Por Valor Investe

Fim de mistério. Em seu primeiro encontro de 2020, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) cortou nesta quarta-feira (5) de 4,5% para 4,25% ao ano a meta para os juros básicos (Selic). A decisão foi unânime. Em comunicado, o BC sinalizou para o fim do ciclo de cortes iniciado em julho de 2019.

“O Copom entende que o atual estágio do ciclo econômico recomenda cautela na condução da política monetária. Considerando os efeitos defasados do ciclo de afrouxamento iniciado em julho de 2019, o Comitê vê como adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária. O Comitê enfatiza que seus próximos passos continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação, com peso crescente para o ano-calendário de 2021″, informou a autoridade monetária.

Bem como em sua reunião anteriores, o Copom deixou escrito que os dados atuais sinalizam para a “continuidade do processo de recuperação gradual da economia brasileira”. Reiterou também o futuro da política monetária segue “dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação”.

Trata-se do quinto corte consecutivo promovido na taxa referencial brasileira. Esse ajuste, no entanto, foi em dose menor que os anteriores. A Selic vinha descendo 0,5 ponto percentual por reunião do Copom. Com a decisão, a Selic renova o seu piso histórico, indo ao seu menor nível desde que a implementação do regime de metas para inflação no Brasil, em 1999