Via Wllana Dantas

O Bloco do Magão está preparando uma novidade para o Carnaval 2020 em Caicó. Este ano o bloco de rua completa 40 anos de história e trará um repertório diferenciado ao ritmo das marchinhas carnavalescas, sem esquecer de outras novidades que estão sendo planejadas para comemorar as quatro décadas de animação.

O carnavalesco Ronaldo Sales, “o Magão” já está nos últimos ajustes dos bonecos gigantes que abrem o bloco que arrasta multidões no 3º maior Carnaval do Nordeste. A história do  Bloco do Magão começou com outro nome, onde era chamado de Bloco do Lixo, depois veio a se chamar Ala ursa do poço de Santana.

A finalidade era criticar, pois quem fazia o bloco do lixo era desconsiderado. Então começou nos anos 80 como um protesto para tratar sobre o abandono do poço de Santana, que foi a primeira fonte de água da cidade e de lá para cá nunca mais parou.

Na década de 90 o projeto começou a crescer e as pessoas passaram a apelidar de bloco do Magão. Foi daí que começou a fazer bonecos com o rosto do Magão e ficou popularmente conhecido por esse nome.