Via Blog do BG

Morreu, aos 78 anos de idade, neste domingo (26) o economista Marcos César Formiga, que foi prefeito de Natal entre 1983 e 1986, por indicação do então governador José Agripino.

Marcos César formiga vinha lutando contra problemas pulmonares, mas não resistiu nesse domingo. Ele deixa a viúva Celina, os filhos Marcelo, Daniela e Gabriela Formiga.

Biografia e História

Filho de Zenóbio de Almeida Ramos e Nair Formiga Ramos, Marcos César Formiga foi uma grandes quadros da política estadual dos anos 80-90.

Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1965 com pós-graduação em Economia pelo ISVE em Roma e Nápoles em 1968 e pós-graduação em Planejamento Econômico pela CEPAL em Santiago no mesmo ano. Filiado à ARENA foi Secretário de Planejamento do Rio Grande do Norte durante os governos de Cortez Pereira e Tarcísio Maia (1971-1979) e foi nomeado diretor da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU) em 1980 ocupando o cargo por dois anos.

Nomeado prefeito de Natal dentre os quadros do PDS pelo governador José Agripino Maia (1983-1986) foi o último alcaide biônico da capital potiguar. Nas eleições municipais de 1988, disputou o comando da Prefeitura de Natal pelo PL, tendo o jornalista Felinto Rodrigues Neto, do PTB, como candidato a vice-prefeito, entretanto obtiveram o quarto lugar, perdendo a disputa para Wilma Maia(PDT), Henrique Eduardo Alves(PMDB) e Waldson Pinheiro(PDT).

Foi eleito suplente de deputado federal pelo PFL em 1986 e efetivado após a eleição de Wilma de Faria para a prefeitura de Natal em 1988,[1] figurou de novo como suplente pelo PL em 1990, exercendo o mandato no período em que Aluizio Alves foi Ministro da Integração Regional[2] no governo Itamar Franco.