A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (10) a isenção do pagamento da conta de luz para famílias de baixa renda. Segundo o Ministério de Minas e Energia, 8,9 millhões de famílias devem ser beneficiadas. A medida foi aprovada durante a votação do projeto que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras.

Durante a análise dos destaques, os deputados modificaram as regras da chamada Tarifa Social. Pela proposta, serão beneficiadas com a isenção do pagamento da conta de luz as famílias: com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo; e que consumirem até 70 kwh/mês.

No grupo da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), continua o impasse entre o palanque de Carlos Eduardo Alves (PDT) e o de Robinson Faria (PSD). O primeiro-damo Carlos Augusto Rosado, o articulador, pende para CE. O deputado federal Beto Rosado, que não quer ser vice de Carlos Eduardo coisa nenhuma, prefere a coligação com o PSD de Robinson. O MDB garantiu apoio de algumas lideranças do interior para Beto: Antônio Petronilo, Poti, Kátia, Valdimar

Mas os nomes que o Blog de Thaisa Galvão viu numa anotação qualquer, não são garantia para o número de votos que Beto precisa para se reeleger, ainda mais na coligação engessada e sem nominata comandada por Carlos Eduardo. Beto continua conversando com o deputado federal Fábio Faria (PSD), que articula como ninguém as nominatas em torno da candidatura à reeleição de Robinson.  Em Brasília os dois federais conversaram sobre o assunto. O apoio de Vivaldo Costa no Seridó estaria em negociação. Enquanto isso…haja movimento !

11
jul

@ @ É NOTÍCIA … @ @

Postado às 19:23 Hs

  • O governo do Estado ainda não sabe quando vai pagar o décimo terceiro do ano passado. Robinson Faria tem assegurado que cumprirá a promessa quando entrar o dinheiro da antecipação dos royalties de petróleo.
  • O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (10), o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2018. As inscrições começam no próximo dia 16 e encerram-se no dia 22 de julho. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site do Fies Seleção.
  • A juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução penal de Lula, negou pedidos para que o condenado participe de entrevistas e sabatinas como pré-candidato à Presidência, informa a repórter Tabata Viapiana. Segundo a juíza, “embora [Lula] se declare pré-candidato ao cargo de presidente da República, sua situação se identifica com o status de inelegível. Em tal contexto, não se pode extrair utilidade da realização de sabatinas ou entrevistas com fins eleitorais”. Carolina Lebbos acrescenta que “[nem] sequer se mostra juridicamente razoável a autorização pretendida, em exceção às regras de cumprimento da pena e com necessário incremento de recursos logísticos e de segurança”.
  • O pré-candidato a presidente de República, , chega a Natal amanhã. Na Federação das Indústrias (Fiern), ele participará, a partir das 9 horas, do “Fórum Fiern Caminhos do Brasil”. Às 8h30 ele receberá a imprensa para uma entrevista coletiva. Meirelles, ex-ministro da Fazenda do Governo Michel Temer, e pré-candidato do presidente, é o quinto presidencial que participa do evento promovido pela Federação das Indústrias.
  • O PP, PSB e PR apoiará a chapa majoritária que oferecer a melhor coligação que garanta os mandatos dos pré- candidatos a deputados federais Beto Rosado e Rafael Motta e também garanta a eleição do ex-deputado João Maia. 
11
jul

Criare Mossoró

Postado às 19:00 Hs

As projetistas Arine Holanda e Isabelly Moura estão, desde a última segunda-feira, 9, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, representando a Criare Mossoró em mais um módulo do Programa de Treinamento NEXT (Núcleo de Excelência em Treinamento). Ao longo da semana, as projetistas estão recebendo novidades relacionadas à área da moveleira, englobando temas como novas tecnologias, gestão e projetos. O Programa NEXT tem como objetivo padronizar o atendimento de toda a rede Criare.
11
jul

Aprovado

Postado às 7:35 Hs

CCJ da Assembleia aprova pedido de crédito do Governo do RN para o IPERN 

A solicitação de crédito suplementar, por parte do Governo do Estado, para o Instituto de Previdência dos Servidores (IPERN), foi um dos projetos aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na reunião desta terça-feira (10).

O limite do valor solicitado pelo Executivo é de até R$ 276,5 milhões; recursos resultantes do superávit registrado no balanço patrimonial do Estado até 31 de dezembro de 2017.

Os deputados que integram a CCJ também aprovaram outros projetos de iniciativa governamental e parlamentar. Entre eles está o projeto em favor do meio ambiente, que dispõe sobre a Política de Incentivo à Reciclagem e o projeto de Incentivo à permanência de jovens e adultos no meio rural.  Além dessas matérias, a comissão discutiu e votou mais cinco projetos de utilidade pública.

11
jul

@@@ O dia de Hoje na História… @@@

Postado às 6:57 Hs

11 de julho:

Dia mundial da população.

Dia de São Bento.

Dia da Coincidência

Independência da Mongólia (1921)

Nesta data em:

1576 – O corsário e explorador inglês Martin Frobisher avista a Gronelândia.

1828 – Miguel I, de tendência absolutista, é aclamado rei de Portugal.

1995 – Ocorre o Massacre de Srebrenica, quando os bósnios de etnia sérvia capturam a cidade muçulmana de Srebrenica.

Nasceram neste dia…

1274 – Roberto I, rei da Escócia (m. 1329).

1836 – Carlos Gomes (na imagem), compositor brasileiro de música erudita (m. 1896).

1934 – Giorgio Armani, estilista italiano.

Morreram neste dia…

1971 – John W. Campbell, escritor e editor norte-americano (n. 1910).

1989 – Sir Laurence Olivier, ator britânico (n. 1907).

2001 – Cândida Branca Flor, cantora portuguesa (n. 1949).

2005 – Narciso Vernizzi, radialista, jornalista e meteorologista brasileiro.

2014 – Osmar de Oliveira, médico, jornalista e locutor esportivo brasileiro (n. 1943).

2014 – Tommy Ramone, produtor e baterista americano (The Ramones) (n. 1949).

2014 – John Seigenthaler, jornalista, escritor e político.

2015 — Satoru Iwata, programador, executivo japonês (n. 1959).

11
jul

Informes

Postado às 0:12 Hs

Fórum de Reitores do RN busca apoio para pesquisa e pós-graduação

 

Demandas para a pesquisa e pós-graduação nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas foram discutidas na manhã desta terça-feira, 10, durante a reunião do Fórum de Reitores do Rio Grande do Norte, realizada na Sala dos Colegiados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O grupo aprovou o projeto de apoio à pós-graduação no Estado, que será entregue pela reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, ao presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Baeta Neves.

Presidente do Fórum de Reitores, Ângela Paiva terá audiência com Abílio Neves nesta quinta-feira, 12, em Brasília, quando entregará o documento que apresenta o Programa de Excelência da Pós-Graduação no RN. “O sistema cada vez mais qualificado requer interiorização e internacionalização”, ressaltou o pró-reitor de Pesquisa da UFRN, Rubens Maribondo.

Na mesma reunião, os reitores definiram encaminhamentos para elaboração de documento com as demandas para o desenvolvimento do RN, o compromisso na busca de soluções e as necessidades das IES, em especial a defesa da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern). O documento será entregue à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e aos candidatos aos cargos dos poderes Executivo e Legislativo do Rio Grande do Norte.

10
jul

Acontece

Postado às 23:17 Hs

Anjos da Enfermagem promovem arraiá para pacientes infatojuvenis 

Crianças e adolescentes assistidos pela Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) e tratados na Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) participarão do arraiá dos Anjos da Enfermagem. O evento será amanhã, 11, a partir das 17h, na Praça de Alimentação da Universidade Potiguar (UnP).

A programação, que também será voltada para os familiares de pacientes, contará com comidas típicas, pula-pula, barracas e um jantar, além de animação musical. A previsão é que as atividades se estendam até as 20h. Além da participação dos oito anjos da Enfermagem, o evento deve contar com a presença dos Amigos do Bem.

A confraternização alusiva ao São João é uma das datas comemorativas previstas no calendário dos anjos nacionalmente, como explica o coordenador do projeto no Rio Grande do Norte, professor Arthur Torres.

“Mossoró, literalmente, recebe o projeto e respeita o projeto como uma coisa séria. Vê a importância desses eventos para o paciente e para a família”, comemora Arthur Torres, lembrando que este é o terceiro ano do projeto.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou novas regras para o pagamento de infrações por motoristas em situações irregulares. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (6). A medida havia sido autorizada em outubro do ano passado, porém, foi suspensa em maio deste ano. Agora, com novas medidas, o Governo Federal volta a permitir o parcelamento de multas de trânsito no cartão de crédito.

A principal mudança está na permissão das autoridades de trânsito estabelecerem possibilidades de quitação dos débitos com diversas formas de pagamento, inclusive utilizando cartões e de forma parcelada.

O parcelamento não ficará restrito a apenas uma multa. Ele poderá ser organizado para mais infrações, em parcelas ou no conjunto dos débitos que um motorista tenha em relação ao seu veículo com um departamento de trânsito. Ao parcelar as infrações, o motorista fica liberado de pendências como a do licenciamento do veículo.

Cinco partidos políticos já têm data marcada para realizarem as suas convenções partidárias no Rio Grande do Norte. São eles: Solidariedade, Partido Verde (PV), Partido Social Democrata Cristão (PSDC), Partido Social Cristão (PSC) e Patriota. Os partidos formalizam aliança para as eleições 2018 em 20 de julho, no primeiro dia possível para a realização das referidas reuniões.

De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todos os partidos políticos devem promover as suas convenções partidárias entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, para definirem coligações e escolherem candidatos. O grupo liderado pelo Solidariedade escolheu o primeiro dia para bater o martelo e formalizar as alianças para o pleito que se avizinha.

Presidente do Solidariedade no Estado, o deputado estadual Kelps Lima explica que a “pressa” é para “ganhar tempo”. “Vamos fazer já no primeiro dia para correr com a formalização burocrática do registro das candidaturas, para não perdermos sequer um dia de campanha”, esclarece ele.

O Solidariedade segue firme com a ideia de lançar candidaturas ao Governo do Estado (Breno Queiroga) e ao Senado Federal (Capitão Styvenson e Magnólia Figueiredo). Na proporcional para deputado federal, os partidos reuniram nomes sem grande histórico político, apostando na soma de votos para a conquista de uma cadeira na Câmara dos Deputados. Para estadual, a reeleição de Kelps é a prioridade.

10
jul

* * * Quentinhas II … * * *

Postado às 17:34 Hs

* * * O PRB caminha para anunciar, nos próximos dias, a desistência da candidatura de Flávio Rocha, ainda que deputados do partido não concordem com essa decisão. Aguardemos ! * * *

* * * Eles podem decidir a eleição, mas não tem pressa. Pelo menos dois dos chamados grandes partidos do Rio Grande do Norte: PP PR ainda não decidiram qual chapa majoritária vão apoiar nas eleições. E não demonstram pressa algum…e haja rivotril ! * * *

* * * Outra certeza neste pleito é que Tomba Farias será fiel a dois importantes aliados que ele considera essências para a liberação de recursos para Santa Cruz, os senadores Garibaldi Alves (PMDB) e José Agripino (DEM). Seja pra quaisquer cargos eles concorrerem, Tomba deverá apoiar ambos neste pleito. O deputado estadual afirma ainda em entrevistas recentes que tem ouvido suas bases para definir o apoio para governador * * *

* * * O nome do vereador natalense Eriko Samuel Xavier de Oliveira é uma das apostas do Podemos e do segmento evangélico, para disputar a Câmara do Deputados, no lugar do seu tio, Antônio Jácome, que vai disputar uma vaga no Senado Federal. Com 2 mil, 577 votos nas últimas eleições, Ériko Jácome que também é empresário foi eleito vereador em Natal. * * *

10
jul

Dinheiro na conta

Postado às 16:31 Hs

O governo do Estado começou a nesta terça feira (10), uma parte do décimo terceiro salário dos servidores da Educação referente a 2018. 40% do salário. Já disponível nas contas.

Com a queda da Seleção Brasileira e de outras fortes candidatas ao título da Copa, a França se tornou a principal favorita para vencer o Mundial, segundo modelo matemático desenvolvido pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp). A conta aponta que os franceses têm 43% de possibilidade de chegar à final. No entanto, de acordo com o estudo, a semifinal contra a Bélgica – às 15h desta terça-feira – promete fortes emoções.

O modelo leva em consideração a análise de 4.010 jogos entre seleções desde o início da Copa de 2014, incluindo 222 seleções, para fazer as previsões.

– A probabilidade de acontecer um empate no jogo entre a Bélgica e França é grande. As chances do placar de 1 a 1 acontecer são de 12%. Logo em seguida, aparece a vitória francesa de 2 a 1, com 9%. Já a desclassificação parece ser menos provável. O modelo matemático diz que a previsão da vitória belga por 2 a 1 é de 8%. Para o placar de 1 a 0 é de 7% – afirma o professor Moacyr Alvim.

10
jul

Presidente do STJ nega habeas corpus a Lula

Postado às 16:23 Hs

A presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministra Laurita Vaz, negou nesta terça (10) um habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que não era atribuição de um juiz plantonista do tribunal regional mandar soltar o petista.

O habeas corpus analisado pela ministra foi pedido por um advogado de São Paulo contra a decisão de domingo (8) do presidente do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), Thompson Flores, de manter Lula preso.

Desde domingo, quando houve uma guerra de decisões no TRF-4, iniciada quando o juiz plantonista do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) Rogério Favreto mandou soltar Lula, o STJ recebeu 146 pedidos de habeas corpus formulados por pessoas que não integram a defesa oficial do petista —caso desse que foi julgado—, conforme informou a assessoria da corte.

Laurita afirmou que a decisão do juiz plantonista do TRF-4 que mandou libertar Lula foi “inusitada e teratológica [absurda]”, em flagrante desrespeito a decisões já tomadas pelo tribunal regional, pelo STJ e pelo plenário do STF (Supremo Tribunal Federal).

 Folha de São Paulo

10
jul

QUAL O MOSSORÓ CIDADE JUNINA QUE QUEREMOS

Postado às 12:36 Hs

Via César Santos / De fato

A edição 2018 do Mossoró Cidade Junina começou mal e terminou bem. O desgaste com atraso na instalação da estrutura e o desabamento de parte de camarote privado, na primeira noite, foi atenuado por pontos positivos como a nova roupagem do espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró e a qualidade de shows na Estação das Artes, com destaque para o de Alceu Valença.

Passe a régua. Agora, é o momento de discutir o MCJ. E duas perguntas exigem respostas imediatas:

1 – A cidade quer ou não quer o evento?

2 – Qual é a proposta para o São João de Mossoró?

A resposta para a primeira pergunta está na ponta do lápis. Se quer o Cidade Junina forte, que tenha orçamento para bancar o alto custo. Um evento dessa natureza não é barato. É um investimento alto.

Portanto, o gestor público tem que perguntar direto à população: “Vocês querem o evento? Se querem, tenha a consciência de que o custo é alto.” Não adianta contar moedas. Atrações são caras, estrutura é cara, evento é caro.

Aliás, é um absurdo a Secretaria Municipal de Cultura ter menos de 30 servidores para organizar um evento do tamanho do MCJ, além de cuidar de outros eventos importantes como a Festa da Liberdade, por exemplo.

A resposta para a segunda pergunta foi dada pela prefeita Rosalba Ciarlini (PP) neste ano, ao afirmar que o Cidade Junina se tornaria o São João mais cultural do País. Ótimo, afinal, Mossoró não tem condições de disputar o título de maior do País.

Ser o mais cultural é uma grande sacada. No entanto, precisa colocar em prática. Não vimos neste ano. Pelo contrário. O Cidade Junina perdeu expressões importantes, uma vez que projetos culturais deixaram de existir.

Veja o que o MCJ tinha e deixou de ter em 2018:

1 – Praça de Eventos;

2 – Festival de Bonecos e Mamulengos – Botando Boneco;

3 – Fórmula Jegue;

4 – Brinquedo e Brincadeiras Populares;

5 – Festa da Colheita;

6 – Tapera Cor;

7 – Burro Táxi;

8 – Concurso de Maquete Junina;

9 – Festival de Humor – Sorrindo no São João;

10 – Circo do Forró;

11 – Seminário do Cangaço;

12 – Festival Canta Sanfona;

13 – Memorial Jazz;

14 – Feira de Artesanato;

15 – Feira de Comidas Típicas.

Portanto, se a cidade quer ter um São João entre os maiores do País, assumindo a identidade de multicultural, que o faça de forma correta. E que tal começar a pensa nisso a partir de agora?

Não vale deixar para última hora, como aconteceu este ano. Os imprevistos não perdoam.

Do blog :  Estamos na torcida que a próxima edição em 2019, realmente tenhamos esses projetos de volta e com o sucesso de sempre. Mossoró merece ! Vamos esperar…2019 chega logo.

O Coronel da Polícia Militar, Alvibá Gomes, se desincompatibilizou das suas funções públicas para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. A desincompatibilização dele foi publicada no Boletim da PM do dia 6 de julho deste ano, prazo final para o afastamento.

Atualmente, Alvibá não é filiado a partidos políticos, mas tem até o momento das convenções para se filiar, conforme prevê a legislação para os militares. “Tenho conversado com muita gente, mas ainda estou analisando os convites, para me filiar até o prazo determinado”, afirmou.

Alvibá promete levantar a bandeira da segurança pública. Ele atua na Polícia Militar do RN há 30 anos, tendo exercido cargos como Comandante Regional da PM, secretário de Segurança de Mossoró e coordenador do ITEP.

10
jul

Charge: Eita mundão…

Postado às 11:15 Hs

Pelo jeito a adesão do deputado federal evangélico Antônio Jácome à candidatura a governador do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves só serviu pata tirar o senador José Agripino Maia da reeleição.A posição de Dickson e de sua mulher, a vereadora natalense e pré-candidata a deputado federal Carla Dickson (PROS), caiu como uma bomba no grupo político que apoia o pré-candidato a governador pelo PDT Carlos Eduardo Alves.

O crente Jácome não foi acompanhado por ninguém, nem mesmo seu filho Jacó Jácome declarou apoio ao candidato Carlos Eduardo Alves..  Ontem (9), o também deputado estadual evangélico Albert Dickson e sua esposa Carla Dickson decidiram não acompanhar o deputado-pastor Antônio Jácome e declararam apoio à reeleição do governador Robinson Faria.

Para manifestar o apoio ao governador Robinson Faria, o PROS divulgou a seguinte nota:

Natal 09 de julho de 2018
Nota (PROS/RN)

Após reuniões na semana passada em Brasília com a Executiva Nacional do PROS, e nesta segunda-feira (09) com a executiva estadual e correligionários  do estado do RN, decidimos optar por coligarmos na proporcional e majoritária com o PSD/PSDB e demais partidos que fazem parte da composição.

No Rio Grande do Norte, o partido é liderado pelo Deputado Estadual Albert Dickson (PROS).

Diretório Estadual (PROS/RN)

jul 22
domingo
00 03
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
23 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5726334 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram