20
jan

Dia nacional do Fusca

Postado às 6:35 Hs

Hoje é o dia dele…
O simpático carro, que durante 25 anos foi o mais vendido do Brasil, ficou famoso no mundo todo por características como baixo preço, projeto simples e mecânica confiável.
Nascido na Alemanha, na década de 1930, o Volkswagen Sedan – como era chamado no país europeu – chegou ao Brasil em 1950, inicialmente como um carro importado.
A produção nacional começou em 1959, na planta da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), e durou até 1986. Em 1993, por incentivo do então presidente Itamar Franco, a fabricação foi retomada e persistiu até 1996.
Com mais de 3 milhões de unidades feitas no Brasil, o Fusca virou um carro eclético. Hoje, está nas mãos tanto de colecionadores que buscam mantê-lo totalmente original quanto de pessoas comuns, que ainda o usam como veículo do dia a dia.
Quem nunca andou de fusca ?

A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. 
Chega a viver 70 anos. 
Mas para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão.

Aos 40 anos ela está com:

– As unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta. 
– O bico alongado e pontiagudo se curva.

Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil!

Então, a águia só tem duas alternativas:

Morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.

Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar.

Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo.

Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. 
Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas.

E só após cinco meses sai para o famoso voo de renovação e para viver então mais 30 anos.

Autor Desconhecido

Diário do Poder

Os Estados Unidos são o país que têm mais armas de fogo no mundo. Existem atualmente mais de 393 milhões de armas em circulação no país. É mais de 1,2 arma por habitante. Já no Brasil, pesquisas estimam em 17 milhões o número de armas. Isso significa oito armas por cada 100 habitantes; ou seja, menos de 0,08 arma por brasileiro. Já o número de mortes por armas de fogo são 30,8 para cada 100 mil no Brasil e apenas 12 mortes a cada 100 mil entre os norte-americanos. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do site “Diário do Poder”.

O número absoluto de mortes não favorece; a população dos EUA é 50% maior que o Brasil, mas morreram 39,7 mil lá. Aqui foram 63,8 mil. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, quase dois terços das mortes nos EUA decorrem de suicídios, não assassinatos.

No Brasil, foram 63,8 mil assassinatos em 2017, segundo o Fórum de Segurança Pública, dos quais. cerca de 55 mil mortos com armas de fogo.

Na Índia são 1,3 bilhão de habitantes e 70 milhões de armas. Na China são 1,38 bilhão e 50 milhões. Somados, os dois países têm menos mortes por homicídios que o Brasil.

A cidade de Apodi é conhecida na região pelos grandes carnavais em praça publica. Já são mais de 20 anos realizando este evento grandioso.

Em 2019 a festa de momo acontecerá entre os dias 1º a 06 de março e contará com grandes atrações musicais com destaque para Gabriel Diniz, Tuca Fernandes e Grafith. Os arrastões marcam o carnaval da cidade oestana e também é a escolha de muitos mossoroenses todos os anos.

Ainda não é oficial mais circula nas redes sociais que estarão em Apodi: Dan Ventura, Furacão Love, Municipal Santos entre outros. O prefeito Alan Silveira divulgará as outras atrações em breve.

Como fazemos todos os anos divulgaremos os principais roteiros carnalescos do estado. Aguardem e confira agenda completa do carnaval de Apodi 2019.

A Câmara Municipal de Mossoró realiza, na próxima terça-feira (22), às 9h, sessão extraordinária para deliberar sobre quatro projetos de lei para o município. A convocação para a sessão partiu do Poder Executivo.

Os projetos de lei que serão abordados durante a sessão são:

– PL 1205/2018 que dispões sobre o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) de créditos tributários;

– PL 1206/2018 que institui o programa de incentivo à emissão da nota fiscal de serviços eletrônica pelos contribuintes do ISS;

– PL 137/2018 que institui o programa de regularização imobiliária (Regulariza ITBI);

– PL 1203-A que dispõe sobre doação de terreno localizado no Distrito Agroindustrial de Mossoró.

A sessão extraordinária será transmitida ao vivo pela TV Câmara Mossoró (TCM) e pelo site www.mossoro.rn.leg.br.

19
jan

Recorde

Postado às 17:27 Hs

Senado pode ter número recorde de candidatos à presidência da Casa na eleição de fevereiro

A 12 dias da eleição, o Senado pode registrar número recorde de candidatos a presidente da Casa desde a redemocratização. A eleição para a presidência do Senado está marcada para 1º de fevereiro, mesmo dia em que os eleitos em outubro tomarão posse. Entre pré-candidatos declarados e cotados para o comando do Senado, oito são cogitados para a disputa da eleição deste ano:

Alvaro Dias (Pode-PR) – quarto mandato

Ângelo Coronel (PSD-BA) – eleito em outubro pela primeira vez

Davi Alcolumbre (DEM-AP) – está na metade do mandato de oito anos

Esperidião Amin (PP-SC) – eleito em outubro, volta ao Senado

Major Olímpio (PSL-SP) – eleito em outubro pela primeira vez

Renan Calheiros (MDB-AL) – quarto mandato

Simone Tebet (MDB-MS) – está na metade do mandato de oito anos

Tasso Jereissati (PSDB-CE) – segundo mandato

O Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, afirmou em entrevista nesta sexta-feira (18) que não pode afirmar se os militares serão incluídos na proposta de reforma da Previdência que o governo de Jair Bolsonaro vai apresentar ao Congresso. “Se eles vão entrar ou não, não posso garantir”, disse, ao ser questionado pela Folha. Marinho evitou dar detalhes do que pode ser alterado no sistema de aposentadoria dos militares. “A proposta como ela virá, só se saberá quando ela for apresentada em fevereiro. Claro que militares têm sua especificidade, têm sua carreira própria e não têm [sistema] como os civis. Isso precisa ser respeitado”, disse. Capitão reformado do Exército, Bolsonaro enfrenta dificuldades entre os militares para inclui-los no projeto de reforma da Previdência que será encaminhado ao Congresso em fevereiro.

Desde 1º de janeiro de 2019, a opção pela tarifa branca está disponível para quem consome mais de 250 KWh/mês (cerca de 15,9 milhões de unidades consumidoras). A tarifa branca sinaliza aos consumidores a variação do valor da energia conforme o dia e o horário do consumo.

Ela é oferecida para as unidades consumidoras que são atendidas em baixa tensão (residências e pequenos comércios, por exemplo) e não se aplica a consumidores residenciais classificados como baixa renda, beneficiários de descontos previstos em Lei, e à iluminação pública.

Aprovada em 2016, a aplicação da tarifa fica liberada para consumidores com média anual de consumo mensal superior e 500kW/h em janeiro de 2018 e em janeiro de 2019 para unidades consumidoras com média anual de consumo mensal superior a 250 kW/h. Em janeiro de 2020 será liberada para todas as unidades consumidoras.

 

A governadora Fátima Bezerra se reuniu nesta sexta-feira, 18, com o presidente e diretores do Tribunal de Justiça visando a implementação de medidas contidas no Plano de Recuperação Fiscal elaborado pela atual gestão.

Acompanhada pelo vice-governador, Antenor Roberto e pelos secretários e auxiliares das áreas econômica e jurídica, a governadora tratou sobre a judicialização na área da Saúde, da dívida ativa e do pagamento de precatórios. Na reunião ficou decidido que a administração estadual passará a ter representante no Comitê de Monitoramento da Saúde do TJ e a criação de uma câmara técnica para questões tributárias.

Fátima Bezerra explicou que o Governo está adotando medidas para restabelecer o equilíbrio financeiro e a equidade na economia. “Enfrentamos uma gravíssima crise financeira. É preciso decisão e empenho para vencê-la. É isso que estamos fazendo e estamos aqui para formalizar parcerias”, afirmou Fátima Bezerra, para acrescentar que “o Estado deve prestar serviços com eficiência e economicidade”.

O vice-governador Antenor Roberto disse que a administração estadual “está iniciando um novo regime de relações com o Judiciário buscando melhorar a eficiência da gestão”.

O presidente do TJ, desembargador João Rebouças, foi enfático ao dizer que “o Judiciário está pronto para colaborar com o Executivo para a recuperação fiscal e financeira e para superar os momentos difíceis que a administração vem enfrentando”. Também participaram da reunião os desembargadores Dilermando Mota, Virgílio Macedo, Amilcar Maia.

19
jan

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 7:00 Hs

19 de janeiro:

Dia da criação do Telex.
Dia Mundial da Terapia Ocupacional
Dia de Santo Odílio e São Mário
Nesta data em:
1817 – Um exército comandado pelo General José de San Martín parte da Argentina e atravessa os Andes para libertar o Chile e depois o Peru do domínio espanhol.
1880 – O Congresso espanhol vota a abolição da escravatura em Cuba.
1983 – O criminoso de guerra nazista Klaus Barbie é preso na Bolívia.

Nasceram neste dia…

1798 – Auguste Comte, filósofo francês (m. 1857).
1931 – Italo Rossi, ator brasileiro (m. 2011)

1942 – Nara Leão , cantora brasileira (m. 1989).

1943 – Janis Joplin

Morreram neste dia…

1958 – Cândido Rondon, sertanista brasileiro (n. 1865).
1982 – Elis Regina (na imagem), cantora popular brasileira (n. 1945)

2007- Francisco Petrônio, cantor e seresteiro brasileiro
2007 – Fiama Hasse Pais Brandão, poetisa portuguesa (n. 1938).

2009 — Anastasia Baburova, ativista ucraniana (n. 1983).

2010 — Panajot Pano, futebolista albanês (n. 1939).

2015 — Robert Manzon, automobilista francês (n. 1917).

2017- Loalwa Braz, cantora brasileira (n. 1953)
2017- Teori Zavascki, ministro do Supremo Tribunal Federal (n. 1948)

O ano de 2019 começou sem nenhuma autorização de concurso público na administração pública federal. E todos os concursos autorizados em 2017 e 2018 foram realizados, como da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
De acordo com o Ministério da Economia, não há previsão de autorizações de concursos este ano. O governo federal poderá conceder novas autorizações, mas em caráter excepcional, por medida de absoluta necessidade da administração e desde que asseguradas as condições orçamentárias, informa.
Nos últimos anos, os concursos públicos nos órgãos do Poder Executivo Federal estão restritos em decorrência do ajuste fiscal para equilibrar as contas públicas.

Eleito senador mais votado no RN, o Capitão Styvenson anunciou nesta sexta-feira (18) que abriu mão do auxílio-mudança. O benefício concedido pela Casa é de R$ 33.763.

O anúncio da recusa do auxílio foi feito em seu perfil oficial no Instagram. “A única mudança que recebi foi a de representar com respeito, honra e coerência população norte-rio-grandense. A mudança que queremos é na política”, escreveu.

A ajuda de custo é paga aos senadores para cobrir gastos com mudança e transporte no início e no final do mandato. Styvenson assume a vaga no Senado no dia 1º de fevereiro.

18
jan

Previsão de chuvas acima da média…

Postado às 20:29 Hs

Os meses de fevereiro, março e abril devem ter volume de chuva acima da média para o trimestre na região do semiárido potiguar. A conclusão foi divulgada no fim da manhã desta sexta-feira, 18, durante o encerramento da Reunião Climática, realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Meteorologistas dos centros de previsão climática do Nordeste, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) passaram dois dias reunidos discutindo as condições oceânicas e atmosféricas para os próximos meses e fazendo a análise dos parâmetros meteorológicos, de modo a fazer a previsão climática do próximo trimestre. De acordo com Gilmar Bristot, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala (vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros), além dos resultados de modelos numéricos globais/regionais indicam que o prognóstico climático para o período de fevereiro, março e abril de 2019 no Rio Grande do Norte é de chuva normal ou acima do normal.
18
jan

Benes Leocádio deverá se filiar ao PRB

Postado às 20:19 Hs

Quem acompanhou a visita do presidente da Câmara Rodrigo Maia a Natal, nesta quinta-feira, não entendeu muito bem a presença na cidade do deputado de São Paulo e presidente nacional do PRB, pastor Marcos Pereira. Mas houve quem entendesse e muito bem…

As conversas do pastor com o deputado Benes Leocádio reforçaram o entendimento para que Benes, eleito pelo PTC que não atingiu a cláusula de barreira e deixará de existir, se filie ao partido do Pastor Marcos Pereira. Quando os deputados se levantaram da mesa ontem no jantar, para a foto oficial, Benes fez questão de posar ao lado do presidente do PRB.

E não escondeu de ninguém.

Fonte: Thaisa Galvão

18
jan

Seguro-desemprego é reajustado em 3,43%

Postado às 17:28 Hs

O empregado demitido sem justa causa terá o seguro-desemprego corrigido em 3,43%, correspondente à inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no ano passado, informou nesta sexta-feira (18) o Ministério da Economia.

A parcela máxima passará de R$ 1.677,74 para R$ 1.735,29. A mínima, que acompanha o valor do salário mínimo, foi reajustada de R$ 954 para R$ 998. Os novos valores serão pagos para as parcelas emitidas a partir de 11 de janeiro e para os novos benefícios.

Atualmente, o trabalhador dispensado sem justa causa pode receber de três a cinco parcelas do seguro-desemprego conforme o tempo trabalhado e o número de pedidos do benefício. A parcela é calculada com base na média das três últimas remunerações do trabalhador antes da demissão. Caso o trabalhador tenha ficado menos que três meses no emprego, o cálculo segue a média do salário em dois meses ou em apenas um mês, dependendo do caso.

Agência Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou, hoje, a lista dos seus 50 maiores clientes e todas as operações com eles realizadas nos últimos 15 anos.

De acordo com o banco, os dados já estavam no site, mas as informações estavam fragmentadas em diversas páginas, separadas por linhas de financiamento, disponíveis de uma “maneira difícil para a maioria das pessoas”. Agora os dados estão concentrados em um único link.

Criado durante o governo de Getúlio Vargas, em 1952, o banco estatal tem como objetivo financiar o desenvolvimento da economia, e historicamente tem oferecido empréstimos de longo prazo e taxas de juros mais favoráveis tanto para empresas como para governos estaduais e municipais. O BNDES gere recursos públicos e tem o Tesouro Nacional como seu acionista.

Desde 2004, figuram entre os cinco maiores clientes do banco: Petrobras, Embraer, Norte Energia, Vale e a construtura Odebrecht, envolvida em escândalos de corrupção na Operação Lava Jato.

De acordo com os dados divulgados pelo BNDES, a construtura fechou empréstimos no valor de R$ 18 bilhões nos últimos 15 anos. O maior tomador de recursos é a Petrobras: 62,429 bilhões desde 2004.

Segundo o BNDES, o objetivo da mudança é “tornar a navegação mais amigável e acessível”, conferir mais transparência e facilitar ao público entendimento sobre as operações e investimentos do banco.

“A disponibilização da lista, com acesso a um grande número de detalhes de cada operação, é parte do esforço de transparência que o Banco tem feito e que deve ser a marca das suas ações sempre”, informou o banco por meio de nota divulgada hoje.

18
jan

MP antifraude no INSS pode sair hoje

Postado às 16:44 Hs

A medida provisória que visa eliminar fraudes em benefícios concedidos pelo INSS pode ser assinada, hoje, pelo presidente Jair Bolsonaro, disse há pouco o secretário especial de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

Marinho se reuniu com técnicos da Casa Civil, no Palácio do Planalto, para ajustar os últimos detalhes antes que o texto seja remetido à assinatura do presidente. Segundo ele, estão sendo analisadas questões “meramente formais” para dar “conforto” legal e de adequação financeira a Bolsonaro quando a medida for chancelada, informou o Broadcast Político.

Serão instituídos os programas de Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade e o de Revisão de Benefícios por Incapacidade. A duração dos programas, prevê o texto, será até 31 de dezembro de 2020.

18
jan

Informes

Postado às 14:17 Hs

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), Bento Herculano Duarte Neto, foi eleito pelos diretores das Escolas Judiciais Trabalhistas de todo o Brasil para ser o novo presidente do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra). Também vão compor a direção do Conematra, as desembargadoras Márcia Andrea Farias da Costa, do TRT da 16ª Região, como vice-presidente, e Maria Inês Targa, do TRT 15ª Região, como secretária geral. Os conselheiros serão os desembargadores Roberto Basilone Leite, do TRT da 12ª Região, e Luis José de Jesus Ribeiro do TRT da 8ª Região. A eleição encerrou a programação da 61ª Assembléia Ordinária e Reunião de Trabalho do Conematra que aconteceu em Natal nesta semana. Na reunião de trabalho, magistrados e estudiosos debateram a necessidade de formatação de um novo programa de formação de magistrados e seu planejamento.
jan 20
domingo
08 40
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
42 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5757793 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram