DO GOVERNO DO RN PARA MELHOR ATENDER POTIGUARES COM DEFICIÊNCIA.

Buscando enriquecer os debates em torno da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia, participou na tarde desta segunda-feira (5) de audiência pública na Assembleia Legislativa do RN (ALRN). As discussões foram de iniciativa do deputado estadual Vivaldo Costa (PSD); médico por formação, o parlamentar direciona boa parte de sua atuação a temas voltados ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Sabemos das dificuldades que as pessoas com deficiência têm e também do desrespeito que muitas vezes são tratados os seus direitos adquiridos por lei”, frisou a presidente do Cosems-RN, destacando que no ano de 2018 o Ministério da Saúde solicitou ao Governo do RN a devolução de recursos na ordem de R$ 2 milhões da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Ainda em sua fala, Maria Eliza Garcia também cobrou a aproximação do Estado junto aos municípios e a melhoria de alguns processos de trabalho desenvolvidos pelo governo estadual.

Os debates contaram com a participação de secretários e técnicos municipais de saúde de todo o Rio Grande do Norte, técnicos da rede estadual e representantes da sociedade civil organizada. Além da presença do deputado e propositor da audiência, Vivaldo Costa, a mesa de autoridades também foi composta por representações do Conselho Nacional das Pessoas com deficiência, Décio Santiago, da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Lívia Garcia, da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio Grande do Norte, Renato Dumaresq, da Secretaria de Estado da Saúde Pública, Petrônio Spinelli (secretário adjunto), da Rede de Cuidados à Pessoas com Deficiência, Marilene Soares (coordenadora), da Universidade Federal do RN, Thaísa Soares e do Conselho Estadual de Saúde, José Rocha Neto, além de Marciene Cavalcante, que na oportunidade representou os usuários do SUS.

Fonte: Assessoria