No passar dos anos Deus tem me cobrado muito, como você sabe, mas  me presenteando muito tb. E eu curto a vida, de acordo com a situação que me é imposta.
Faço parte da Oficina de Teatro do PAI – Programa de Ação Integrada para o Aposentado, do Governo do Estado.
Este ano montamos o espetáculo “As Voltas que o Mundo Dá”, com 35 participantes todos da Maturidade (de 60 a 85 anos). O Texto e direção é de Walden Luiz. Produção Mazé Figueiredo, Coreografia Mara Alexandre. Imagine você, querer que 20 pessoas idosas, aprendam percussão em 3 meses, com 01 aula por semana de 2h. É ser mesmo louca, mas qual o artista que não á louco???? E deu certo.


Nosso trabalho envolve o mundo artístico, validando o talento do idoso, mas prioriza a busca da qualidade de vida e um envelhecimento saudável. Aqui entra a Gerontóloga. E seguimos com Cora Coralina: “Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras, planta roseiras e faz doces. Recomeça”. Estreamos dia 01 de outubro, palco principal do Teatro José de Alencar,
lotado. Foi uma noite de glória. Chegaremos aí, dia 01. 11, em ônibus fretado, com 50 pessoas. Nós do teatro temos que cumprir a apresentação no Hotel Thermas do dia 01.11 e
a do dia 02.11, no Teatro Lauro Monte Filho, com você. Eu vou de carona com uma amiga que vai de carro, portanto chegando mais cedo. Contato: 085. 988113881.


Estou muito feliz em poder voltar a minha terra e agora já uma anciã (81 anos), fazendo teatro que eu amo e lembrando que foi aí que comecei. E até coloquei: Vocês interpretem bem, pois na minha terra, o povo é bom e sabe fazer teatro.

– Sinopse de – As Voltas que o Mundo Dá –
As voltas que o mundo dá procura mostrar de uma forma divertida o amor que os cearenses tem por sua terra, mesmo com todo desejo de correr o mundo.
Em todos os continentes, nos recantos mais ermos deste vasto mundo, sempre se encontra um cabeça chata, com sua maneira de se expressar, com sua capacidade de comunicação e com toda vontade de vencer na vida. Mas, uma coisa é certa. Ao primeiro sinal de chuva, o extinto de “Asa Branca” que existe no coração do cearense fala mais alto, e ele volta cheio de esperança, cheio de fé e de alegria, nem que seja só para matar a saudade que está lhe matando.

Assim é o cearense. Assim é este trabalho feito por pessoas que já viveram longamente esta saudade e que hoje a representa em forma de teatro, dança, canção e muito amor.


OUTRAS INFORMAÇOES –
A atriz e aposentada do BNB, Mazé Figueiredo, é produtora do musical ”As Voltas que o Mundo Dá, aos 81 anos. Como atriz desde sua aposentadoria do BNB, batalha por um espaço validando o artista idoso. Pra isso criou o I Festival de Teatro da Terceira Idade de Fortaleza – I FESTIDADE, que já está em sua quarta edição. Como Gerontóloga acredita no potencial da Maturidade em vivenciar o passar dos anos como pessoa pensante e atuante em sua consciência cidadã. A longevidade apresenta-se como uma questão em evidencia na realidade brasileira, comprovada pelo avanço da expectativa de vida da população, exigindo assim uma maior reflexão dos governantes e da sociedade sobre a Maturidade.
O Brasil deixou de ser um país de jovens, apresenta-se de cabelos brancos, sendo segundo dados do IBGE, em 2020, o sexto país do mundo em população idosa.
Neste contexto, nada mais edificante para a sociedade comprometida com o social do que proporcionar ao longevo, segmento populacional que mais cresce no mundo um campo para o lazer e o trabalho através dos quais ele possa sentir-se um ator social, partícipe do processo de seu crescimento pessoal, contribuindo para a sociedade da qual faz parte.

Ferramenta impulsionadora da arte e da cultura, o teatro permite pleitear a mudança de um mundo que precisa cada vez mais dialogar e interagir e o fazer teatral cumpre não só uma função integradora, mas dá oportunidade para apropriação crítica e construtiva dos conteúdos sociais e culturais, no dinamismo da experimentação, da fluência criativa, proporcionada pela liberdade de expressão, oportunizando ao artista, levar para o público a sociabilidade e construção da cultura, como um conjunto de atitudes e modo de agir, de costumes, de instituições, de valores espirituais, políticos e sociais.

Fonte: Assessoria