A cidade de Carnaubais estará com o abastecimento suspenso na segunda (18) e terça (19). A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) fará obra de melhoria do sistema de tratamento de água da cidade. Após a religação do sistema, prevista para às 18h de terça (19), serão necessárias 72 horas para a recuperação normal do abastecimento, haja vista que a cidade está no sistema de rodízio.
A Caern recomenda que a população programe-se para a suspensão do abastecimento no período, necessária para que os moradores de Carnaubais tenham um novo sistema de tratamento de água. A Companhia investiu R$ 140 mil na obra de reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água da cidade para garantir uma oferta melhor do produto.

Foram instalados dois filtros novos que irão tratar a água da cidade que é captada no rio Piranhas/Assú. Além de melhorar a qualidade do produto, a obra também aumenta a quantidade de água que chega na cidade. Após a instalação dos filtros, a Caern irá fazer outras melhorias no local como limpeza, recuperação de cerca e pintura do reservatório.

O serviço executado pela Caern será eliminar o filtro antigo e conectar a adutora de água bruta aos filtros novos.  Os filtros são necessários para através do processo de filtração tratar a água, que é clorada, e atende aos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. Após fazer as interligações, a Caern irá testar e fazer a lavagem dos filtros, para em seguida liberar a água aos consumidores. Após a religação é preciso aguardar o período de 72 horas para total normalização.
Fonte: Assessoria