Caern inicia testes da adutora de engate rápido em Pau dos Ferros.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou os testes na adutora de engate rápido. Em função da possibilidade de colapso da barragem que abastece de Pau dos Ferros, a Caern deve colocar a adutora para funcionar na primeira quinzena de setembro. Os testes na adutora são necessários para corrigir avarias, em função do tempo que a mesma permaneceu parada, cerca de um ano.

Foi feita a troca de tubulação em alguns trechos para que o equipamento recuperasse sua capacidade operacional.  A adutora de engate rápido possui 42 quilômetros de extensão, ela inicia nas imediações da cidade de Itaú, a partir de adutora já existente que é a Alto Oeste. Possui diâmetro de 300 milímetros e é responsável pelo abastecimento da cidade de Pau dos Ferros.

Atualmente a cidade de Pau dos Ferros está dividia em três setores de abastecimento que se dividem em sistema de rodízio. O número de dias de rodízio após a entrada da adutora em operação deve aumentar, pois a vazão obtida pela adutora é menor do que a captação direto na barragem.

Fonte: Assessoria