A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, está preparada para a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1. A campanha vai iniciar nesta segunda-feira (23) e deve ocorrer até o dia 22 de maio, tendo o dia Dia D de mobilização nacional em 9 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município. A estimativa do Ministério da Saúde é que 95.557 mossoroenses, que estão no grupo prioritário, sejam imunizados na cidade.

O Ministério da Saúde definiu os seguintes grupos prioritários para recebem a vacina trivalente, que protege contra os tipos de Influenza A (H1N1 E H3N2) e Influenza B: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde,  gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), professores, indivíduos de 55 a 59 anos, indivíduos com 60 anos ou mais, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especais, população privada da liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, forças de segurança e salvamento.

A Campanha Nacional contra Influenza vai ocorrer em três fases. A primeira inicia no dia 23 de março para indivíduos exclusivamente de 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A segunda começa no dia 16 de abril para professores, forças de segurança e salvamento, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A terceira etapa inicia no Dia D de mobilização nacional, 09 de maio, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, indivíduos de 55 a 59 anos, população privada da liberdade e funcionários do sistema prisional.