Por Andreza Matais / Estadão

O Ministério Público prepara um pente-fino nos presidenciáveis para verificar quais deles podem ser enquadrados na Lei da Ficha Limpa. Um dos casos mais emblemáticos é o do ex-presidente Lula, condenado em 2.ª instância. Porém, será verificada a situação de todos. A medida é preventiva. Qualquer candidato pode requerer o registro. Até o dia 23 de agosto, MP, candidatos, coligações e partidos podem questionar o registro das candidaturas.

Os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral têm até o dia 17 de setembro para julgá-los, conforme previsto no calendário eleitoral.

NOVA COMPOSIÇÃO – Quando os registros forem julgados, a composição do TSE será outra. Já terão sido efetivados os ministros Og Fernandes e Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF. A aposta é a de que o tribunal ficará ainda mais rigoroso.

O ministro Luiz Fux, atual presidente, deixa o tribunal no dia 15 de agosto, outro ministro, Napoleão Nunes Maia, em 30 de agosto – Maia é visto como um dos ministros com posições mais favoráveis aos políticos.

Aconteceu neste sábado, 21 de abril, no Partage Shopping Mossoró, a grande final do concurso A Mais Bela Voz. Após uma grande disputa, Kelly Lira foi escolhida a grande vencedora, levando para casa diversos prêmios, como um cartão pré-pago, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), uma bolsa de estudos de idiomas e um clipe musical.

O show teve início com uma apresentação em conjunto com todos os finalistas, em seguida o júri foi apresentado. Formado por Leopoldo Galtieri, Gisele de Lima e a convidada artística, Claudete Ferraz, os mesmos tiveram a missão de escolher a grande vencedora. Kelly Lira se consagra como A mais Bela Voz em 2018, e a classificação resultou em: Thaiane Gonçalves em 5ª lugar; Maria Luíza Coelho em 4ª lugar; Severo Ricardo em 3ª lugar e Alany Gadelha com a 2ª posição.

O espetáculo ainda contou com uma homenagem feita por Martinelly Dayane e Yanne Camille ao Vicente Santiago, um dos maiores vencedores do concurso. A Mais Bela Voz teve como organizadores o Partage Shopping Mossoró e a Rádio Rural de Mossoró, com o patrocínio da Unimed Federação RN, Yes Idiomas, Miranda Computação, CVC Viagens, Pasta e Birra, Repet Desing e Sun Produções.

A juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, negou o pedido de políticos que queriam visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), na capital paranaense, desde 7 de abril. O despacho da juíza é da tarde de hoje.

Deputados, a ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT) e outros políticos haviam peticionado, com o intuito de ver Lula. A “Comissão Externa” foi criada pela Câmara dos Deputados para “verificar in loco” as condições em que Lula se encontra na PF. A senadora e presidente do PT Gleisi Hoffmann, ex-senador Eduardo Suplicy (PT), o ex-ministro Carlos Lupi e o deputado Paulo Pimenta estão entre os políticos que pretendiam visitar o ex-presidente.

O deputado Wadih Damous (PT) chegou a pedir para visitar Lula na condição de advogado. Nesta manhã, o Ministério Público Federal (MPF) se posicionou contra, afirmando que o pedido deveria ser indeferido. “Os parlamentares estão impedidos de advogar em causas que envolvam a Administração Púbica direta e indireta, bem como concessionárias ou permissionárias de serviço público”, diz um trecho do documento protocolado no sistema eletrônico da Justiça Federal na manhã desta segunda. A juíza informou na decisão que acolheu a manifestação do MPF.

23
abr

São João de Petrolina 2018

Postado às 15:24 Hs

A festa do São João de Petrolina 2018, também conhecida como São João do Vale, mescla ritmos como o axé, arrocha, sertanejo universitário e o forró.

Para este ano o evento já foi confirmado e deve ser realizado entre os dias 15 e 23 de junho, segundo o evento oficial no Facebook.

A realização do evento deve ser feita no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, porém a edição de 2018 deve ser a última no local. Segundo a Prefeitura de Petrolina, a decisão foi tomada após uma recomendação Ministério Público Federal (MPF).

Abertura / Dia 15: Raimundinho do Acordeon, Gustavo Mioto, Ávine Vinny, Mano Walter e Aviões do Forró

Dia 16: Césio Tenório, Targino Gondim, Magníficos, Tayrone e Zezé de Carmargo & Luciano

Dia 17: Fabiana Santiago, Cleber e Cauan, Léo Magalhães, Marcia Fellipe e Gabriel Diniz

Dia 18: Edênio Lima, Joelma, César Menotti & Fabiano, Bell Marques e Solange

Dia 19: Pega Leve, Jonas Esticado, Devinho Novaes, Gusttavo Lima e Maiara & Maraisa

Dia 20: Guerber Pereira, Andréa Vitória, Israel Novaes, Simone e Simaria e Jorge & Mateus

Dia 21: Super Banda, Trio Granah, Geraldinho Lins, Dorgival Dantas e Wesley Safadão

Dia 22: Ytalo e Maciel, Wallas Arrais, Saia Rodada, Marília Mendonça e Henrique e Juliano

Encerramento dos shows/ Dia 23: Jonathan Araujo, Desejo de Menina, Flávio Leandro, Matheus & Kauan e Luan Santana

§ § Demais eventos culturais:
2 e ‪3 de junho‬: Corrida de Jegues (Jecana do Capim)
7 a ‪10 de junho‬: Vaquejada
‪9 de junho: Concurso de Quadrilhas‬
10 de junho: Corrida dos Namorados e Concurso das Carroças Ornamentadas
12 de junho: Concurso de Sanfoneiros
13 de junho: Festa de Santo Antônio (na Ilha do Massangano)
13 de junho: Concurso de Violeiros
19 a ‪22 de junho‬: Concurso de Ruas Ornamentadas
‪23 de junho: Forró da Espora‬
25 de junho: Missa do Vaqueiro

Agora o cidadão que deseja renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou expedir segunda via devido à perda, roubo ou extravio pode fazer a solicitação diretamente no site do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran). A medida implantada pelo Detran faz parte da política de descentralização e modernização dos serviços, que vem com o intuito de diminuir filas e o tempo de espera do cidadão, levando assim maior comodidade aos usuários. O procedimento de solicitação de renovação ou segunda via de CNH é simples e prático, bastando que o usuário entre no site do Detran e clique no botão “Consulta de Pessoas e Boletos”. Logo em seguida, abre uma nova tela onde o sistema pede para que o cidadão insira os números do CPF e do registro da CNH, e logo após, clica em “consulta”. Dessa maneira, o usuário tem acesso aos dados da sua habilitação, a exemplo de possíveis débitos e de pontuação. Nessa mesma tela é possível visualizar os botões que dão acesso a renovação e a segunda via da CNH.

As chuvas estão mantendo a regularidade, principalmente no sertão potiguar, após seis anos consecutivos de seca. No fim de semana, da manhã de sexta-feira até a manhã de hoje (23), a Unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou precipitações em 105 pluviômetros acompanhados diariamente pela equipe da meteorologia, nas mesorregiões do Estado, com destaque para o Oeste.

Choveu mais forte em Carnaubais 89,4 milímetros (mm); Caraúbas,72,5mm; Alto do Rodrigues – DIBA, 65,0 (mm); Campo Grande, 64,2mm; Paraú, 60,6mm.

Na mesorregião Central choveu em Caicó, 66,8mm e São João do Sabugi, 60mm. No Agreste e Leste as chuvas mais fortes ocorreram em Bento Fernandes, 35mm e Georgino Avelino, 22,9mm, respectivamente.

Previsão

A zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua atuando sobre a região Nordeste. O que é bom, principalmente para a o sertão nordestino, porque a ZCIT é o principal sistema que provoca boas chuvas nesta época do ano na região Nordeste. A previsão para as próximas 24 horas é de céu parcialmente nublado e chuva em todas as regiões do Estado. No site da EMPARN, estão disponíveis o Boletim Chuvas e a previsão .www.emparn.rn.gov.br

23
abr

Charge: Pobre Brasil…

Postado às 12:43 Hs

23
abr

* * * Quentinhas … * * *

Postado às 12:34 Hs

* * * A Assembleia Legislativa começará a apreciar a recomendação da abertura de inquérito contra o governador Robinson Faria (PSD) por crime de responsabilidade. É necessária maioria simples de 13 deputados para acatar a recomendação. Se o plenário decidir que aceita a denúncia, Robinson será afastado por 180 dias do cargo, para a Casa investigar. Após esse período, um tribunal especial formado por parlamentares e desembargadores decidirá se cassa o mandato ou ele volta pro cargo. * * *

* * * O famoso PSDB do RN que até ganhou o apelido de “botija” com o troca troca de deputados durante a janela partidária e apostava na figura do ex-governador Geraldo Melo, como candidato a governador ou senador, não está conseguindo atrair a atenção e a simpatia de outros partidos e dos caciques da política potiguar. O partido tucano que se mostrava forte, hoje se mostra muito fraco, na disputa da chapa majoritária no RN. A indiferença do ex-prefeito de Natal e pré-candidato a governador pelo PDT, Carlos Eduardo, também tem o apoio do DEM que conspira contra uma candidatura de  ao Senado. Até o presidenciável Geraldo Alckmin, presidente Nacional do PSDB, está sendo pressionado a convencer os tucanos do Estado a repensar o projeto político do partido, segundo o jornalista Alexandre Cavalcanti, no blog Pinga Fogo. Ele revela que o DEM estaria condicionando seu apoio ao PSDB, na eleição presidencial, a ausência de Geraldo Melo na disputa por uma cadeira de senador. Na avaliação dos democratas, uma possível candidatura de Geraldo atinge em cheio o projeto de reeleição do senador José Agripino.* * *

* * * Todo mundo sabe que o PCdoB vai apoiar a candidatura da senadora Fátima Bezerra (PT) ao governo. No entanto, os comunistas querem se valorizar. Por isso, o deputado estadual Carlos Augusto Maia (PCdoB) lançou o nome do presidente estadual do partido, Antenor Roberto, para o Governo. O PCdoB está de olho mesmo é na vaga de vice. * * *

Com a chapa majoritária praticamente fechada para governador,  os senadores Garibaldi Filho (MDB) e José Agripino (DEM) para o Senado e um nome de Mossoró para vice, o pré-candidato pelo PDT Carlos Eduardo Alves, não tem demonstrado nenhum interesse de abrir para espaço para o ex-governador Geraldo Melo, do poderoso PSDB que conta com oito deputados estaduais,  um federal e mais de 100 vereadores espalhados pelo interior.

Com espaço apenas no segundo escalão da chapa do ex-prefeito de Natal e pré-candidato a governador do PDT, o PSDB comandado pelo deputado e presidente da Assembléia Ezequiel Ferreira, vai ter que aceitar a imposição para Geraldo Melo disputar uma vaga para deputado federal ou abandonar o barco e topar a parada para disputar o Senado numa aliança política com o governador e candidato a reeleição Robinson Faria (PSD) ou com o vice-governador e pré-candidato a governador pelo PSB, Fábio Dantas.

A Medida Provisória (MP) enviada pelo presidente Michel Temer alterando pontos da reforma trabalhista não foi apreciada pelo Congresso Nacional e perde sua validade na próxima segunda-feira (23). Com isso, o governo precisa buscar outra forma de manter vigentes as alterações propostas na MP e estuda a edição de um decreto.

O assunto está na Casa Civil, órgão responsável pela formulação de propostas legislativas do Executivo. A área técnica está analisando quais pontos da MP podem ser regulamentados via decreto. Está prevista uma reunião na próxima semana para tratar no assunto entre as áreas técnica, jurídica e legislativa. Segundo a assessoria da Casa Civil, não há um prazo para finalização desse texto.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe terá início hoje 23 de abril e vai até 1° de junho. A informação foi dada pelo Ministério da Saúde hoje (18), em Brasília. Segundo o órgão, a imunização vai assegurar proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B.

A meta é vacinar 54 milhões de pessoas. Para tanto, foram adquiridas cerca de 60 milhões de vacinas. A campanha começou antes na região metropolitana de Goiânia. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, explicou que essa medida se deve ao fato de ter sido identificado um surto na área.

22
abr

Biometria

Postado às 20:07 Hs

TRE promete biometria para 100% dos municípios do Rio Grande do Norte

Juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Rio Grande do Norte, Wlademir Capistrano afirmou que 100% dos municípios do Estado serão contemplados com a biometria durante as eleições de 2018. O magistrado, todavia, explicou em entrevista concedida ao Agora RN que isso não significa o alcance a 100% dos eleitores potiguares.

“Teremos identificação dos eleitores por biometria em 100% dos municípios. Entretanto, em alguns municípios, a biometria não contemplará 100% do eleitorado. Quando o TRE estava em fase de implantação da biometria, adotou-se a estratégia de não fazê-lo em algumas cidades, o que chamamos de revisão biométrica”, disse.

Neste caso, a Justiça Eleitoral convoca todos os eleitores para confirmarem suas inscrições. Aqueles que não forem terão suas inscrições canceladas. “Em Natal foi assim. A Justiça preferiu não fazer a revisão em alguns poucos municípios do interior, e sim implementar o que chamamos de biometria ordinária”, esclareceu Wlademir Capistrano.

Com implantação da biometria nas cidades, os cadastros novos eram feitos. No caso dos registros anteriores, à medida que os eleitores compareciam à zona eleitoral para qualquer atividade, se colhiam os dados biométricos e a fotografia. “Nestes casos, alguns eleitores não terão identificação biométrica. Independentemente disto, 100% dos municípios terão biometria”, finalizou

22
abr

§ § Espaço Web § Tudo ao seu tempo…

Postado às 19:30 Hs

Conta uma lenda que uma família tinha como propriedade apenas uma vaca, da qual tiravam o leite e o sustento da família.

O pai e a mãe, e também o filho eram muito inteligentes, mas se limitavam a viver com a renda da venda do leite da pobre vaca leiteira.

Um dia um sábio passou por aquela família, viu a vaca leiteira na beira de um precipício e a empurrou. A vaca morreu.

A família se desesperou. Mas depois, pensando bem, o pai logo arrumou uma atividade, a mãe também, e o filho deu aulas de reforço para ao vizinhos.

Pouco tempo depois, a família contava com uma casa própria, um carro e algum dinheiro extra no final do mês.

Quando a vaca leiteira morreu ficaram muito tristes com o sábio, mas quando o reencontraram depois, agradeceram, pois aprenderam a andar com as próprias pernas.

MORAL DA HISTÓRIA: È muito ruim depender somente de uma pessoa, de um objeto ou de um órgão para sobreviver.

Todos nós temos potencialidades para andar com as próprias pernas.

22
abr

Eleições 2018: Mendonça na vice

Postado às 18:30 Hs

O PSDB tem o nome do deputado Mendonça Filho (DEM-PE) na prateleira de temperos para a vice de Geraldo Alckmin. É nordestino e passou incólume pelo Ministério da Educação de Temer. Depende apenas da desistência do sonho presidencial de Rodrigo Maia.

Enquanto isso, seria divertido ver Dilma Rousseff na audiência do julgamento de Aécio Neves no Supremo Tribunal Federal. A senhora foi deposta, mas sua honorabilidade está intacta.

Por sua vez, ladrões roubaram pastas e objetos que estavam no carro de um assessor de Lula, em Curitiba. No meio dos papéis estava o seu passaporte. É verdade que ele não é mais um “ser humano”, mas os outros bípedes deixam o passaporte em casa ou no escritório e só o tiram da gaveta quando decidem viajar ao exterior.

De dentro da PF, Lula mandou recado para que a sigla comece a definir alianças nos estados.

Enquanto isso, entidades que representam advogados e defensores públicos interessados nas ações que pedem para o Supremo rever o entendimento da prisão após condenação em segunda instância querem reforçar a ofensiva pela mudança. Decidiram pedir para ingressar como “amicus curiae” na nova solicitação feita à corte, desta vez pelo PC do B.  A sigla se envolveu na causa após a prisão do ex-presidente Lula.

O PC do B argumenta que só dois integrantes do Supremo defendem a execução automática da pena após condenação em segunda instância. Os demais, ressaltam, veem a antecipação da prisão como possibilidade.Sob esse argumento, a sigla quer que a corte declare inconstitucional a súmula do TRF-4 que foi usada para viabilizar a prisão de Lula. (Painel – Folha de S.Paulo)

22
abr

No Vale do Assú

Postado às 11:58 Hs

Com nível alto da barragem, Caern desativa bombas que alimentavam Canal do Pataxó

As bombas que bombeavam água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para o Canal do Pataxó, na região Central do Estado, foram desativadas por equipes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Isso porque a subida do nível da barragem fez com que a água vertesse normalmente para o canal, dispensando a necessidade do uso de bombas.

A Caern havia instalado o equipamento durante o período de estiagem, para possibilitar o bombeamento da água da barragem para a Adutora Sertão Central Cabugi e, de lá, para as cidades que são atendidas por ela: Angicos, Fernando Pedroza, Pedro Avelino, Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos e Riachuelo. E também comunidades rurais de São Miguel, Riacho do Feijão, Rio Velho, Riacho do Prado, Santa Maria, Mulungu, Tapuia, São José da Passagem, Residência, dentre outras localizadas ao longo da adutora.

 

22
abr

Destino: Mossoró

Postado às 11:14 Hs

Caravanas

No  sábado 2 de junho tem inicio mais uma edição do MCJ , muitos visitantes de cidades potiguares e de estados vizinhos estarão participando da 8 ª edição do PINGO DA MEI DIA, evento grandioso que abre oficialmente  o Maior Arraiá do Estado, o Mossoró Cidade Junina. Uma festa de todos !

Este ano tenho recebido inúmeras mensagens e confirmações de pessoas que já participaram do Pingo e vão novamente participar , sem falar de quem estará aqui pela primeira vez. São inúmeras caravanas.Vista sua fantasia e caia na festa mais esperada do ano.

As expectativas são das melhores,prometendo superar as edições passadas.

Então no  dia 2 ao meio dia tem início o maior Bloco Junino do Brasil ampliado na Avenida Rio Branco. O Arraiá mais cultural do Brasil.

Animação não vai faltar ! É muito mais do que você imagina. Mossoró te espera para o PINGO DA MEI DIA 2018. Venham todos e participem !

Para o Pingo da Mei Dia, evento que abre o Mossoró Cidade Junina, já estão credenciadas atrações como Forró dos 3, André Luvi, Aline e Dayvid, Giannini Alencar, Renata Falcão, Forró Emoções e Nuzio Medeiros. Os trios animarão o evento. Mossoró te espera em Junho !

O Pingo da Mei Dia 2018 começa às 12h do sábado, este ano mais ampliado no Corredor Cultural. Veja no nosso blog Galeria de Imagens das edições anteriores.

Aguardem !

22
abr

Devagar

Postado às 10:56 Hs

O ritmo de entrega das declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física indica que, mais uma vez, os brasileiros deixaram a transmissão para última hora. Até sexta-feira (20), de acordo com dados divulgados pela Receita, 14,8 milhões entregaram a declaração. A expectativa é que 28,8 milhões de contribuintes declarem os rendimentos de 2017.

A pouco mais de um semana para o fim do prazo, que termina no dia 30 de abril, a Receita Federal espera que, a exemplo de anos anteriores, o volume de entrega aumente.

abr 23
segunda-feira
23 54
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
29 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5687517 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram