Apenas 5 cidades dentre 154 com mais de 200 mil habitantes no país não registraram mortes pelo novo coronavírus até esta sexta-feira (15). São elas: Colombo (PR), Ipatinga (MG), Pelotas (RS), Ponta Grossa (PR) e Ribeirão das Neves (MG).

A Covid-19 já se espalha por 2.964 das 5.570 cidades brasileiras e matou mais de 14 mil pessoas em pelo menos 1.086 delas. Mas a maior concentração da doença ainda está nos municípios maiores: 73% dos casos e 78% das mortes foram confirmados onde há vivem de 200 mil cidadãos.

Como em todo o Brasil, os números de casos da Covid-19 têm avançado nos municípios que ainda não tiveram mortes – e pode ser ainda maior do que os já registrados, em razão da falta de ampla testagem.

Em Pelotas, cidade da universidade federal que tem feito a maior pesquisa do país sobre prevalência da Covid-19 na população, foram testadas ao todo 2,3 mil pessoas, sendo 1,5 mil em razão do estudo. No momento, os pesquisadores consideram que, para cada caso confirmado, há outros nove de Covid no Rio Grande do Sul.

Mesmo considerando a possível subnotificação de casos, com exceção de Colombo, as cidades retratadas nesta reportagem não registraram até agora enterros acima da média. E os hospitais não estão perto da lotação. Em comum, esses municípios adotaram medidas de distanciamento social. No entanto, ao menos três deles já começaram a relaxar as medidas.

Colombo (PR): 28 casos, 304 testes realizados
Suspendeu aulas e eventos e reduziu horário de funcionamento do comércio;

Ipatinga (MG): 27 casos, 924 testes realizados (PCR)
Suspendeu aulas e eventos e reduziu horário de funcionamento do comércio. Semanas depois, permitiu a reabertura de shoppings, mas foi impedida pela Justiça

Pelotas (RS): 35 casos, 2.300 testes realizados
Suspendeu aulas e eventos e reduziu horário de funcionamento do comércio

Ponta Grossa (PR): 27 casos, 307 testes realizados
Suspendeu aulas e eventos. Reduziu horário de funcionamento do comércio e criou um rodízio – cada dia semana um grupo de lojas pode abrir.

Ribeirão das Neves (MG) 22 casos, 406 testes realizados
Medidas para evitar aglomerações e obrigatoriedade no uso de máscaras. Há mais de 20 dias permitiu a reabertura do comércio.

G1