A Aduana chinesa (GACC), órgão responsável pela sanidade vegetal e animal) publicou nesta quinta-feira (22) autorização para a importação de melão do Brasil. Hoje, segundo o Presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Luiz Roberto Barcellos, só o melão gera mais de 40 mil empregos e a expectativa é que sejam criados 10 mil empregos diretos e milhares indiretos nos próximos três anos.

“A expectativa é muito positiva. A China produz 20 vezes mais melão que o Brasil. E se a gente pensar que podemos pegar 10% desse mercado, já teremos que triplicar a nossa área. Então, nós temos condições de durante os próximos 5 anos, dobrar essa geração de emprego”, destacou Luiz Roberto.

Presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura, na Câmara Federal, o deputado Beto Rosado (PP) esteve em Xangai, na China, ao lado da ministra da Agricultura Tereza Cristina e comitiva brasileira, onde participou das tratativas do acordo de comercialização do melão brasileiro para o oriente. O acordo entre Brasil e China foi fechado em novembro.

“Fico imensamente feliz de ter participado ativamente na realização de um sonho de mais 15 anos dos potiguares que agora tornou-se realidade”, alegrou-se Beto com a notícia.