O processo de pacificação entre Jair Bolsonaro e o Grupo Globo chegou ao fim na sexta-feira (19), no café da manhã com correspondentes estrangeiros no Palácio do Planalto. Ao afirmar que Miriam Leitão – comentarista no Bom Dia Brasil e apresentadora na GloboNews – foi presa na época da ditadura quando estava a caminho da Guerrilha do Araguaia e teria mentido sobre a tortura sofrida quando estava grávida, o presidente gerou forte reação do clã Marinho. Na edição desta sexta-feira (19) do Jornal Nacional, nota lida por Renata Vasconcellos durante três minutos e meio foi um contra-ataque incisivo. “Essas afirmações do presidente causam profunda indignação e merecem absoluto repúdio. Em defesa da verdade histórica e da honra da jornalista Miriam Leitão, é preciso dizer com todas as letras que não é a jornalista quem mente.”
20
jul

No cerco a Toffoli…

Postado às 16:00 Hs

O Tribunal de Contas da União enviou nesta sexta (19) ao Supremo resposta a questionamento do ministro Dias Toffoli sobre os procedimentos da corte diante de dados sigilosos fornecidos pela Receita ou pelo Coaf.
Em memorando elaborado pela Secretaria de Estratégias de Controle para o Combate a Fraude e Corrupção, o órgão diz que “segue a lei” ao gerenciar informações sigilosas enviadas pela Receita e que nunca utilizou dados do Coaf para investigações.
A corte reforçou que não teve prejuízo diante da decisão de Toffoli de travar ações com base em informações sigilosas obtidas sem o aval da Justiça.(Folha de S.Paulo)

Levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) referente às despesas com a folha de pessoal aponta que 91 (54,5%) dos 167 municípios do Rio Grande do Norte ultrapassam os limites de gastos salariais previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Dados do primeiro quadrimestre (janeiro/abril) do ano mostram, segundo o TCE, que 69 municípios (36,5%) estão gastando com pessoal acima do limite legal, que é de 54% da Receita Corrente Líquida (RCL), chamando a atenção para o caso de Pureza, no Vale do Ceará Mirim, que compromete 92,4% de sua receita líquida com a folha de pagamento dos servidores públicos.

Mais abaixo aparecem os municípios de Bento Fernandes e Touros, no litoral norte, com 73.47% e 73,16% respectivamente, seguidos de Itaú, na região Oeste, com 71,15%; Senador Georgino Avelino, no litoral sul, com 69,94% e Cerro Corá, na região do Seridó, que gasta 69,88% da receita líquida com salários do funcionalismo público.

De acordo com os dados do TCE, dez municípios estão acima do limite prudencial, que é de 51,3%, enquanto 12 ultrapassam o limite de alerta, cujo índice é de 48,6%. Portanto, são 76 os municípios (45,5%) que estão abaixo do limite de alerta em relação ao comprometimento da receita líquida com a folha de pessoal.

TN

O Centro de Detenção Provisória de Apodi está implantando um projeto piorneiro no sistema prisional do Rio Grande do Norte, denominado ´Tocando a Liberdade´ e com objetivo da ressocialização de internos através da cultura.

O projeto prevê aulas práticas de música e composição, e conta com 10 internos inscritos e inicialmente contará com aulas de violao, conduzidas pelo músico local Israel de Souza, membro da Igreja Adventista do 7º Dia de Apodi, que se voluntariou para as oficinas ministradas nas instalações do CDP.

A iniciativa foi apresentada ao titular da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap/RN), Pedro Florêncio, e conta com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Apodi.

O secretário estuda a possibilidade de institucionalizar o projeto, ampliando para outras unidades prisionais.
O diretor do CDP, Márcio Morais explica que os internos interessados foram selecionados de acordo com o comportamento e ligação com a música ou cultura. “Compramos cinco violões para dar início ao trabalho, mas outros instrumentos musicais vão ser adquiridos para fortalecer as atividades musicais das oficinas. Se alguém tem algum instrumento musical em casa sem ser utilizado e desejar doar para o nosso projeto, será bem vindo”, comentou Márcio Morais.

A unidade de Apodi é referência em projetos de ressocialização, com iniciativas reconhecidas em todo o estado, como: “Valendo a liberdade”, “Varrendo a violência empregando a paz”, “Construindo a liberdade”, “Educando para a liberdade”, além do “Tocando a liberdade”.

Fonte: Blog do BG

Por Veja

Os nove governadores do Nordeste assinaram, na noite desta sexta-feira, 19, uma carta em que repudiam uma declaração do presidente Jair Bolsonaro que dá a entender que irá retaliar o estado do Maranhão, governado por Flávio Dino (PCdoB).

O áudio vazado não é claro, mas, em café da manhã com jornalistas da imprensa internacional, Bolsonaro parece dizer ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que Flávio Dino é “o pior”. Sem perceber que seu microfone já estava ligado, o presidente dá um ultimato a Lorenzoni: “Tem que ter nada com esse cara”.

Flávio Dino postou o vídeo e criticou o presidente da República, que teria usado a expressão ‘governadores de Paraíba’ antes de citar o governador do Maranhão.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), divulgou a íntegra do documento em seu perfil no Twitter. “Nós governadores do #Nordeste recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais. Aguardamos esclarecimentos e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia”, diz

Na carta, os governadores dizem que buscam “manter produtiva relação institucional com o governo federal” e ressaltam que “o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população”.

Além de Flávio Dino e Rui Costa, assinam o documento os governadores Renan Filho (MDB-AL), Camilo Santana (PT-CE), João Azevêdo (PSB-PB), Paulo Câmara (PSB-PE), Wellington Dias (PT-PI), Fátima Bezerra (PT-RN) e Belivaldo Chagas (PSD-SE).

20
jul

Pacote de Paulo Guedes

Postado às 10:15 Hs

Reunidos com o ministro Paulo Guedes (Economia), nesta sexta (19), no Rio, industriais de diferentes setores ressaltaram que a ideia de eliminar os impostos que incidem sobre a folha de pagamentos é boa, mas que será necessário encontrar uma saída para compensar a cumulatividade.

A proposta do secretário da Receita, Marcos Cintra, é criar a chamada Contribuição Previdenciária, que seria cobrada sobre transações bancárias e comerciais. Como incidiria sobre todos, haveria acúmulo na fabricação de produtos que têm cadeia de produção longa. Guedes prometeu buscar saídas.

O ministro informou empresários de que anuncia nos próximos dias a simplificação do chamado Bloco K e do E-social, dois sistemas de informação ao Fisco que dão dor de cabeça a empreendedores. A simplificação está pronta, disse Guedes.

Apesar de choques públicos com parte da indústria, o ministro afirmou que quer estreitar relações e passar as reuniões com os industriais, hoje trimestrais, para a cada dois meses.

Painel – Folha de S. Paulo – Por Daniela Lima

Jair Bolsonaro teve tempo para falar de muita coisa na cerimônia que marcou os 200 dias de seu governo. Reclamou do filme “Bruna Surfistinha”, reforçou a campanha para dar uma embaixada ao próprio filho e fez piada com a gravata rosa do presidente do Senado. Em mais um balanço de seus primeiros meses no cargo, o presidente se ocupou de sua caçada ideológica tacanha e de outros desatinos. “Acho que eu falei um pouco demais”, admitiu, no fim. Não achou um minuto, porém, para apontar soluções para os tropeços da economia. As prioridades estapafúrdias de Bolsonaro e sua própria vacilação diante das propostas da equipe do governo embaçam as perspectivas de recuperação. Enquanto o time econômico busca um canudinho para respirar embaixo d’água com o dinheiro do FGTS, o presidente parece mais preocupado em procurar espaços para sua família no poder.
20
jul

Informes

Postado às 9:45 Hs

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) entregará, na próxima terça-feira (23), cerca de R$ 2 milhões em viaturas e equipamentos para a Polícia Civil do Estado através de convênios firmados com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Ao todo, serão 30 automóveis e nove motocicletas e diversos equipamentos. O objetivo do convênio entre Sesed e Senasp é a estruturação das delegacias responsáveis pela investigação de homicídios de Natal e Mossoró, além das distritais de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Ceará Mirim, visando o controle e a redução dos índices de violências e de crimes praticados nessas áreas.
20
jul

@@@ O dia de Hoje na História… @@@

Postado às 6:36 Hs

20 de julho:
Dia do Amigo
Chegada do homem à Lua em 1969.
Dia de Padre Cícero e  dia dos Santo Aurélio e Santo Elias.
Nesta data em:

1897 – É fundada a Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.
1953 – O Conselho Económico e Social das Nações Unidas torna a UNICEF uma agência permanente.
1969 – Neil Armstrong, comandante da Apollo 11, torna-se o primeiro homem a pisar na Lua.

Nasceram neste dia…

1304 – Francesco Petrarca, poeta italiano (m. 1374).
1873 – Alberto Santos Dumont (na imagem), inventor e aviador brasileiro (m. 1932).
1919 – Edmund Hillary, alpinista e explorador neozelandês (m. 2008).

Morreram neste dia…

1908 – Dimítrios Vikélas, escritor grego (n. 1835).
1955 – Calouste Gulbenkian, mecena e colecionador de arte armeno-britânico (n. 1869).
1973 – Bruce Lee, ator sino-norte-americano (n. 1940).

2005 – James Doohan, ator canadense, famoso por interpretar Scotty, em Star Trek (n. 1920).

2007 – Antônio Carlos Magalhães, político brasileiro (n. 1927).

2007 -Nélio Dias, deputado federal pelo Rio Grande do Norte e presidente do Partido Progressista (n.1945).

2008 – Célio de Castro, político brasileiro, ex-prefeito da cidade de Belo Horizonte (n.1932).

2010 – Rafael Mascarenhas, músico brasileiro, filho da atriz Cissa Guimarães (n. 1991).

2012 – José Hermano Saraiva, célebre professor e historiador português (n. 1919).

2014 – Álex Angulo, ator espanhol (n. 1953)

2017 — Chester Bennington, vocalista norte-americano (n.1976).

19
jul

Volta às aulas…

Postado às 18:45 Hs

Foto: Anastácia Vaz
Mais de 40 mil estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) voltam às aulas nesta segunda-feira, 22, quando começa período letivo 2019.2. Os estudantes da UFRN estão distribuídos entre a educação infantil, técnica, graduação e pós-graduação. Neste semestre, ingressam 2.733 novos estudantes na graduação, sendo 2.284 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 217 para preenchimento de vagas residuais, 40 do curso de Letras Libras e 192 do reingresso de 2º ciclo. Os ingressantes do Sisu que tiveram os cadastros efetivados até 15 de julho devem confirmar vínculo na primeira semana de aula, entre os dias 22 e 26, para assegurar o interesse e a disponibilidade de frequentar as aulas e demais atividades acadêmicas.

Quem disse que o prefeito de Natal Álvaro Dias não tinha experiência administrativa ‘quebrou a cara’. O gestor chegou ‘devagarinho’ aumentou o ritmo de trabalho e logo, logo tornou-se popular e conhecido em todos os recantos da cidade. Hoje, enfrentá-lo numa disputa para prefeito da Capital do Estado é um osso duro de roer. Dias se apresenta como franco favorito para o pleito de 2020. Até agora não pareceu um candidato que ameace sua reeleição. Favoritismo esse demostrado através de pesquisas. Sua gestão já tem mudado a cara de Natal. São várias obras para tão pouco tempo de gestão.

Fonte: Robson Pires

19
jul

Aposentadorias aumentaram no Governo do RN

Postado às 16:44 Hs

O Rio Grande do Norte tem mais de 106 mil servidores entre ativos e inativos, e um enorme desequilíbrio na folha de pagamento. Somente este ano, entre janeiro e julho, foi registrada uma diminuição de 1,22% de vínculos ativos, 635 servidores a menos na ativa e 624 registros a mais na lista de inativos (entre aposentados e pensionistas). Os inativos compõem 51,2% do extrato de pagamentos do total da folha, enquanto os ativos, contam 48,7%, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Administração. No Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern) até esta quinta-feira, 18, mais 525 processos estão em tramitação para aposentadorias da administração direta e indireta. Nas secretarias, é alto o número de requisições de documentos para dar entrada nas aposentadorias. Somente na Educação e na Saúde, duas pastas com grande número de servidores, há 1.965 pessoas que solicitaram documentação de olho nas aposentadorias: 1.500 na Secretaria de Educação e 465 na Secretaria de Saúde.
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (19) que o governo não vai criar novos impostos e destacou que Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) não será recriada. Ele deu a declaração em café da manhã com jornalistas de agências internacionais no Palácio do Planalto. “Não criaremos nenhum novo imposto. A reforma [tributária] que está tramitando lá é do Parlamento, não é nossa. Conforme explanado na última reunião de ministros, nós queremos fazer uma reforma tributária e mexer com os impostos federais apenas.
19
jul

Novidades

Postado às 14:27 Hs

Depois do sucesso do Rock Day, Cervejaria Cabocla anuncia novidades na música e gastronomia

Depois do sucesso do Rock Day, realizado neste último final de semana, a Cervejaria Cabocla já planeja um evento para agosto, desta vez com muito samba para os mossoroenses e quem mais aportar pela cidade.

No Dia Mundial do Rock, foram as bandas Radio Moscou, Leão do Mar e Vinny Fist que entraram pela noite levando música da melhor qualidade para o público, que também aproveitou para degustar as três modalidades de cervejas produzidas pela Cabocla.

Mossoró hoje conta com quatro cervejarias artesanais, que elaboram suas bebidas em um processo especial e mais cuidadoso, diferente das cervejas tradicionais produzidas por empresas de grande porte, que têm o objetivo de abastecer o mercado em larga escala.

Outra importante diferença é que cervejas industrializadas utilizam por volta de 60% de malte, enquanto os 40% restantes correspondem a outros tipos de cereais, reduzindo assim o custo de produção. As cervejas especiais têm mais malte e lúpulo, privilegiam sabor e aroma e, para isso, necessitam de períodos mais longos de maturação em relação às convencionais.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (18), em sua conta oficial no Twitter, que sancionou a lei que obriga a inclusão, no censos demográficos, de informações específicas sobre pessoas com autismo. Atualmente, não existem dados oficiais sobre as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no Brasil. “Atendendo à necessidade da comunidade autista no Brasil e reconhecendo a importância do tema, sancionamos hoje a Lei 13.861/2019 que inclui dados específicos sobre autismo no Censo do IBGE. Uma boa tarde a todos!”, tuitou Bolsonaro.
19
jul

Fezinha

Postado às 8:33 Hs

Eita de novo…

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.170 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta (17) em São Paulo. O prêmio acumulou.
Veja as dezenas sorteadas: 10 – 21 – 24 – 36 – 38 – 51.
A quina teve 79 apostas ganhadoras; cada um receberá R$ 28.962,87. Já a quadra teve 4.697 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 695,90.
O prêmio está acumulado em R$ 22 milhões.

19
jul

@@@ O dia de Hoje na História… @@@

Postado às 6:39 Hs

19 de julho:
Dia da Caridade.
Dia Nacional do Futebol.
Dia da Junta Comercial.
Dia de São Serafim, São Símaco e São Arsênio.
Nesta data em:

711 – Forças muçulmanas comandadas por Tariq ibn Ziad derrotam os visigodos liderados pelo rei Rodrigo.
1799 – As tropas de Napoleão encontram a Pedra de Roseta, que serviria de chave para a decifração dos hieróglifos egípcios.
1870 – Guerra franco-prussiana: a França declara guerra à Prússia.

Nasceram neste dia…

1834 – Edgar Degas, pintor impressionista francês (m. 1917).
1934 – Francisco Sá Carneiro, político português (m.1980).
1947 – Brian May, guitarrista britânico.

Morreram neste dia…

1838 – Pierre Louis Dulong, físico francês (n. 1785).
1965 – Syngman Rhee, político sul-coreano (n. 1875).
2008 – Dercy Gonçalves (na imagem), atriz e humorista brasileira (n. 1905).

2009 – Gilberto Mestrinho, político brasileiro.

2009-  Frank McCourt, escritor dos Estados Unidos.

2014 -Rubem Alves, psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro (n. 1933).

2014 – James Garner, ator norte-americano (n. 1928).

2014 – Skye McCole Bartusiak, atriz estadunidense (n. 1992).

2017 — Paulo Sant’Ana, cronista e escritor brasileiro (n. 1939).

Mais de 11 mil famílias solicitaram desligamento voluntário do Bolsa Família em 2019, segundo o Ministério da Cidadania. Geralmente, o cancelamento do benefício é pedido quando beneficiário consegue um emprego formal. O programa atende cidadãos em situação de pobreza e de extrema pobreza e inclui famílias com renda por pessoa entre R$ 89,01 e R$ 178 mensais, desde que tenham crianças ou adolescentes de até 17 anos.
jul 20
sábado
21 37
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
19 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5790842 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram