O largo do Cais Tertuliano Fernandes, no centro de Areia Branca, irá receber a maior estrutura de um evento gastronômico, cientifico e social já realizado na cidade. O Festival do Atum do Rio Grande do Norte acontece entre os dias 14 e 16 de novembro e abrigará cerca de 40 estandes, entre eles empresas da região com espaços institucionais, artesãos e o Corredor Gastronômico composto por 28 restaurantes de Areia Branca, Mossoró e Natal, proporcionando um leque de degustação de pratos e aperitivos feitos a partir do atum.

Além da degustação gastronômica e feira de artesanato que ocorrerá todos os dias, na sexta-feira (15) a programação contará com o II Fórum sobre as Diretrizes da Pesca de Atuns e Afins, com duas oficinas temáticas. Uma delas será a respeito do tema “Pesca de Atuns e Afins”, ministrada pelos professores Guelson Batista e Ivanilson Maia, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). A segunda oficina no dia será sobre “Aquicultura e Macroalgas”, com a coordenação do gerente de Pesca do município de Areia Branca, David Azevedo. Já no sábado (16), os pescadores areia-branquenses terão uma manhã dedicada a eles e suas famílias com atendimentos nas áreas de saúde, assistência social e jurídica.

Programação Cultural

No dia 14 de novembro na abertura do Festival, o grupo areia-branquense Som da Ilha abre a programação social antes do show do pernambucano Geraldo Azevedo, cantando os seus maiores sucessos no show “Voz e Violão”, com memórias e melodias adquiridas em mais de 50 anos de carreira. Para o dia 15, que coincide com o feriado nacional da Proclamação da República, o grupo Sambloco abre a noite antes do cantor Leo Chaves, que em projeto solo, promete trazer o tradicional sertanejo romântico que marcou a sua carreira, desde a parceria com o seu irmão Victor, na dupla Victor e Léo. No encerramento do Festival no sábado (16), o grupo Bota Pra Torar se apresenta antes de Flávio José, um dos maiores musicistas do forró no país. “A melhor parte é que tudo isso acontece para girar e dar força a nossa economia local, no turismo, no comércio e no serviço”, disse a prefeita Iraneide Rebouças, gestora da cidade.