6ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso encerra com premiações e celebração por mais um ano de sucesso.

 

A premiação da 6ª Mostra de Cinema de Gostoso, na noite desta terça-feira (12) em São Miguel do Gostoso, reuniu um grande público entre autoridades locais, moradores, convidados e turistas. A noite foi de muita celebração e elogios pela organização e legado deixado pela edição 2019.

O prêmio de melhor curta-metragem pelo júri popular foi para “A Parteira”, com direção de Catarina Doolan. O documentário levou o troféu Luís da Câmara Cascudo, além de ganhar também o prêmio DOT Cine – Finalização de curta-metragem.

O prêmio de melhor longa-metragem pelo júri popular e pela escolha da Imprensa foi “PACARRETE”, com direção de Allan Deberton. O longa conta a história de uma professora aposentada no interior do Ceará, que tinha o sonho de se apresentar como bailarina para população da cidade onde morava. “PACARRETE” também levou o prêmio DOT Cine – DCP de longa-metragem.

Todos os anos, a Mostra de Gostoso concede uma Menção Honrosa a um filme com expressiva votação popular e que tenha gerado uma grande empatia na comunidade. Este ano, o troféu Luís da Câmara Cascudo de Menção Honrosa foi para o filme “Fendas”, com direção de Carlos Segundo. As premiações continuaram com o Prêmio Elo Company de distribuição para “Em reforma”, da diretora Diana Coelho. O Prêmio Imprensa de Melhor curta-metragem foi para “Sete anos em Maio”, dirigido por Afonso Uchôa. A premiação do melhor curta-metragem do Coletivo Nós do Audiovisual – Prêmio Laces foi para “Júlia Porrada”, dirigido por Igor Ribeiro.

Seguindo as premiações, o documentário “Quebramar”, com direção de Cris Lyra, levou o Prêmio Mistika de Finalização. E o Prêmio Videoschak – Recursos de acessibilidade foi para “Plano controle”, dirigido por Juliana Antunes. A escolha dos filmes premiados é feita pelo voto popular. Eugenio Puppo e

Matheus Sundfeld, diretores e curadores da Mostra, convidaram a todos para a edição do ano que vem, certos de que a Mostra de Cinema de Gostoso é uma forma de valorizar a cultura regional e local, contribuindo com a formação de público e de novos talentos para o cinema brasileiro. A 6ª Mostra de Cinema de Gostoso é uma realização da Heco Produções, do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC) e da Guajirú Produções. Apresentação: Ministério da Cidadania. Patrocínio: Grupo Banco Mundial, Governo Cidadão, Governo do Rio Grande do Norte – Secretaria de Turismo (SETUR), BRDE, FSA, ANCINE e Sprite. Apoio: Laces, Potiporã, SEBRAE RN, Itograss, Pousada dos Ponteiros, Serveng, Gol, Elo Company, DOT, ETC, Video Shack, Mistika, ON Projeções, BrLab, Marcenaria SMG, Fundação José Augusto e Lei Câmara Cascudo. Apoio Institucional: Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso.

Fonte: Assessoria