Procissão de Santa Luzia deve reunir milhares de fiéis nesta sexta-feira, 13 de dezembro

Os testemunhos de fé e devoção à Santa Luzia – Padroeira de Mossoró – têm como ápice a tradicional Procissão do dia 13 de dezembro. Em sua reta final, a Festa de Santa Luzia 2019 reunirá, novamente, milhares de fiéis em seu cortejo religioso. A expectativa é de que mais de 150 mil pessoas acompanhem a Procissão.

Neste ano, a Festa teve como tema “A Igreja de Cristo em missão no mundo” e lema “É certo que nós próprios precisamos de missionários, mas devemos dar de nossa pobreza” (Puebla, 368).

Pela segunda vez, o ponto de partida da Procissão será o Mosteiro de Santa Clara, no bairro Dom Jaime Câmara, com saída marcada para as 17h. Em 2012, a Avenida Presidente Dutra foi tomada devotos de Santa Luzia. Neste ano, a Procissão promete repetir o espetáculo de fé e emocionar os fiéis.

A Procissão em honra à Padroeira de Mossoró, marca o encerramento de um intenso trabalho missionário, que envolveu mais de 1.000 voluntários sob a coordenação do vigário-geral da Diocese, Pe. Flávio Augusto. Foram realizadas inúmeras visitas, peregrinações, eventos sociais, eventos esportivos e celebrações.

Com um percurso de cerca de 5 km, a Procissão sairá do Mosteiro de Santa Clara, na Rua Herondina Cavalcante Dantas e seguirá pela Avenida Presidente Dutra com destino à Catedral de Santa Luzia. Todo o trajeto contará com segurança da Polícia Militar e Polícia de Trânsito, além de ambulâncias.

A comissão da Festa alerta aos pais que tenham cuidado com as crianças para evitar que elas se percam. O encerramento da festa contará com Benção do Santíssimo, discurso de autoridades da Igreja e descerramento das bandeiras. Ainda haverá o grande Sorteio de Prêmios.

COMÉRCIO – Órgãos públicos não terão expediente nesta sexta-feira, com exceção de serviços essenciais, como hospitais e polícia. O comércio de Mossoró funcionará com horário especial, das 8h às 15h. A abertura das lojas do Centro da cidade é opcional, conforme acordo coletivo entre comerciários e empresários.

MOBILIDADE – Para facilitar o acesso dos fiéis, no dia 13 de dezembro, a empresa de transporte coletivo que opera em Mossoró, Cidade do Sol, fará trajetos especiais de várias regiões da cidade com destino ao Mosteiro de Santa Clara, ponto de partida da procissão. A Paróquia de Santa Luzia orienta os motoristas a estacionarem seus carros no Centro e seguirem de ônibus ou táxi até o início da Procissão.

A partir do meio-dia, os agentes de trânsito estarão promovendo a “Operação Varredura”, na Avenida Presidente Dutra, identificando e retirando os veículos que estejam estacionados no trajeto da Procissão de Santa Luzia. A partir das 14h, haverá a interdição total da avenida Presidente Dutra, sendo permitido apenas o tráfego de ônibus, táxis e mototáxis.

ROMEIROS – A acolhida dos romeiros que vêm em caravanas de várias cidades do Rio Grande do Norte e de estados vizinhos, especialmente do Ceará, ocorrerá a partir das 5h, na Escola de Artes de Mossoró.

A expectativa é de que o número de romeiros seja em torno de 2.500 pessoas. Um café da manhã será servido aos romeiros, das 7h às 8h30. Por volta do meio-dia, o bispo diocesano Dom Mariano Manzana irá à Escola de Artes fazer a bênção dos alimentos e em seguida será servido o almoço.

CELEBRAÇÕES NO DIA DA PADROEIRA:

Serão celebradas sete missas no dia da Padroeira. A primeira será celebrada de 2h, com a chegada da Procissão da Luz, na Matriz de São Manoel.

Na Catedral serão celebradas missas às 5h, 6h30, 8h, 10h (Missa Solene da Festa, presidida pelo Bispo Dom Mariano Manzana) e 14h. A última missa será celebrada às 15h30, no Mosteiro de Santa Clara.

MISSAS-

2h – Missa na Igreja Matriz de São Manoel (após a Procissão da Luz)

5h – Missa na Catedral de Santa Luzia

6h30 – Missa na Catedral de Santa Luzia

8h – Missa na Catedral de Santa Luzia

10h – Missa Solene (Presidida por Dom Mariano Manzana – Catedral de Santa Luzia)

14h– Missa (Catedral de Santa Luzia)

15h30 – Missa no Santuário de Santa Clara

17h – Procissão de Encerramento com saída da imagem de Santa Luzia do Santuário de Santa Clara, no bairro Dom Jaime, até à Catedral

– Solenidade de Encerramento

Acompanhe nossa cobertura pela Rádio Rural de Mossoró – AM -990 KHZ e FM 105