22
set

Pesquisas…

Postado às 18:30 Hs

Mais uma pesquisa FIERN/CERTUS vai ser divulgada nesse domingo, amanhã, (23), a partir das 7 horas, no Twitter da Federação das Indústrias do Estado do RN, conforme já publicamos.

O Instituto SETA divulgará uma outra na segunda feira (24).

Na próxima segunda-feira (24), às 8h30, no auditório do Centro Universitário do RN (UNI-RN) em Natal, a Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (AMARN), o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO/RN), a Associação do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (AMPERN), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e o Ministério Público Federal (MPF/RN) lançam a campanha “Unidos Contra a Corrupção” em parceria com a ONG Transparência Internacional Brasil.

22
set

Acontece

Postado às 17:55 Hs

Aquece Mossoró 2018 realiza o ‘Dia Sem Imposto’ na próxima segunda (24)

 

A 2ª edição do Aquece Mossoró continua com promoções no setor de comércio e serviços da cidade para aquecer a economia local no mês de setembro. Na próxima segunda-feira (24) lojas participantes da campanha promovem o ‘Dia Sem Imposto’, no qual é subsidiado um determinado imposto pelo empresário como forma de desconto direto no preço final do produto em itens pré-definidos.

Algumas redes de supermercado, além de lojas no segmento de móveis projetados, vestuário masculino, feminino e calçados confirmaram participação ao ‘Dia Sem Imposto’. Durante o dia da ação, um fiscal do Aquece Mossoró ficará responsável pelo acompanhamento da promoção a fim de manter total lisura na realização da promoção.

Cada loja que participar do ‘Dia Sem Imposto’ está orientada a sinalizar quais os produtos estão sofrendo a dedução do tributo que irá refletir em desconto no preço final.

O Aquece Mossoró 2018 começou no dia 15 e continua até 29 de setembro com expectativa de movimentar mais de R$ 20 milhões e reaquecer o comércio da capital do Oeste que costuma ser frio nessa época do ano.

Além das ofertas válidas durante os 14 dias de promoção, a campanha realiza também o ‘Sorteio de Prêmios’ no dia 5 de outubro com 1 carro, 1 moto e 13 smartphones para quem adquirir os cupons nas lojas participantes em compras a partir de R$ 30,00.

 

Via Carlos Santos

A quarta Pesquisa Fiern/Instituto Certus vai ser divulgada nesse domingo (23), a partir das 7 horas, no Twitter (rede social) da Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN).

O trabalho é realizado pelo Instituto Certus, que tem contrato de exclusividade com a entidade dentro desta campanha.

Fará amostragem do cenário sucessório estadual, além de abordar avaliação do Governo do Estado, Governo Federal e corrida ao Senado, entre outros aspectos.

A partir deste sábado (22), candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro não poderão ser presos, a menos que seja em flagrante. A Lei Eleitoral veda prisões nos 15 dias anteriores à eleição. Após o primeiro turno, no dia 7 de outubro, a restrição valerá apenas para os candidatos que forem disputar o segundo turno.

A Lei Eleitoral também proíbe a prisão de eleitores, mas somente cinco dias antes do pletio, ou seja, a partir de 2 de outubro, os eleitores só podem ser presos em flagrante ou para cumprir sentença condenatória por crime inafiançável. A regra vale até 48 horas após a votação.

O Artigo 236 do Código Eleitoral diz que: “Nenhuma autoridade poderá, desde cinco dias antes e até 48 horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto”.

O juiz eleitoral ou até o presidente da mesa receptora de votos pode expedir a salvaguarda em favor do eleitor que sofrer qualquer tipo de violência na sua liberdade de votar, ou pelo fato de já haver votado. Quem desrespeitar essa garantia pode ser preso por até cinco dias.

Calendário

Neste sábado deve ser divulgado o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores para o primeiro e eventual segundo turnos de votação.

Hoje é o último dia para os partidos políticos, as coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público e as pessoas autorizadas em resolução específica impugnarem os programas a serem utilizados nas eleições de 2018, por meio de petição fundamentada.

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está usando robôs (bots, no jargão técnico em inglês) para auxiliar os eleitores a tirar dúvidas sobre o pleito de outubro e sobre candidatos. Os assistentes virtuais funcionam por meio das contas do Tribunal no Twitter (@TSEjusbr) e no Facebook Messenger (@TSEJus).

Para interagir com os programas, o eleitor precisa enviar mensagens a eles. Os assistentes funcionam como “perfis” com quem o usuário dialoga. No Facebook, basta o usuário procurar o perfil do TSE e enviar uma primeira mensagem. Em seguida, aparecerão diversas opções, como “dúvidas frequentes”, “situação eleitoral”, “quitação eleitoral” e “candidatos”.

22
set

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 7:00 Hs

22 de setembro:  Dia do Contador.
Dia Mundial Sem Carros.
Dia de São Maurício
Dia do(a) Amante
Dia Nacional em Defesa da Fauna
Nesta data em:

1762 – A czarina Catarina, a Grande sobe ao trono do Império russo.
1862 – Abraham Lincoln proclama a liberdade aos escravos dos Estados Confederados da América.
1980 – Inicia-se a guerra Irã/Irão-Iraque.

Nasceram neste dia…

1791 – Michael Faraday, químico e físico britânico (m. 1867).
1958 – Andrea Bocelli, tenor e compositor italiano.
1976 – Ronaldo Nazário (na imagem), futebolista brasileiro

Morreram neste dia…

1828 – Shaka Zulu, chefe tribal Zulu e criador de inovadoras estratégias militares (n. 1787).
1897 – Antônio Conselheiro, líder religioso brasileiro do Arraial de Canudos (n. 1830).
1960 – Melanie Klein, psicoterapeuta austríaca (n. 1882).

2009 -Andréa Maltarolli, autora da telenovela brasileira Beleza Pura.

2009 -Dirce Migliaccio, atriz brasileira (n. 1933).

2010 – Jackie Burroughs, atriz, diretora e dubladora britânica (n. 1939).

2011 – Aristides Pereira, político cabo-verdiano (n. 1923).

2014 – Fernando Cabrita, futebolista e treinador de futebol português (n. 1923).

2015 – Yogi Berra, jogador de beisebol (n. 1925).

2017 – Farah Jorge Farah, médico que esquartejou uma ex-amante em São Paulo (n. 1949).

21
set

Segundo Turno no RN ?

Postado às 21:21 Hs

PESQUISA IBOPE: Levantamento aponta segundo turno pro Governo.

A pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (21) também apontou que a disputa para o Governo do Estado está indicando uma disputa no segundo turno.

Fátima Bezerra Bezerra aparece com 39%, mas a soma dos demais candidatos supera o percentual dela, o que indica que ela não atinge o total de 50% dos votos válidos mais um e que haverá segundo turno. Carlos Eduardo com 25%, Robinson Faria com 13%, Brenno Queiroga com 3% e Professor Carlos Alberto com 2% já ultrapassam o percentual da petista.


Sobre a pesquisa

A coleta dos dados da Ibope, encomendada pela InterTV Costa Branca, aconteceu entre os dias 18 e 20 de setembro com 812 eleitores de todas as regiões do estado. Ela foi calculada com margem de erro de 3% para mais ou para menos e com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo RN-08720/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR‐0811/2018.

21
set

§ § Espaço Web § A vida…

Postado às 21:14 Hs

É TUDO UM PISCAR DE OLHOS.

 

Houve um tempo que me incomodava ouvir falar de morte ou de vida após a morte, mas, à medida que os anos atingem os costados de nossa existência o homem fica mais reflexivo com relação ao seu futuro, e queda-se perguntando: Por quantos anos ainda respirarei o ar fresco da vida? Para onde irei? O que me acontecerá após a ultrapassagem da tênue barreira que divide a vida da morte?

Sim, são perguntas pertinentes, porque a morte é a única certeza plena no transcorrer de nossa trajetória humana. E a vida?… Ah! A vida não passa de uma nuvem passageira perante a escala de tempo de Albert Einstein (1879-1955).

Por falar em Einstein, qual a visão deixada pelos grandes pensadores acerca da vida?… E sobre a morte? No entendimento de Sócrates (469a.C.- 399a.C.), que já defendia, naquela época, a imortalidade da alma, o ser humano é um espírito encarnado que vive algum tempo na matéria. Acerca do tema assim ditou ele:

No mundo físico a alma se conturba e fica perdida porque está vinculada a objetos perecíveis. Mas, ao voltar-se para si mesma, vislumbra as ideias imortais que outrora conhecera. Este é o momento definido como sabedoria. Daí a necessidade do “conhece-te a ti mesmo”. Ainda segundo Sócrates, somente os que cultivarem a virtude nada temerão da vida que continuará depois da morte.

Sócrates definiu filosofia como “preparação para a morte”. Schopenhauer (1788 – 1860), na mesma linha de pensamento do filósofo grego, afirmou que a “a morte é a musa da filosofia”. Então, será a filosofia a ciência da morte?

Também houve um tempo que eu sonhava com uma vida de riqueza, poder e feitos épicos, mas a própria vida me mostrou a utopia de tudo isso, e me fez derivar para uma interpretação mais simples e objetiva para a nossa existência.

Tanto é assim que a minha filosofia se assemelha a de Ariano Suassuna ao discorrer sobre Deus e o sentido da vida: Deus para mim é uma necessidade. Se eu não acreditasse em Deus eu seria um desesperado.

Hoje eu assimilo melhor as palavras do compositor Gonzaguinha ao aconselhar, na canção, que viver e não ter a vergonha de ser feliz. Ou quando afiança que a vida é uma doce ilusão ou, ainda, que é uma gota, é um tempo que nem dá um segundo, mas que nada impede de repetirmos que ela é bonita, é bonita e é bonita!

Voltaire (1694-1778), o filósofo francês, disse: Nós nascemos sozinhos. Nós vivemos sozinhos. Nós morremos sozinhos. E qualquer coisa neste intervalo que possa nos dar a ilusão de que não estamos sós, nós nos agarramos a ela. Ao trocarmos em miúdos esse pensamento, advém a seguinte reflexão: Nascemos sem trazer nada. Morremos sem levar nada. E nesse meio tempo brigamos por coisas que não trouxemos nem levaremos.

Segura teu filho no colo, sorria e abraça teus pais enquanto estão aqui. Que a vida é trem-bala parceiro, e a gente é só passageiro prestes a partir.

E nem é preciso ser um grande pensador para descrever o sentido da existência, com gritante objetividade, como a compositora Ana Vilela na canção Trem-Bala, lembrando-nos que o interregno do nascimento à morte não passa de um piscar de olhos.

 

Fonte: JOSÉ NARCELIO – AO PÉ DA LETRA

21
set

Acontece

Postado às 20:34 Hs

Eleições simuladas acontecem amanhã (22) em 04 municípios do RN.
 

Neste sábado (22) o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) fará uma Eleição Simulada nos quatro municípios do estado, todos pertencentes à 15ª Zona Eleitoral: São José do Campestre, Serra de São Bento, Lagoa D’Anta e Monte das Gameleiras. O vice-presidente do TRE-RN e Corregedor Eleitoral, Desembargador Cornélio Alves, irá acompanhar a simulação.

Os eleitores desses municípios estão sendo convidados a colaborar com o processo que tem o propósito de testar todo o sistema eleitoral, a qualidade da identificação biométrica, o tempo médio de votação e o sistema de transmissão dos dados das urnas eletrônicas. “Será o grande teste antes de 07 de outubro. Teremos Eleições Gerais, com seis telas de votação e com 100% da biometria. A simulação vai ajudar a Justiça Eleitoral a identificar e corrigir as possíveis falhas”, disse o Desembargador Cornélio Alves.

Nos quatro municípios serão instaladas 17 urnas em quatro escolas, uma em cada sede. O TRE-RN montou uma estrutura para a recepção, coleta e transmissão de dados. Trinta e quatro mesários participarão do processo que irá escolher, de maneira simulada, os candidatos aos cargos de Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual. Eles terão nomes fictícios para a escolha dos eleitores. O horário de votação nos quatro municípios será das 8h às 15h. Assim que a votação for encerrada, os boletins de urna serão enviados pelos quatro pontos de transmissão para a sede do TRE-RN em Natal e o resultado será proclamado pelo Corregedor Eleitoral.

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (21) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o Senado no Rio Grande do Norte:

Capitão Styvenson (Rede): 27%

 Zenaide Maia (PHS): 25%

Garibaldi Filho (MDB): 21%

Geraldo Melo (PSDB): 20%

Jácome (Podemos): 13%

Alexandre Motta (PT): 5%

Magnólia (Solidariedade): 4%

Ana Célia (PSTU): 2%

Telma Gurgel (PSOL): 2%

João Morais (PSTU): 2%

Jurandir Marinho (PRTB): 2%

Levi Costa (PRTB): 1%

Napoleão (Rede): 1%

Dr. Joanilson (DC): 1%

Professor Lailson (PSOL): 1%

Branco/nulo – vaga 1: 17%

Branco/nulo – vaga 2: 28%

Não sabe/não respondeu: 27%

A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Costa Branca. É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral. No levantamento anterior, feito de 14 a 16 de agosto, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes:

Capitão Styvenson (Rede): 23%

 Zenaide Maia (PHS): 12%

Garibaldi Filho (MDB): 21%

Geraldo Melo (PSDB): 14%

Jácome (Podemos): 7%

Alexandre Motta (PT): 4%

Magnólia (Solidariedade): 2%

Ana Célia (PSTU): 4%

Telma Gurgel (PSOL): 1%

João Morais (PSTU): 2%

Jurandir Marinho (PRTB): 1%

Levi Costa (PRTB): 3%

Dr. Joanilson (DC): 1%

Professor Lailson (PSOL): 1%

Branco/nulo – vaga 1: 28%

Branco/nulo – vaga 2: 46%

Não sabe/não respondeu: 27%

Napoleão (Rede) não pontuou na primeira pesquisa.

Sobre a pesquisa (ficha técnica):

Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Quem foi ouvido: 812 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais

Quando a pesquisa foi feita: 18 a 20 de setembro. Registro no TRE: RN-08720/2018. Registro no TSE: BR‐0811/2018

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro 0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado.

Pesquisa IBOPE divulgada nesta sexta-feira (21) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo do Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT): 39% Carlos Eduardo (PDT): 25% Robinson Faria (PSD): 13% Brenno Queiroga (solidariedade): 3% Professor Carlos Alberto (PSOL): 2% Freitas Jr. (Rede): 1% Dário Barbosa (PSTU): 1% Heró Bezerra (PRTB): 1% Brancos/nulos: 11% Não sabe ou não respondeu: 5% A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Costa Branca. É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Por Andreza Matais / Estadão

A campanha do presidenciável Ciro Gomes (PDT) vai explorar em suas próximas peças pesquisas recentes que apontam o candidato como único a vencer com vantagem Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno. Coordenador da campanha de Ciro, o presidente do partido, Carlos Lupi, diz que a estratégia é tentar convencer o eleitorado, inclusive petista, de que o candidato tem hoje mais chances de “impedir o pior”. A avaliação da campanha é de que, com o discurso, podem ganhar os votos de “petistas lúcidos” que queiram ajudar a deter Bolsonaro.

O entorno de Ciro Gomes explica que os ataques ao PT não serão ideológicos, mas à gestão do candidato Fernando Haddad. A moderação será usada para não perder o apoio dos eleitores da sigla.

VALE TUDO – O desempenho de Ciro fez com que virasse alvo nas redes sociais. Pelo WhatsApp circula um meme no qual o famoso pé-frio Mick Jagger diz que vota no pedetista.

Já Marina Silva comemorou a informação do Datafolha de que os eleitores indecisos são, em sua maioria, mulheres. O entorno da candidata vê melhores chances de crescimento nessa parcela da população.

Para reverter a queda, Marina concentrará sua agenda onde teve bom desempenho nas eleições passadas, como Pará, Bahia e Pernambuco, para recuperar esses votos. A exceção é o DF, onde a equipe avalia que Jair Bolsonaro já está consolidado.

SALTO ALTO – Líder nas pesquisas, Bolsonaro não fará ajustes da campanha nessa reta final. O deputado Major Olimpio (SP) diz que o que precisava ser acertado já foi em jantar nesta semana e agora é tocar o barco. “Estamos a um Alckminzinho de vencer no primeiro turno. É coisa pouca”, provoca, citando seu rival.

Após a estagnação em 9 pontos de Geraldo Alckmin nas pesquisas, presidentes de partidos que compõem o Centro estão tendo de lidar com pedidos de candidatos ao Congresso para tirar dos santinhos a imagem do tucano.

21
set

Em Natal

Postado às 18:06 Hs

Orquestra Sinfônica da UFRN realiza novo concerto neste sábado

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (OSUFRN) realiza, no próximo sábado, 22, seu sexto concerto oficial de 2018. O evento acontecerá em duas sessões, às 18h e às 20h, na Escola de Música (EMUFRN), com regência do maestro André Muniz.
O repertório traz as obras Sinfonia nº 4, escrita em 1806, por Beethoven, e Os Pinheiros de Roma, peça do principal compositor italiano do século XX, Ottorino Respighi. O evento é gratuito e os ingressos podem ser retirados a partir da quinta-feira, 20, na coordenação de eventos da EMUFRN.
Apresentação no Vaticano
A escolha do repertório marca o início oficial das atividades da Orquestra Sinfônica, que participará da audiência geral do Vaticano, com a presença do Papa Francisco, no dia 12 de dezembro. Esta será a segunda vez que a Orquestra se apresenta internacionalmente, a primeira aconteceu em 2015, na Alemanha.

A revitalização do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo atendimento exclusivo de cerca de 75% da população brasileira, hoje estimada em 208,5 milhões de pessoas, está entre os principais desafios do próximo presidente da República, juntamente com a segurança pública e a geração de empregos. Segundo dados do Ministério da Saúde, o SUS é um dos maiores sistemas de saúde do mundo: em 2017 foram realizados 3,9 bilhões de atendimentos na rede credenciada.

Entre os procedimentos mais frequentes, ao longo do ano passado, estão, por exemplo, consulta médica em atenção básica e especializada, visita domiciliar, administração de medicamentos em atenção básica e especializada, aferição de pressão arterial e atendimento médico em UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

21
set

Revitalização

Postado às 13:43 Hs

Ação faz parte de campanha nacional que envolve alunos da Universidade Potiguar. A Casa do Estudante de Mossoró ganhará uma revitalização no próximo sábado (22/09) com recuperação da biblioteca e sala de estudos. A atividade é organizada por alunos da Escola de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, como parte da programação nacional da 14ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.
21
set

Charge: Amnésia pouca…os sem noção

Postado às 13:23 Hs

set 23
domingo
04 14
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
23 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5741712 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram