Um grande picadeiro

Dá para levar a sério um presidente que recorre a um humorista para dar entrevista em seu lugar como sinal de deboche à mídia nacional? Bolsonaro usou Márvio Lúcio, o Carioca, para dar entrevistas na saída do Palácio da Alvorada, na última quarta-feira. No momento em que apoiadores aguardavam para cumprimentar o presidente, o humorista desceu de um dos carros do comboio presidencial antes de Bolsonaro, fantasiado de presidente.

Ele tocou um minitrompete e cumprimentou os simpatizantes. Em seguida, tentou distribuir bananas para a imprensa. A cena era uma alusão a duas ocasiões em que o presidente ofendeu jornalistas que faziam perguntas a ele no Alvorada, cruzando os braços, em um gesto conhecido como “dar uma banana”. Ao parar em frente ao púlpito de entrevistas, o comediante perguntou se os jornalistas tinham perguntas a fazer.

Os jornalistas questionaram se Bolsonaro havia pedido que ele falasse com a Imprensa e Carioca disse que se tratava de um “show de humor”. Comendo a fruta, o humorista ainda insistiu se alguém faria perguntas a ele: “Aproveita!”. Diante do silêncio da imprensa, ele começou a se retirar, mas Bolsonaro chegou e o chamou. Quando os dois se aproximaram da imprensa, Bolsonaro foi questionado sobre o PIB, que cresceu apenas 1,1% em 2019, resultado pior que nos dois anos anteriores.

Bolsonaro estimulou que o humorista respondesse em seu lugar. “Presidente Bolsonaro, o senhor falará sobre o PIB?” Bolsonaro, em direção a Carioca, respondeu: “Pergunta o que é PIB. O que é PIB?” Carioca: “O que é PIB? (isso é com o) Paulo Guedes, Paulo Guedes…”. Jornalista: “A pergunta é para o presidente, não para o senhor”. Bolsonaro, sempre para Carioca: “Posto Ipiranga”. Carioca: “Posto Ipiranga”. Bolsonaro: “(Pede) Outra pergunta”. Carioca: “Outra pergunta, outra pergunta”. Jornalista: “Presidente, comenta o PIB conosco”. Carioca: “Mas é o Paulo Guedes, é Economia…”. O humorista ainda insistiu para que os jornalistas fizessem outra pergunta, mas percebendo que as respostas não viriam de Bolsonaro, os profissionais de imprensa não fizeram nenhuma. Bolsonaro então se dirigiu aos apoiadores e disse que seria exibido na TV Record um programa com ele.

Bolsonaro postou o momento nas redes sociais, sob o título “Bolsonabo no Alvorada”. Tudo isso assusta os mais desavisados? É no mínimo surreal, mas mostra também que o Governo Bolsonaro se transformou num grande picadeiro.

Magno Martins