O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou ao blog da Andréia Sadi, hoje, considerar muito preocupante um deputado federal, filho do presidente da República, admitir a possibilidade de edição de um novo AI-5. “Tempos mais do que estranhos quando há essa tentativa de esgarçamento da democracia. Ventos que querem levar ares democráticos”, disse.

O ministro fez referência à declaração de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho de Jair Bolsonaro, de que se a esquerda “radicalizar” no Brasil, uma das respostas do governo poderá ser “via um novo AI-5”.

Eduardo fez a afirmação ao falar sobre os protestos de rua que estão acontecendo em outros países da América Latina em entrevista à jornalista Leda Nagle divulgada hoje.

Marco Aurélio afirmou que “não contribui em nada” as declarações de Eduardo em meio aos problemas reais do Brasil, como miséria, desemprego e outras pautas socioeconômicas. “Péssimo. O presidente e familiares precisam ter mais temperança”, afirmou o ministro.

No STF, fontes ouvidas pelo blog afirmam que, por ora, Dias Toffoli não tem intenção de se manifestar. Na avaliação interna, alguns integrantes da Corte dizem que a resposta à frase de Eduardo deve vir da classe política.