Por Pedro do Coutto

Os dados são do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e serviram de base para reportagem de página inteira da edição de ontem da Folha de São Paulo. O IVC, antes da mudança, chamava-se Instituto Verificador de Circulação. Mas agora, com o extraordinário avanço do meio digital, alterou sua denominação. O crescimento registrado é superexpressivo, principalmente porque o crescimento percentual é várias vezes superior ao crescimento da população brasileira. Falei em população e acrescento que isso deve ser levado em conta quanto ao crescimento do Produto Interno Bruto, no cálculo da renda per capita.

A Folha de São Paulo, no ano passado, liderou o volume mensal da comunicação impressa, registrando 328 mil exemplares contra 323 mil de O Globo e 242 mil de O Estado de São Paulo.

LEITORES DIGITAIS – No universo digital a FSP registrou um acesso de 236 mil leitores, seguida de O Globo, com 223 mil, e de O Estado de São Paulo, 141 mil. Com base nesses números tem-se uma ideia de como está crescendo o mercado digital. Porque os números comparam a circulação de unidades impressas com os meios digitais. Mas essa comparação só pode ser feita pelos proprietários dos jornais nas bancas e assinaturas.

Enquanto isso, país a fora multiplicam-se os sites e as redes sociais, cujo acesso evidentemente é muito mais difícil de medir porque a quantidade de informações veiculadas diariamente através das redes sociais eleva-se a um altíssimo número de mensagens. Porém, com base nos índices de crescimento do universo digital apontado pela Folha, pode se fazer uma ideia do avanço da comunicação projetada nas telas modernas dos computadores.

REDES SOCIAIS – Uma viagem que supera milhões de passageiros nas redes sociais à disposição geral. É verdade que os jornais citados na pesquisa possuem também acessos gratuitos e aqueles pagos. A comunicação gratuita não abrange todas as matérias publicadas.

Mas os números revelados pelo IVC são extremamente importantes para avaliação de um mercado que se expande de forma acelerada. O fato do índice de crescimento superar a taxa demográfica acentua nitidamente uma procura intensa e permanente pelas informações e opiniões que gravitam no espaço da comunicação.