A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a 18ª universidade do Brasil em internacionalização e o 2º do Nordeste, conforme dados do Ranking Universitário Folha (RUF) 2019, que avalia 197 instituições de ensino superior do país. Na nota geral, a UFRN manteve a mesma posição do ano passado, 22ª, figurando como a 4ª melhor do Nordeste.

O levantamento mostrou ainda que subimos de 32ª para 29ª no conceito Avaliação de Mercado. Foram registradas melhoras também na classificação de alguns cursos, entre eles destacam-se Serviço Social, que subiu da 25ª para a 12ª posição, e Fisioterapia, que estava em 12º em 2018 e aparece em 9º neste ano.

Para Márcio Vinício Barbosa, secretário da Secretaria de Relações Internacionais da (SRI/UFRN), esse resultado é um sinal de que as verbas voltadas à pesquisa estão sendo bem aplicadas, o que ajuda a aumentar a visibilidade da Universidade.

Porém, ele critica os critérios utilizados, pois, no caso da internacionalização, o ranking se baseia apenas no número de citações internacionais por docente e no número de publicações em coautoria internacional, enquanto outros levantamentos consideram o número de alunos e professores estrangeiros, além do relacionamento com outras instituições. A UFRN tem cerca de 200 parcerias internacionais.