Um decreto publicado neste sábado (23) autoriza a reabertura e funcionamento de igrejas e templos religiosos no Rio Grande do Norte, que estavam suspensas desde o dia 20 de março em virtude da pandemia do Novo Coronavírus.

Para o funcionamento dos espaços religiosos, foi determinado recomendações sanitárias e de orações individual. No decreto, as pessoas devem respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metros e frequência simultânea de até 20 pessoas. A higienização regular dos ambientes e dos equipamentos de contato também foi estabelecida para reabertura.

É obrigatório a utilização de máscaras de proteção, industriais ou caseiras, pelos frequentadores e funcionários durante todo o tempo em que permanecerem no estabelecimento.

A publicação em Diário Oficial também condiciona o funcionamento dos centros religiosos a “priorização do afastamento” de pessoas colaboradoras da igreja, que pertençam ao grupo de risco da nova doença, como idosos, hipertensos e diabéticos. As igrejas, templos e espaços também ficam autorizadas a transmitir missas e cultos pela internet, desde que sigam as recomendações sanitárias.