21
set

Informativo

Postado às 0:37 Hs

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) aderiu a uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Ministério da Educação, que pretende mudar o perfil do ensino público a partir do monitoramento dos Planos de Educação dos estados e municípios. O software TC Educa é uma ferramenta que permite verificar se as ações previstas nos planos de educação estão sendo atendidas pelos entes jurisdicionados, em termos percentuais, dentro dos prazos definidos na legislação. O sistema gera relatórios automáticos, os quais poderão ser encaminhados por e-mail ao Administrador responsável pela gestão, assim como aos Poderes Legislativos, podendo ser cadastradas outras entidades para o seu recebimento, como o Ministério Público, os Conselhos de Educação e do Fundeb, as organizações da sociedade civil e demais instâncias de monitoramento e controle.

Apenas 33 dos 167 municípios potiguares têm uma política de saneamento básico, segundo o suplemento de saneamento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) de 2017, divulgado nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por outro lado, 63% das cidades potiguares confirmaram ocorrência de alguma doença relacionada à falta de saneamento básico, como dengue, diarreia, entre outros. De acordo com o IBGE, a política de saneamento é um instrumento necessário para o estabelecimento de diretrizes do município.

No Brasil, em 2017, o percentual de cidades que tinham a política era de 38%. No Nordeste, porém, 19%. O estado está no mesmo nível da região, com cerca de 20%. No estado, 30 municípios têm Plano Municipal de Saneamento Básico, que deve conter diagnóstico, objetivos e metas de universalização, entre outros conteúdos.

20
set

Disputa para o Senado / Eleições 2018

Postado às 18:51 Hs

A pesquisa do Instituto Opine, divulgada pela Band Natal, também quis saber a intenção de votos.

Veja os números:

Capitão Styvenson (Rede) – 21,1%

Garibaldi Filho (MDB) – 18,5%

Geraldo Melo (PSDB) – 17,3%

Zenaide Maia (PHS) – 16,6%

Antonio Jácome (Podemos) – 5%

Alexandre Motta (PT) – 3,3%

Magnólia (SD) – 2%

Ana Célia (PSTU) -0,5%

Jurandir Marinho (PRTB) – 0,5%

Telma Gurgel (PSOL) – 0.5%

Professor Lailson (PSOL) – 0,4%

João Morais (PSTU) – 0,3%

Levi Costa (PRTB) – 0 0,3%

Joanilson (DC) – 0,2%

Napoleão (Rede) – 0,2%

Não sabem – 58,9%

Não responderam – 0,5%

Não responderam – 54%

Do Blog:  Nada definido ainda, as vagas para o senado estão disputadíssimas. Com vantagem para o Capitão Styvenson(Rede). Segue embolado: Garibaldi, Geraldo e Zenaide nesta ordem.

20
set

Acontece

Postado às 18:46 Hs

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO TEM PROGRAMAÇÃO NESTE SÁBADO (22) NO PARTAGE SHOPPING MOSSORÓ

O Partage Shopping Mossoró fará parte da programação da Semana Nacional do Trânsito 2018 em Mossoró. Iniciada na segunda-feira, 17, a iniciativa tem como tema “Nós somos o trânsito”, seguindo a ideia de conscientização. No próximo sábado, 22 das 10h às 22h, o empreendimento receberá o “Dia D”, das 10h às 22h, com exposição de viaturas e equipamentos de fiscalização, emissão de credencial de carteirinha de estacionamento para idosos e deficientes e o “Espaço Kids”, com atividades de educação para o trânsito voltadas para crianças.

Quem tiver interesse em realizar o cadastro das credenciais deverá levar documento de identificação com foto, comprovante de residência para idosos e, no caso das pessoas com deficiência, é preciso levar, também, um laudo médico. Pelo segundo ano consecutivo, o empreendimento é parceiro do evento.

SERVIÇO: Semana do Trânsito

LOCAL: Partage Shopping Mossoró

DATA: 22 de setembro, das 10h às 22h

Entrada Gratuita

20
set

RN Eventos

Postado às 15:45 Hs

Com o tema “Bons Ventos nos Negócios e Sabores”, o Festival Cultural Gastronômico da Pipa dá início à programação da cidade gastronômica no próximo dia 19, e as atividades seguem até o dia 22. A arena principal ficará localizada na Avenida Baía dos Golfinhos, sendo dividida por vilas: Vila dos chefs (onde os chefs convidados comercializarão pratos assinados por eles), Vila da Pipa (com estabelecimentos da Pipa comercializando seus pratos) e Vila de Negócios (com estandes de patrocinadores e fornecedores do mercado local). Entre as atrações programadas estão oficinas gastronômicas, palestras sobre empreendedorismo, shows e ativações culturais, ações integradas com os restaurantes participantes e a presença de chefs convidados cozinhando ao vivo. O evento tem o compromisso com o progresso da região de Pipa e Tibau do Sul, por meio da integração de manifestações culturais locais e regionais. Como também movimenta a economia local, por atingir turistas de diversos estados e países, que buscam uma combinação de lazer e excelente gastronomia, aliados às belezas naturais dessa praia paradisíaca.

A votação em cédulas de papel ainda é uma realidade para eleitores brasileiros que moram no exterior, mas nem todos. A Justiça Eleitoral informou que 10.698 brasileiros votarão em cédulas em 171 cidades fora do país. O uso das urnas de lona foi opção diante das dificuldades de acesso à energia elétrica e dos embaraços alfandegários para a entrada de equipamentos eletrônicos.

As 64 urnas de lona (quatro delas de reserva) serão enviadas para países da África, do Caribe, da América Central, da América do Sul, bem como para países europeus com poucos brasileiros. O transporte de todas as urnas ficará a cargo do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Com um total de 2.353 eleitores brasileiros aptos a participar do pleito eleitoral, a cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra é a que tem o maior colégio eleitoral entre as que farão votação manual.

Via Nominuto.Com

A candidata do PT, Fátima Bezerra, lidera a disputa ao Governo do Estado com 34,6% das intenções de votos na pesquisa estimulada, segundo o estudo da Opine/Band divulgado nesta quinta-feira (20).

Carlos Eduardo Alves (PDT) aparece em segundo com 18,3%, seguido por Robinson Faria (PSD), que está com 9,1%. Brenno Queiroga (Solidariedade) e o professor Carlos Alberto (PSOL) foram escolhidos por 0,8% dos possíveis eleitores. Já Dario Barbosa (PSTU) com 0,2%. Freitas Júnior (Rede Sustentabilidade) e Heró Bezerra

(PRTB) tiveram 0,1%. Indecisos ou não souberam informar somaram 17,7%. 18,6% dos entrevistados não escolheram nenhum candidato.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, Fátima possui 25,5% das intenções, seguida por Carlos Eduardo, com 14,7%, e Robinson Faria com 6,2%. Na sequência da preferência do eleitorado, aparecem Brenno Queiroga (0,7%); Professor Carlos Alberto (0,3%); Dario Barbosa (0,2%); Geraldo Melo (0,2%); Freitas Júnior (0,1%); Garibaldi Alves (0,1%); José Agripino Maia (0,1%). Indecisos ou não sabem registrou 35,1% e 17% responderam “nenhum”.

O Instituto Opine ouviu 1.200 eleitores entre os dias 12 e 15 deste mês. O público investigado foi a população residente/eleitora do Rio Grande do Norte, com idade igual ou superior a 16 anos, em 10 polos eleitorais, distribuídos em 58 municípios. A margem de erro é de 2,9% e o grau de confiança de 95,5%. A pesquisa foi encomendada pela Televisão Novos Tempos, aliada da Band em Natal, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob os protocolos BR-01451/2018 e RN-07591/2018.

20
set

Charge: Eita Brasil…sem jeito !

Postado às 12:56 Hs

A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu na última sexta-feira, 14, a exposição “Zila Mamede: a poeta bibliotecária”, em comemoração aos 90 anos de nascimento da poetiza que dá nome a instituição. A exposição segue até o dia 15 de outubro e reúne 90 de suas poesias, distribuídas em vários ambientes da BCZM. Já no dia 28 de setembro, as 16h, acontece um sarau poético na sala de Coleções Especiais da BCZM, além disso fazem parte da solenidade as comemorações dos 60 anos do lançamento do livro Salinas e também da primeira edição do livro Navegos que reúne toda obra poética da autora entre os anos de 1953 e 1978.

TV Aparecida e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realizam nesta quinta-feira (20), às 21h30, um debate entre candidatos à Presidência da República nas eleições 2018. O HuffPost Brasil fará a cobertura em tempo real, com live tweeting. Propostas e embates serão detalhados nas postagens e também na página do HuffPost no Facebook e em textos no site.

Este será o primeiro debate com a presença de Fernando Haddad, enfim oficializado candidato do PT após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter a candidatura barrada.

Também participarão os candidatos Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSol), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede). A TV Aparecida deve informar nesta quarta-feira (19) se o candidato Jair Bolsonaro (PSL), que sofreu um ataque com faca e está hospitalizado, será representado de alguma forma.

O evento será realizado no Santuário Nacional, em Aparecida (SP). A transmissão será feita pela TV Aparecida, com retransmissão pela TV Cultura. Também será possível acompanhar o debate pelo rádio, na Rede Aparecida e na Rede Católica de Rádio, e pela internet, no Portal A12, do Santuário Nacional.

Regras e blocos
A TV Aparecida informou que convidou os candidatos de partidos ou coligações com no mínimo 5 parlamentares no Congresso Nacional, como exige a legislação. Quanto aos demais candidatos, as emissoras têm autonomia para convidar ou não. O debate será mediado pela jornalista Joyce Ribeiro e terá 3 horas de duração, com encerramento à 00h30.

O programa será dividido em 5 blocos. Na primeira parte, todos os candidatos responderão a uma mesma pergunta, feita por um arcebispo indicado pela presidência da CNBB. O segundo e o quarto blocos serão destinados a confronto direto entre os candidatos, com tema livre. No terceiro bloco, as perguntas serão feitas por jornalistas indicados pela Rede Aparecida de Comunicação.

No quinto e último bloco, os candidatos responderão a perguntas formuladas por bispos indicados pela CNBB e farão, ainda, as considerações finais.

 

20
set

Pesquisa DATAFOLHA / Presidente

Postado às 11:54 Hs

Afastado da campanha nas ruas há duas semanas, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) manteve a liderança da corrida presidencial, de acordo com uma nova pesquisa feita pelo Datafolha. Conforme o levantamento, concluído nesta quarta (19), o capitão reformado do Exército oscilou dois pontos para cima e alcançou 28% das intenções de voto, mantendo a trajetória de crescimento observada desde o início da campanha. O ex-prefeito Fernando Haddad (PT), que cresce desde sua confirmação como substituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida, atingiu 16% das preferências, três pontos a mais do que na semana passada. O candidato petista continua tecnicamente empatado com Ciro Gomes(PDT), que ficou estagnado, com 13%. O instituto entrevistou 8.601 eleitores de 323 municípios na terça e na quarta (19). A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo.
20
set

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 6:58 Hs

20 de setembro:
Dia do Gaúcho (Brasil).
Dia de Santo Eustáquio.

Dia do catador e papeleiro

Nesta data em:

378 – É eleito o Antipapa Clemente VII, em oposição a Urbano VI, dando início ao Grande Cisma do Ocidente.
1519 – Fernão de Magalhães inicia a partir de Sevilha aquela que seria a primeira viagem de circum-navegação do mundo.
1835 – Inicia-se a Revolução Farroupilha (na imagem), com a invasão de Porto Alegre pelos farroupilhas.

Nasceram neste dia…

1900 – Castelo Branco, antigo presidente do Brasil (m. 1967).
1934 – Sophia Loren, atriz italiana.
1975 – Juan Pablo Montoya, piloto colombiano.

Morreram neste dia…

1819 – Abade Faria, cientista luso-goês (n. 1746).
1957 – Jean Sibelius, compositor finlandês (n. 1865).
2005 – Simon Wiesenthal, arquiteto e “caçador” de nazistas austríaco (n. 1908).

2007 – Pedro Alpiarça, ator português (n. 1958).

João Amoêdo é recebido em Natal por familiares, militantes e candidatos

O presidenciável do Novo, João Amoêdo, desembarcou em Natal na tarde desta quarta-feira (19) para uma agenda política.

Foi recepcionado por familiares, como sua mãe Dona Maria Elisa e seu tio Mário Barreto, além de militantes do Partido Novo e os candidatos a deputado federal da legenda no RN: Cristiano Medeiros, Jaime Groff, Alayde Passaia, Rose Guerra e Giordano Barreto.

Na coletiva à imprensa que concedeu no Hotel Vila do Mar, da Via Costeira, o presidenciável João Amoêdo criticou seus dois adversários que lideram as pesquisas em primeiro e segundo lugar, respectivamente, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). “Bolsonaro é político pelo Rio de Janeiro há 29 anos. O que ele fez para melhorar a Segurança Pública daquele Estado?”, questionou.

Já em relação a Haddad, criticou a subserviência do candidato ao ex-presidente Lula (PT), que está preso em Curitiba e ainda questionou se o brasileiro quer de volta a política implantada pelo PT.

Via Heitor Gregório

19
set

§ § Espaço Web § Viver é assim…

Postado às 21:00 Hs

Não sei quantos livros há no mercado ensinando a arte de bem viver, a arte de ser feliz. São regras, auto-sugestões onde as pessoas buscam encontrar saídas e a afirmação do eu.

Às vezes essas lições funcionam durante algum tempo, mas é preciso muito mais que ter força de vontade para se conseguir sair de uma situação ou mudar alguma coisa na vida.

 A força de vontade tem que estar diretamente ligada à motivação, sem a qual a pessoa não vai encontrar as forças necessárias para prosseguir. E não falo aqui de miragens, mas de coisas reais às quais ela pode se apegar.

Se você quer mudar algo na sua vida, procure então seu real objetivo, sua tábua de salvação que não vai deixar você afundar. Segure-se a ela firmemente e saiba que não há mudanças sem sacrifícios, mas que esses, uma vez ultrapassados, nos permitem ver lindos amanheceres cheios de promessas.

 Eu diria que funciona como uma troca. Você deixa uma coisa e pega a outra, assim não vai ter a sensação de estar fazendo algo por nada.

Olhe a sua volta, entre os seus e olhe-se a sim mesmo. Tente encontrar as razões, significantes ou não, pelas quais vale a pena dar um passo em outro caminho. Abraçado a essas razões ou uma só, quem sabe, prossiga e prometa-se a si mesmo de não deixar a peteca cair.

 Geralmente os passos mais difíceis são os primeiros, mas uma vez conseguidos, os outros começarão a vir quase sozinhos.

E se por acaso você se sentir fragilizado e achar que não vai conseguir, olhe direitinho que vai perceber as mãos amorosas de Cristo te sustentando. Ele também quer a sua felicidade, tanto ou até mais que você.

 

Por Letícia Thompson

19
set

Todo ano tem…vem aí o horário de verão

Postado às 18:35 Hs

O horário de verão começa à meia-noite do Sábado (03) em NOVEMBRO, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Um domingo depois do segundo turno das eleições. A medida, que vai até o dia 18 de fevereiro de 2019, atinge 11 unidades da Federação: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.A mudança foi determinada por decreto presidencial publicado no ano passado a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando era presidido pelo ministro Gilmar Mendes. O motivo é a apuração dos votos para a eleição de 2018.

A mudança é para aproveitar melhor a luminosidade do dia nesta época do ano, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas.

A mudança no horário acontece sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando coincide com o feriado de carnaval. No Brasil, o horário de verão tem sido aplicado desde 1931, com alguns intervalos.

O horário de verão só é aplicado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, porque nesses estados o consumo é maior e é onde os melhores resultados são alcançados. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a aplicação no Norte e no Nordeste teria poucos benefícios em termos de economia de energia, por causa da proximidade da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos dias nessas regiões não tenha mudanças significativas ao longo do ano.

 

 

19
set

Acontece

Postado às 18:30 Hs

Lançamento da Revista Versailles acontece nesta quinta-feira

A Revista Versailles, que completa 12 de anos, lança edição 2018 amanhã (20), a partir das 19h, no Salão Thalyson Salvino. Com 270 páginas, a publicação vira anuário e contem capas múltiplas, totalizando dez. Moda potiguar, casamentos inspiradores, entrevistas, memórias, histórias, festas, débuts, fornecedores parceiros estão nas páginas do lançamento.

Uma revista pensada para deixar registrado cada momento e eternizar emoções, entre pautas de comportamento, abordando a presença de cachorros em cerimônias; casamentos que aconteceram na Cidade do Sol e em Fernando de Noronha-PE, esse, realizado pela agência Casamento Noronha; eventos que abrilhantaram diversas casas de recepções; entrevista exclusiva e reveladora com o Padre Francisco Fernandes, conhecido como o padre casamenteiro; matérias com estilistas potiguares renomados; texto assinado por Fabrício Carpinejar; edital de moda intitulado “Brasilidade”, com depoimento da Miss Brasil 2017, a piauiense Monalysa Alcântara e muito mais.

Considerada a ‘cereja do bolo’ de todos os produtos criados a partir da revista, a publisher e editora, Larissa Borges, revela que além do evento ‘RV Encontro’, também terá palestras e experiências, no calendário.

19
set

Charge: Pobre Brasil…

Postado às 18:19 Hs

19
set

Informativo

Postado às 18:00 Hs

Caern suspende abastecimento para cidades atendidas pela adutora Médio Oeste.

As cidades de Triunfo Potiguar, Paraú, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu estarão sem abastecimento nesta terça (18) e quarta-feira (19). A medida foi necessária  para que a equipe da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) faça a mudança do local aonde estão as bombas que captam água para abastecimento destas cidades.

A parada estava programada para esta semana, mas o serviço teve que ser antecipado em função da redução do volume de água na barragem. As bombas que ficam em cima de um flutuante dentro da água vão ser deslocadas para uma parte mais profunda da barragem distante cerca de 80 metros da captação atual.

Quando o abastecimento retornar voltará para a cidade de Patu e Messias Targino que estavam sendo abastecidas quando o sistema parou. Após dois dias de abastecimento em Patu e Messias Targino a água será direcionada para as cidades de Paraú, Campo Grande e Janduís e seguirão o cronograma de abastecimento normal

Fonte: Assessoria

set 21
sexta-feira
03 25
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
27 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5741452 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram