Aula Magna da UFRN aborda o mercado de trabalho futuro

 

A Inteligência artificial cria a perspectiva de que robôs escrevam peças jurídicas ou textos jornalísticos. O Big Data permite a consulta a uma enorme base de dados, entrelaçados em infinitas relações, em um espaço de tempo que beira a instantaneidade. A indústria 4.0 refaz postos de trabalho a partir da automação. Os avanços tecnológicos e as mudanças no estilo de vida impactam a relação de consumo, as empresas e os profissionais; consequentemente, influenciam nas escolhas das carreiras no mercado de trabalho.

Esse contexto provocativo, permeado de desafios que rondam o ambiente de trabalho, frente a profusão de novas tecnologias na sociedade atual, será o cerne central da exposição da Aula Magna da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que abre o segundo semestre letivo de 2019 e que contará com uma explanação de Francesco Farrugia. Para ele, um aspecto diferenciador para as universidades é a capacidade de adequar-se à revolução digital. “Essa revolução, com características de aceleração de suas potencialidades, derruba paradigmas da revolução industrial”, defende.

A palestra acontecerá no auditório da Escola de Música, no dia 15 de agosto, a partir das 9 horas. Farruggia vai abordar questões como “Quantos trabalhos existirão no futuro? Quais?”; “O que é de verdade na inovação?”; “No Brasil, a revolução digital já chegou, está chegando ou vai chegar?”.

Palestrante

Francesco Farruggia é Presidente do Instituto Campus Party, experiência tecnológica do mundo que reune jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital. Ex-editor de Jornal e Televisão, colaborou com o escritor Gabriel Garcia Marquez na produtora de cinema Amaranta e na fundação da Escola de Cinema Latinoamericana em La Habana. É socio fundador, junto ao ex–Vice-Presidente dos Estados Unidos, Al Gore, da Futura Estudios, empresa cujo objetivo é estudar a estrutura da sociedade da informação.