Terminou nesta quarta-feira (6 de maio), o prazo para os eleitores realizarem alistamento (primeiro título), transferência ou regularização da situação eleitoral. Pela primeira vez, de forma inédita, a Justiça Eleioral realizou o trabalho de forma remota para evitar a aglomeração de pessoas em virtude da Covid 19.

Desde o dia 22 de abril, quando começou o alistamento remoto, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte registrou o preenchimento de 44.375 mil formulários. Perto do prazo final, alguns eleitores enfrentaram dificuldades devido aos milhares de acessos simultâneos ao site. Só no último dia foram mais de 14 mil solicitações.

Os servidores e colaboradores do TRE-RN, respeitando às medidas de segurança sanitárias, trabalharam em casa ou nos Fóruns Eleitorais do Rio Grande do Norte sem atendimento presencial. É deles a responsabilidade de analisar os requerimentos, efetuar diligências, tramitar os pedidos pelo sistema eleitoral, realizar atendimentos por e-mail e responder dúvidas dos eleitores pelo telefone.

Terminado o prazo, os servidores continuarão analisando os pedidos. Se necessário, entrarão em contato com os eleitores pelo e-mail ou telefone fornecidos, a fim de que, eventualmente, seja prestada alguma informação ou complementada documentação.