Foto: WSL

Em uma final histórica, que valia o caneco, o potiguar de 25 anos conquista o primeiro título mundial da sua carreira! Gabriel Medina, que buscava o tricampeonato, fecha o ano com o vice.

Ítalo Ferreira é o campeão mundial de 2019 com vitória sobre Gabriel Medina no Billabong Pipe Masters no maior palco do esporte e vai levar o troféu de campeão do World Surf League Championship Tour para Baía Formosa, no Rio Grande do Norte. O Brasil é tetracampeão mundial e Ítalo é o primeiro nordestino a ser o melhor surfista do mundo.

Foto: WSL

A espera chegou ao fim de forma épica. Na briga pelo título mundial de 2019, Ítalo Ferreira e Gabriel Medina foram ao limite. E, na decisão da etapa derradeira do circuito, foi o potiguar quem levou a melhor para entrar para a história. Em Pipeline, Ítalo bateu Medina na grande final para conquistar seu primeiro título mundial. Ao levantar o troféu no Havaí, cravou seu nome no rol de campeões e barrou o rival no sonho do tricampeonato.

Das sete vezes que Ferreira e Medina se confrontaram, o potiguar venceu cinco baterias. Italo Ferreira barrou até o ‘Mr. Pipeline’ Kelly Slater com dois tubaços para seguir na busca do título mundial.

A briga pelo título se estendeu ao limite. Depois de sete dias de espera por boas ondas, Ítalo e Medina enfileiraram os rivais até a final em Pipeline. Foi Ítalo Ferreira quem abriu a bateria decisiva – e da melhor forma possível. Com um belo tubo, o potiguar cravou 7.83 e jogou toda a pressão para o lado rival. E não quis esperar pela resposta: logo na sequência, emendou mais um tubo, fez 6.17 e deixou Medina em combinação. Em busca da reação, o bicampeão garantiu a primeira boa nota da mesma forma, com um tubo, marcando 7.77.