Partido que Bolsonaro tenta criar aproveitou documento de legenda rival

Foto: Reprodução

O Aliança pelo Brasil, partido que Jair Bolsonaro tenta tirar do papel, usou o estatuto do Democratas (DEM) como base para elaborar o documento com as suas diretrizes de atuação. A análise das propriedades da versão do texto que estava disponível no site da nova agremiação tinha como título “Partido Democrata”. No campo autor, aparecia “PFL” (antigo nome do DEM).

Os dois textos possuem ainda algumas semelhanças. Por exemplo, ao tratar dos procedimentos para filiação, o Aliança diz: “Poderão filiar-se à Aliança os eleitores em pleno gozo dos seus direitos políticos que se proponham a aceitar, respeitar e difundir fielmente as diretrizes do programa fundador e os preceitos deste Estatuto.” Já o estatuto do Democratas afirma: “Poderão filiar-se ao Democratas eleitores que, em pleno gozo dos seus direitos políticos, aceitarem o seu Programa e o seu Estatuto…”.

Em 18 de dezembro, o Aliança colocou uma nova versão do estatuto em seu site sem os rastros que indicavam o uso do documento do DEM como base.

(Por Sérgio Roxo)