Caern em Mossoró faz limpeza preventiva de coletores de esgoto

Para minimizar transbordamentos de efluentes na época das chuvas, em Mossoró, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está fazendo manutenção preventiva dos coletores de esgoto. Infelizmente, o acúmulo de lixo e as ligações clandestinas, causam transbordamento de esgoto nas ruas, com maior frequência na período do inverno. Por este motivo, agora em novembro foi iniciada a limpeza dos coletores que normalmente apresentam mais transbordamentos na época das chuvas.

De acordo com o engenheiro da Unidade de Manutenção de Esgoto de Mossoró, Allysson Dionizio, a medida é para minimizar as obstruções. O ideal seria que as pessoas não fizessem ligação de água de chuva para dentro da tubulação de esgoto. A tubulação de esgoto não foi dimensionada para receber água pluvial. As ligações de água de chuva devem ser feitas na rede de drenagem da prefeitura.

Outro problema frequente é o uso inadequado da rede de esgoto. O vaso sanitário não deve receber lixo justamente porque o entupimento ocorrerá em algum ponto da rede nas ruas. Com a obstrução, ocorre o rompimento do cano e a incômoda água servida a céu aberto.  Allysson Dionizio acrescenta que durante este trabalho de limpeza dos coletores foram encontrados todo tipo de material descartado. Desde fraldas descartáveis até buchas automotivas. “É importante que a população saiba que a atitude de cada um pode provocar um dano coletivo”, reforça Allysson.

Outro ato que traz sérias consequências para a coletividade é a retirada das tampas do sistema de esgoto. Durante o período chuvoso, a água desce com força para a rede e pode provocar acidentes graves em função da força da água que desce pela tubulação.

Fonte: Assessoria