23
jan

Carnaval de Catolé 2018

Postado às 21:59 Hs

Como falamos estamos aqui divulgamos mais um roteiro de carnaval.Distante de Mossoró 145 km indo por Patu (RN 117), a cidade limítrofe Catolé do Rocha, tem um dos carnavais mais animados e tranquilos que a PARAIBA oferece, esse ano não vai ser diferente.

No final da tarde do último sábado (20) o prefeito em exercício de Catolé do Rocha (PB), Lauro Adolfo Maia Serafim, esteve na companhia da Secretária de Cultura Maria Helena Abrantes, e a Comissão Organizadora para confirmar oficialmente a realização do Carnaval de Catolé 2018 e anunciar as atrações.

De acordo com os três integrantes da Comissão Organizadora, Rodolfo Vieira, Hugo Maia e João Patrício, que falaram no início da reunião, os moldes da realização do evento segue praticamente igual ao do ano passado, com algumas mudanças somente no quesito finanças, diante da contenção de gastos da administração municipal. A segurança, um dos pontos primodiais da festa segue também como antes.

O prefeito Laurinho destacou o amor de todos que fazem a gestão pela realização da festa, uma tradição que se mantém há anos, e que se tornou o principal evento do calendário cultural do município. Disse ainda, que em virtude da grave crise financeira que vem afetando praticamente todas as prefeituras municipais do país, com as constantes quedas das receitas, tornou mais difícil o planejamento e execução do projeto Carnaval de Catolé, mas que mesmo com o pouco tempo que restou desde a sua posse [ocorrida em 10 de janeiro último], se juntou a comissão, ao secretariado e a todos que participam direto e indiretamente do evento, para correr atrás de apoios e recursos, vindos em forma de patrocínios, principalmente da iniciativa privada.

A cidade de Catolé do Rocha, no Sertão paraibano, já famosa por seus grandes carnavais, esse ano 2017 promete fazer um dos maiores da Paraíba e um carnaval diferente com vários ritmos e totalmente gratuito.

Agende-se !

A tradição continua em Riacho da Cruz/RN com o melhor carnaval de clube da região.
A Adega Balneário de Riacho da Cruz divulgou hoje 23, as atrações do carnaval 2018, serão quatro dias de muita folia.
Distancia:  Riacho da Cruz fica a 125 Km de Mossoró no Alto Oeste Potiguar é mais um roteiro de carnaval.
Diante de milhares de manifestantes, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou no Centro de Porto Alegre na noite desta terça-feira (23), um dia antes do julgamento do recurso de sua defesa no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), também na capital gaúcha. O presidente afirmou que já teve a inocência no processo do triplex em Guarujá provada pelos advogados. O ato foi organizado por movimentos sociais e centrais sindicais e contou com a presença de políticos de outros partidos, como os senadores Roberto Requião (MDB-PR) e João Capiberibe (PSDB-AP), a deputada estadual Manuela D`Ávila (PCdoB), pré-candidata à Presidência da República, e Guilherme Boulos, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que pode ser candidato ao Planalto pelo PSOL.
O presidente Michel Temer afirmou, hoje, que, em vez de sinalizar instabilidade política, o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em segunda instância significa que “as instituições brasileiras estão funcionando, o que dá tranquilidade para quem quiser investir no país”. Temer falou à imprensa em Zurique, onde pousou nesta tarde para participar do Fórum Econômico Mundial em Davos. Sua comitiva inclui os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho. Vieram também o deputado Beto Mansur (PRB-SP) e a senadora Marta Suplicy (MDB-SP). O julgamento de Lula, amanhã, ocorre no mesmo dia do discurso de Temer durante o evento, mas, segundo o presidente, a coincidência “não vai causar mal estar nenhum”. Temer reiterou as mensagens de otimismo que têm sido repetidas pelo governo e disse que seu objetivo no fórum desta semana será o de “mostrar o que é o novo Brasil”.
23
jan

Atos

Postado às 19:47 Hs

Vem Pra Rua promove hoje atos em defesa da Justiça

O movimento Vem Pra Rua convoca mais uma vez a sociedade brasileira para ir às ruas em defesa da Justiça. Os atos acontecerão a partir das 18h (horário de Brasília) em mais de 40 cidades brasileiras.

Em véspera do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4), o movimento acredita que será um novo marco para a história brasileira.

“Os privilégios têm que cair, vão cair, lutaremos para isso. Todos são iguais perante a lei”, destaca a porta-voz do Vem Pra Rua, Adelaide Oliveira.

Movimento Vem Pra Rua

O Vem Pra Rua é a favor da democracia, da ética na política e de um Estado eficiente e desinchado. É contra qualquer tipo de violência, condena todos os tipos de extremismo (separatismo, intervenção militar, golpe de Estado), e não compactua com governos autoritários. Não está associado nem é patrocinado por nenhum partido político e trabalha por um Brasil ético, justo, próspero e com oportunidades iguais para todos.

 

Por despacho emitido nesta terça-feira (23), pela juíza Kátia Cristina Guedes Dias, a Portaria nº 0107/2018-GP/FUERN, de 18 de janeiro de 2018, passa a ficar sem efeito. Ela foi assinada pelo reitor da Universidade do Estado do RN (UERN), professor-doutor Pedro Fernandes Neto, exonerando 86 servidores.

Segundo a juíza, a Uern deverá promover “a instauração de procedimento administrativo individual para cada servidor, com observância do devido processo legal, devendo os servidores descritos no anexo único da portaria serem, liminarmente, reintegrados as suas atividades laborais, com todos os efeitos financeiros decorrentes até conclusão do processo administrativo.”

A portaria da Reitoria foi publicada na edição do último dia 18 (quinta-feira), do Diário Oficial do Estado (DOE). O reitor atendeu a acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a exoneração em massa.

A magistrada da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró justificou que tomara essa posição, “como forma de preservar e garantir o direito ao contraditório e ampla defesa”. E acrescentou: “Entendo que o pleito antecipatório em que se busca a instauração do processo administrativo prévio e adequado é razoável e deve ser deferido”.

Ampla defesa e contraditório

Ela acolheu ação coletiva, com pedido de tutela de urgência, proposta pelo Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern. A entidade arguiu que “rescindindo imediatamente os vínculos funcionais dos servidores efetivados pela Lei nº 6.697/94, sem instaurar o devido processo administrativo individual, a Uern violou os princípios constitucionais de ampla defesa e contraditório.”

É importante assinalar, que a magistrada de primeiro grau, não está “desfazendo” uma decisão do STF, última instância do Judiciário do Brasil. A forma de exoneração é que precisa atender a princípios legais, com individualização dos casos administrativamente.

Fonte: Blog Carlos Santos

23
jan

Acontece

Postado às 17:13 Hs

AAPCMR promove dia de lazer para pacientes infantojuvenis

Crianças e adolescentes assistidos pela Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) terão hoje, 23, um dia de lazer na Unidade Infantil. A programação, que tem início às 9h, será desenvolvida com a ajuda de parceiros, que proporcionarão momentos de alegria no mês em que muitas crianças estão de férias.

As atividades começam com um café da manhã para pacientes e familiares. Durante esta manhã também haverá atividades físicas e brincadeiras coordenadas por educadores físicos da Academia Newfit. Em seguida, será servido um almoço.

À tarde haverá a comemoração dos aniversariantes, evento realizado mensalmente com o apoio da Panificadora Frota. Já a animação das crianças no turno vespertino ficará por conta da turma de André Recreador Trupe Amajúh. A decoração, que terá como tema o carnaval, é proporcionada pela Realize Buffet. 

23
jan

Informes

Postado às 15:09 Hs

RFB exclui do regime do Simples Nacional os contribuintes inadimplentes.

Dívidas dos contribuintes totalizavam R$ 22,7 bilhões.

As Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que, depois de notificadas, não regularizaram sua situação fiscal no ano passado foram excluídas do regime do Simples Nacional. No final de 2017 um total de 556.138 contribuintes optantes pelo regime foram notificados de seus débitos previdenciários e não previdenciários com a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).Expirado o prazo para regularização 409.085 contribuintes não regularizaram seus débitos e foram excluídos do referido regime com efeitos a partir de 1/1/2018. Para permanecerem no regime do Simpels Nacional, as empresas devedoras deveriam regularizar a totalidade de suas dívidas até 28/11/2017, podendo ainda optar por impugnar a exclusão.

A empresa que foi excluída pode solicitar nova opção no Portal do Simples Nacional até 31 de janeiro de 2018, desde que regularize seus débitos antes desse prazo.

23
jan

Sondado

Postado às 14:00 Hs

Lula e seus asseclas temem a candidatura de Luciano Huck.

Diz o Valor:

“Às vésperas do julgamento que pode tirar Lula da eleição, o ex-presidente e seu círculo mais próximo de amigos ainda encontram tempo para desenhar cenários eleitorais.

Nos últimos dias, cresceu a suspeita do grupo de que está em curso uma articulação para que a escolha do próximo presidente seja à francesa.

Neste desenho, o apresentador Luciano Huck seria a novidade [Emmanuel Macron], Lula o candidato de esquerda correspondente a Jean Luc Mélenchon e Jair Bolsonaro à candidata da extrema direita, Marine Le Pen.

O plano seria a união da centro-direita em torno de Huck, no segundo turno, seja contra Lula, seja para derrotar Bolsonaro.”

O Antagonista

23
jan

Charge: É amanhã… O Brasil vai parar !

Postado às 13:43 Hs

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), fez uma nova convocação extraordinária à Assembleia Legislativa e enviou mais dois projetos de lei que devem integrar o pacote de medidas denominada “RN Urgente”, para recuperação financeira do estado.

Entre as propostas, está uma que autoriza que o Executivo a pagar aos servidores um abono de 12,43% sobre o valor do décimo terceiro de 2017. O décimo terceiro (com o abono) será parcelado em seis vezes e depositado junto com os salários a partir do pagamento de janeiro.

A ex-senadora e ex-ministra Marina Silva lançará, em Belo Horizonte, no próximo sábado, sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto pela terceira vez. O evento de lançamento da candidatura de Marina acontece a partir das 10h, na Escola Superior Dom Helder Câmara, no bairro Santa Efigênia.

Agora pela Rede Sustentabilidade, partido que fundou logo após o pleito de 2014, ela tentará quebrar a sina de terminar a disputa em terceiro lugar, como aconteceu nas duas disputas anteriores.

Em 2010, Marina Silva, então candidata pelo PV, alcançou 19,6 milhões de votos, terminando a disputa com 19,33% da preferência do eleitor brasileiro.

Em 2014, pelo PSB, ela registrou 22,1 milhões de votos, ou 21,32% do total, novamente ficando em terceiro lugar.

Via Ismael de Souza

Faleceu na manhã desta terça-feira, 23, no Hospital Wilson Rosado, o radialista mossoroense Caby da Costa Lima, de 60 anos. Ele foi internado no último dia 9, apresentando quadro clínico desfavorável de enfisema pulmonar e crise renal.

O comunicador é uma figura bastante conhecida e respeitada, com vasta atuação no rádio mossoroense. Atualmente, ele apresentava programa matinal aos domingos, “O Som do Caby”, na FM 105.

Caby também é idealizador do site “Azougue.com”, e lançou uma série de livros relembrando e resgatando a história e personalidades conhecidas da cidade através de registros fotográficos.

O velório e sepultamento do “Camaradinha”, como era conhecido, ainda será definido pelos seus familiares.

23
jan

Um bom inverno

Postado às 10:20 Hs

Permanência do La Niña no Oceano pode garantir bom inverno no semiárido Potiguar

A previsão de permanência do Fenômeno La Niña no Oceano Pacífico pelo menos até meados de 2018, associado com a melhora nas condições da temperatura superficial das águas do Oceano Atlântico sul, indicam uma tendência de chuvas de normal a acima do normal para o período chuvoso no semiárido potiguar, que vai de fevereiro a abril de 2018, nesse período chove em média de 500mm a 600mm, principalmente nas regiões Oeste e Central.

Análise das condições climáticas atuais e previsão de chuva para fevereiro, março e abril de 2018 no RN

O Mês de dezembro de 2017 apresentou uma característica pluviométrica inerente ao clima semiárido, que é alta variabilidade temporal e principalmente espacial na ocorrência das chuvas. Em algumas regiões ocorrendo chuvas e outras, sem chuvas. Esse comportamento resulta da atuação de sistemas meteorológicos transientes de difícil previsibilidade como é o caso dos Vórtices Ciclônicos de Ar Superior (VCANS) e Frentes Frias, comuns atuar sobre a região nesta época do ano.

Todos nós na expectativa… Aguardemos !

O Ministério da Educação (MEC) adiou para o próximo dia 29 de janeiro o prazo final para a adesão de Instituições de Ensino Superior (IES) ao novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo, que acabaria no último dia 19, está formalizado em portaria do MEC publicada nesta terça-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU).

“As mantenedoras de IES interessadas em participar do processo seletivo do Fies e do P-Fies (Programa de Financiamento Estudantil) referente ao primeiro semestre de 2018 deverão assinar termo de participação no período de 3 de janeiro de 2018 até as 23 horas e 59 minutos do dia 29 de janeiro de 2018, no qual constará a indicação das modalidades de oferta de vagas que desejam participar e a proposta de oferta de vagas”, diz a portaria.

O ato também permite que o rol de agentes financeiros operadores de crédito no âmbito do Fies seja complementado, o que deve ocorrer no período de 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2018.

Fonte: Agência Estado

23
jan

Informes

Postado às 8:58 Hs

O edital de cadastramento para ingresso nos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será divulgado nesta quarta-feira, 24 de janeiro, com informações sobre o processo seletivo, datas e locais de matrícula dos aprovados, assim como documentação exigida e confirmação de vínculo. A primeira chamada do cadastramento da UFRN será de 5 a 8 de fevereiro, já a segunda chamada está prevista para o período de 21 a 24 de fevereiro. Segundo a pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias Vieira Almeida de Sá, o cadastramento e a matrícula serão efetuados concomitantemente no momento de apresentação do aluno, quando o aprovado deve entregar documentos de identificação e, se cotista, também deve mostrar comprovação e declaração para o seu caso específico.

Por Ranier Bragon / Folha de S.Paulo

O Brasil irá às urnas escolher o próximo presidente à sombra do cenário que começa a ser desenhado nesta quarta-feira (24).

Tal decisão não pode admitir meias-convicções, muito menos ser influenciada pelas turbas que animam o pré-Carnaval de Porto Alegre.

Especula-se que a sentença de Sergio Moro que condenou o ex-presidente Lula será confirmada por 2 votos a 1 ou 3 a 0. Embora haja cheiro de cartas marcadas, uma goleada contra o petista não significa necessariamente marmelada. A sentença de Moro não é um mero PowerPoint.

Com base nas investigações, ele diz que Lula era o dono oculto do triplex do Guarujá, um mimo da OAS.

Não há nenhuma prova de titularidade cartorial, repetem os petistas, mas não é disso que se trata, e eles estão carecas de saber. A transação só não aconteceu, dizem acusação e sentença, porque suspeitas vieram à tona e a formalização do negócio passou a ficar arriscada demais.

Há delações, troca de mensagens, documentos apreendidos e outros indicativos que, de fato, fazem a tese da defesa lulista soar improvável.

Nada disso, porém, é incontestável. E há lacunas relevantes. Os investigadores não conseguiram apontar contrapartida específica de Lula à empreiteira. A leitura das 238 páginas da sentença de Moro trazem ainda batatadas como considerar “elemento de prova” a ausência de reprimenda pública do ex-presidente aos petistas condenados no mensalão. Tudo pesado, é possível retirar do páreo o líder da corrida ao Planalto ?

Não que essas dúvidas importem para os que, provada ou não a corrupção, querem Lula extirpado da vida pública e preso ad aeternum –em especial o neocarolismo que se ocupa em monitorar exposições artísticas, tal qual uma tia-avó coroca que dá batida nos quartos para checar quem está dormindo com quem.

Os cães ladram, e a caravana passa. Que os três desembargadores do TRF-4 tenham a coragem de ser caravana nesta quarta-feira.

23
jan

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 6:45 Hs

23 de janeiro: 
Dia de Santo Ildefonso.
Dia da Escola Militar (1855)
Dia do Futebol profissional brasileiro.
Nesta data em:

1368 – Zhū Yuánzhāng ascende ao trono da China como Imperador Hongwu, dando início à Dinastia Ming.
1808 – Dom João VI e a Família Real Portuguesa desembarcam na Bahia, fugindo das invasões napoleónicas.
1960 – O batiscafo Trieste atinge a profundidade recorde de 10 916 m, no Challenger Deep da Fossa das Marianas.

Nasceram neste dia…

1898 – Sergei Eisenstein, cineasta soviético (m. 1948).
1832 – Édouard Manet, pintor francês, um dos fundadores da arte moderna (m. 1883).
1941 – João Ubaldo Ribeiro (na imagem), escritor brasileiro.

Morreram neste dia…

1931 – Anna Pavlova, bailarina russa (n. 1881).
1944 – Edvard Munch, pintor norueguês, precursor do expressionismo (n. 1863).
1986 – Joseph Beuys, artista alemão, pioneiro do movimento ambientalista (n. 1921).

1989 – Salvador Dalí, pintor espanhol

2002 – Pierre Bourdieu, sociólogo francês (n. 1930)

2005 – Johnny Carson, humorista estadunidense (n. 1925)

2007 – Leopoldo Pirelli, empresário italiano (n. 1925).

2008 — Stein Rønning, karateka norueguês (n. 1925).

2009 — Héctor Rossetto, enxadrista argentino (n. 1922).

2010 — Ariosto Teixeira, jornalista, poeta e escritor brasileiro (n. 1953).

2015 — Abdullah da Arábia Saudita (n. 1924).

jan 23
terça-feira
22 47
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
24 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5648619 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram